Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Alberto Teclados promove o mercado e a educação musical

Com um enorme edifício de cinco andares, a loja Alberto Teclados localizada em Brasília não só foca na venda de instrumentos e equipamentos, mas também em prestar diferentes tipos de serviços para os clientes

O fundador, Alberto Costa, sempre foi fascinado por música. Em São Paulo, tocou para Dom Paulo Evaristo Arns e outras sumidades. Em Brasília, foi um dos tecladistas mais requisitados no cerimonial do Senado, no governo de Fernando Henrique Cardoso. A partir daí, recebeu muitos contratos para tocar em casamentos e em grandes eventos de políticos e de pessoas

                            Loja Alberto Teclados

respeitáveis. Alugou, então, em 1994, uma loja no edifício Taguacenter para apresentar o seu trabalho e ministrar aulas.

O local escolhido sempre foi de grande movimento, com muitas salas, lojas comerciais e de fácil acesso. Como a demanda cresceu, sua esposa, economista, passou a auxiliá-lo. Feito isso, timidamente começaram a vender instrumentos musicais e acessórios naquela escondida e pacata sala. Com uma demanda cada vez maior, conseguiram mudar de espaço até comprar um terreno próprio. Em 2008, começava então a nova arquitetura e, no ano seguinte, deu-se início ao trabalho com mais amplitude em um prédio com 340 m2 e cinco pavimentos. A loja é hoje considerada o maior ponto de venda de instrumentos musicais de Brasília, e referência no mercado da música.

A Alberto Teclados tem duas lojas físicas. A matriz está localizada em Taguatinga. Já a filial está situada no SIA (Setor de Indústria e Abastecimento) e tem apenas um ano. As lojas vendem os mesmos produtos e marcas, mas com demandas diferentes.

Atualmente, contam, nas partes estratégicas e administrativas, com Alberto Costa (músico), Josileide Ramos (economista e esposa de Alberto), Rissa Costa (especialista em gestão empresarial e em finanças e economia, filha) e Persus Costa (músico profissional e conhecedor em produtos, filho).

Além disso, têm o apoio de uma loja on-line. “Estamos fazendo grandes vendas pela loja virtual, que funciona também como uma propaganda da nossa marca. Usamos esse meio para alcançar potenciais compradores de forma mais direta. Mesmo tendo a possibilidade de comprar on-line, os clientes ligam na loja física para confirmar entregas, prazos, preços e condições de pagamento, e acabam conhecendo toda a nossa estrutura”, contou Rissa Ramos Costa Venturini, diretora-geral.

Os produtos

A loja trabalha com todas as marcas do universo musical, mas eliminam aquelas que não oferecem assistência técnica ou não proporcionam um pós-venda adequado, por exemplo. Por muitos anos, a maior demanda na loja foi o segmento de teclas, teclados arranjadores, sintetizadores e pianos, já que Alberto Costa, fundador da empresa, é um tecladista renomado e com bastante influência no meio musical. Mas atualmente há vendas em todos os segmentos da música: teclas, cordas, sopro, percussão, áudio e iluminação, com grande demanda em todos eles.

Rissa Ramos Costa Venturini, diretora-geral

Outro segmento presente, ainda em crescimento, é o de instrumentos infantis. “Temos grandes vendas para escolas de educação primária e creches, as quais ministram aulas de música. Porém, é comum observar a resistência dos pais em investir em um instrumento individual para a criança. Tal segmento só irá se desenvolver quando a musicalização infantil alcançar a mesma importância da educação básica. Inúmeros estudos comprovam a importância da música no desenvolvimento cognitivo da criança, estimulando partes do cérebro que a linguagem, escrita e oral, não alcança”, opinou Rissa.

Mais serviços

A Alberto Teclados oferece um serviço especializado ao consumidor, procurando atender às expectativas do cliente, com um profissional capacitado em cada setor. Cada vendedor tem um conhecimento específico nos segmentos de cordas, teclas, sopro, percussão e áudio. “Uma das manifestações essenciais da Alberto Teclados é o aprimoramento técnico profissional da equipe, o que reflete diretamente no amor à profissão e entusiasmo com que a exerce”, confirma Rissa.

Além disso, a loja disponibiliza treinamentos e workshops gratuitos para clientes no auditório localizado no terceiro andar.

A loja oferece ainda luthieria para manutenção e regulagem dos instrumentos e assessoria técnica para a projeção de iluminação e áudio, desde pequenas salas a grandes auditórios, montagem de cabos personalizados de alta qualidade e performance, dentre outros serviços.

Também tem uma sala isolada para pianos e teclados, oferecendo maior comodidade na hora de testar os produtos e uma gama de opções expostas e estocadas para melhor atender o consumidor.

Educação e capacitação

A loja, que não vende apenas para Brasília, mas também para outros Estados e até para fora do Brasil, tem como missão musicalizar o maior número de pessoas. Para isso, lançou em 2016 o projeto Por um Mundo com Música, que visa levar a música como requisito indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Assim, realizou no ano passado 13 treinamentos, seis workshops e sete festivais, todos gratuitos e abertos ao público. Em 2017, já marcou festivais e exposições para maio e três treinamentos que ainda serão divulgados.

“A formação em educação artística no ensino superior é recente, desde 1974. Muitas vezes, as instituições não estão preparadas para oferecer um ensino de qualidade. Os poucos cursos oferecidos no Brasil ainda não são valorizados pelo governo como deveriam”, comentou Rissa.

“Além disso, mesmo com inúmeros estudos comprovando a necessidade da música nas escolas e sua importância no desenvolvimento psicomotor e socioafetivo, não há incentivo. A música faz parte do desenvolvimento integral do indivíduo e deve fazer parte da política educacional brasileira. Diante de tantos fatos, observamos que a luta pela valorização da música deve ser diária e constante. Educar vai muito além de alfabetizar. Precisamos formar indivíduos criativos, sem preconceitos, críticos e com respeito ao próximo”, finalizou.

Mais informações: www.albertoteclados.com

facebook.com/albertotecladosmusicshopp/

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart