Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Loja: TJG comemora 8º aniversário com crescimento na venda on-line

A TJG nasceu como locadora, mas pouco tempo depois voltou-se para o e-commerce, tendência que vem crescendo cada vez mais. Conheça aqui os planos da empresa de SC.

Há cerca de nove anos, no final do primeiro semestre de 2012, nascia a TJG. Inicialmente a empresa oferecia para seus clientes locação de som e promoção de festas e eventos. Porém, no início de 2013, antes mesmo de completar um ano, Tiago Jacó Goedert, fundador e proprietário, percebeu a necessidade que o mercado tinha na aquisição de equipamentos de áudio e iluminação de qualidade, além de custo acessível. Em maio daquele ano nasceu o e-commerce TJG Som e Eventos. Quer saber mais? Veja a entrevista com Tiago a seguir.

M&M: A loja acabou de fazer 8 anos. Que mudanças você enxerga desde o começo até hoje? 

Tivemos várias mudanças, desde a gestão administrativa até a de pessoas. Aos poucos fomos melhorando nosso sistema, integrando estoque com marketplaces e automatizando os processos. E estamos sempre ligados no mercado e inovando para melhor atender nossos clientes.

M&M: Como foram os primeiros meses da pandemia para vocês?

Como para todas as empresas, a pandemia gerou grande incerteza e insegurança, mas, em nosso ramo, houve um aumento significativo nas vendas on-line e tínhamos recursos humanos alinhados a tecnologias e sistemas prontos para atender a demanda que aumentou.

M&M: Qual é a situação hoje?

Após o primeiro boom de vendas, nos quatro primeiros meses de pandemia, a situação se estabilizou. Mas as vendas de 2021 estão maiores, se comparadas com as de 2019 e 2020.

M&M: Com tudo fechado, diante do momento que estamos vivendo, as pessoas se aproximaram mais da música? A procura por instrumentos cresceu?  

As pessoas se aproximaram da música, sim, tanto que a venda de ukuleles teve um aumento de 50%, na média; violões, em torno de 30% e as interfaces digitais esgotaram. Como tivemos vários lockdowns, as pessoas ficaram ociosas em casa e começaram a colocar em prática o velho sonho de aprender a tocar um instrumento musical.

M&M: Que produtos podemos encontrar na sua loja?

Somos especialistas na comercialização de mesas de áudio, caixas de som, microfones, canhões de LED, máquinas de fumaça, violões e sintetizadores, ou seja, equipamentos de áudio e iluminação profissional, além de uma vasta linha de instrumentos musicais.

M&M: A tecnologia não para de evoluir nos setores musical, de áudio e de som. Desde que entraram no mercado, muita coisa mudou?

Mudou, sim. Começamos a vender equipamentos quando acontecia a transformação  da era analógica para a digital, principalmente mesas de som e a parte de iluminação.

M&M: Como você analisa o mercado atualmente? 

Há muitas informações disponíveis na internet. Os clientes chegam até nós conhecendo o produto que querem, talvez com alguma dúvida específica. Por isso esse cenário exige que os vendedores tenham muito conhecimento técnico e consigam compreender qual a necessidade do cliente. Um dos nossos diferenciais é que a maior parte dos nossos colaboradores são músicos ou técnicos de som. Outra tendência são vendas nas redes sociais (Facebook, Instagram) e a mais atual, live streaming e-commerce.

M&M: Como você vê o futuro pós-pandemia? 

Acredito que não será mais o mesmo. As pessoas estão migrando para o virtual. Não que o físico vai deixar de existir, mas o modelo híbrido será e já é tendência. A velocidade das informações será cada vez mais rápida e as pessoas exigirão mais agilidade em tudo, desde a compra até a entrega do produto.

Apesar das incertezas do mercado, a construção do planejamento estratégico da TJG nos permitiu estabelecer metas e objetivos em curto e longo prazo. Temos ótimas novidades — uma delas é a criação, em nossa sede, da sala Use Experience, que visa oferecer uma experiência única aos clientes no que diz respeito à sonorização de ambientes, que é a linha home. Na área do e-commerce, queremos ampliar a gama de produtos vendidos com um novo site, que será o TJG Shop, no qual teremos mais de 3 mil itens, entre eles, informática, games e ferramentas.

Mais informações no site, Facebook e Instagram da loja.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart