Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Livro: Compêndio de Harmônicos: o contrabaixo completo, de Jorge Pescara

Jorge Pescara é a referência intelectual brasileiro no contrabaixo que o tempo atual necessita. 

Jorge Pescara é um dos mais renomados músicos brasileiros da atualidade. Nascido em São Paulo, em 1966, Pescara começou sua carreira como contrabaixista em bandas de rock e jazz, tendo aprimorado suas habilidades ao longo dos anos até se tornar um dos mais respeitados músicos e intelectual do contrabaixo do país. Além de sua carreira como performer, Pescara é também um prolífico escritor e educador musical, tendo publicado diversos livros sobre teoria e técnica do contrabaixo.

Editado pela Tipografia Musical, editora que traz em seu catálogo de publicações autores como Ron Carter, Ana Valéria Poles e Eneias Xavier, Jorge Pescara, em seu mais recente trabalho, Compêndio de Harmônicos: O Contrabaixo Completo, propõe uma obra que combina sua vasta experiência como músico e sua habilidade como educador para oferecer um guia completo sobre o instrumento.

Dividido em 17 capítulos, o livro cobre desde a física do som até técnicas avançadas de execução, passando pela história do contrabaixo e 58 tracks de áudio para reforçar o conceito e aprendizado no livro.

O primeiro capítulo, “A Física do Som”, é uma introdução retirada do seu outro livro ‘Dicionário Brasileiro do Contrabaixo Elétrico’, publicado pela H.Sheldon Editora.

Pescara convida seu leitor a navegar, além da música, para o conhecimento geral do instrumento, passando pela física e Pitágoras. É impossível passar alheio pelo conteúdo do livro. 

Os capítulos seguintes são dedicados à técnica dos harmônicos, como proposto pelo título do livro, começando com “Tipologia dos Harmônicos” e passando por tópicos como afinação, sonoridade, escalas e arpejos com harmônicos até harmônicos percutidos, que irão animar os fãs de slap e tapping.

Pescara oferece de forma generosa dicas e exercícios para ajudar o leitor a aprimorar suas habilidades técnicas e musicais.

Compêndio de Harmônicos é uma obra essencial para qualquer estudante ou mesmo profissional do contrabaixo. Com seu estilo claro e acessível, Jorge Pescara oferece uma abordagem abrangente e ao mesmo tempo detalhada das técnicas para uma compreensão 360 graus do assunto, abordando todos os aspectos necessários sobre os harmônicos no contrabaixo.

Em uma época onde 15 segundos de vídeo, para muitos é um ‘estudo imenso’, saber que existe disponível (e vivo) um autor com a produtividade intelectual de Jorge Pescara é um alívio.

Considero este livro indispensável para qualquer biblioteca musical.


Onde comprar

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart