Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Composição e repertório na Canetaria

Conheça a Canetaria, nova hub de composição e aceleração de repertório, que vem impulsionando artistas.

A Canetaria é um novo coletivo musical, que está trabalhando para transformar a carreira dos compositores no Brasil. O projeto, idealizado por Tiê Castro, tem o objetivo de conectar pessoas e impulsionar artistas dos mais diferentes gêneros, traduzindo essa união em trabalhos notáveis que ganham destaque nas principais plataformas e nas paradas musicais do país.

Uma hub de aceleração de repertórios

De acordo com Tiê, que define o coletivo como uma hub de aceleração de repertórios, o grande objetivo desse trabalho é manter uma abordagem colaborativa, que valoriza a cooperação entre autores com distintas influências musicais, para poder trazer criações únicas e personalizadas para cada artista. “Quando um artista deseja desenvolver um projeto, ele nos procura. Nossa abordagem é respeitar integralmente a essência de cada artista e impulsionar a melhor história que ele pode contar. Somos um hub focado em narrativas e, naturalmente, quando se fala em música pop, a Canetaria surge como uma referência”, diz.

Crescimento durante a pandemia

O crescimento da Canetaria aconteceu de forma surpreendente, especialmente considerando que o projeto nasceu durante a pandemia. “De fato temos dentro do nosso hub cases assim que me assustam. Inclusive como gestor, porque tudo nasceu de uma forma muito rápida”, conta Tiê. Com os artistas impossibilitados de fazer shows ao vivo, eles procuraram novas formas de prestar serviços durante esse período desafiador, trabalhando para outros nomes. Desde então, começaram a recrutar compositores e produtores, expandindo o coletivo.

Portfólio de sucesso

Hoje, acumulam mais de 1 bilhão de streams em diversos projetos. O portfólio do grupo ressalta a tamanha versatilidade que possuem, incluindo colaborações com artistas renomados como Anitta, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Marília Mendonça, Pedro Sampaio, Melody, Henrique e Juliano, Matheus e Kauan, Maiara e Maraisa, Thiaguinho, Pocah, Rebecca, Lexa, Emicida e Ryan SP.

Valorização da composição e diversidade cultural

Outro ponto de destaque na Canetaria é a valorização da arte da composição e o respeito com as histórias únicas de cada músico. 

Atualmente, possuem um time diversificado com cerca de 40 compositores exclusivos, presentes em praticamente todos os estados do Brasil e essa união faz com que cada trabalho seja ainda mais rico, culturalmente falando. “É uma pluralidade de gêneros, desde a concepção do projeto e isso me permitiu conhecer pessoas de vivências geográficas totalmente diferentes. Temos um time muito plural, estamos presente praticamente em todo o Brasil”, conta.

Tiê ressalta a importância dessa diversidade ao mencionar o caso de Elias Mafra, um dos autores da Canetaria. “Ele é de São Paulo, mas agora está em Goiânia, ele é um compositor dentro da caixa do sertanejo. No entanto, ele já tem musica com a Ivete, com a Claudia Leite, ele ta passeando. Aqui na Canetaria, ele compõe com artistas que ele nunca imaginou encontrar em sua carreira como compositor.”

Transformando o cenário musical brasileiro

Com isso, a Canetaria se destaca como um hub de transformação artística que está capacitando compositores, criando oportunidades de colaboração e enriquecendo o cenário musical brasileiro. A diversidade de gêneros e talentos é a essência desse projeto que continua a evoluir e trabalhar para moldar o futuro da música no país.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart