Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

5 benefícios do Bluetooth 5 no streaming de áudio

Rápido: conte quantos dispositivos Bluetooth você possui. Com certeza, o número é muito maior do que você imaginava.

Com a funcionalidade Bluetooth integrada em bilhões de dispositivos, de wearables (dispositivos secundários aos smart phones) a eletrodomésticos inteligentes, é fácil não dar valor a essa tecnologia onipresente. Porém este recurso melhorou muito desde que foi introduzido há 20 anos, incorporando velocidade, alcance, segurança e capacidade de dados a cada iteração.

Quando se trata de qualidade de áudio, costumava ser pouco inteligente: devido à baixa velocidade de dados e necessidade da compactação de arquivos para transmitir áudio por Bluetooth.

As conexões utilizando cabos sempre apresentaram melhor resultado, porem à medida que os codecs evoluíram a cada geração, a diferença de fidelidade entre conexões com e sem fio ficou cada vez mais difícil de distinguir.

O que torna o Bluetooth 5 muito mais robusto quando se trata de áudio comparado ao seu antecessor, o Bluetooth 4.2? Em resumo, ele pode transmitir oito vezes mais dados, com o dobro da velocidade, e quatro vezes de alcance. Vejamos como essas principais vantagens afetam o som. (Observação: embora o Bluetooth 5 seja compatível com versões anteriores, todos os dispositivos conectados devem apresentar a tecnologia Bluetooth 5 para obter esses benefícios.)

Consumo eficiente de energia

Para mover os dados com eficiência, o Bluetooth opera nos modos Classic e Low Energy: o Bluetooth Classic foi projetado para suportar dispositivos como teclados sem fio, mouses, fones de ouvido e caixas de som. O Bluetooth Low Energy, ou BLE, minimiza o uso de energia de periféricos como beacons (emissor sinal), sensores wearable e baixa potência para dispositivos da internet das coisas (IoT). Nas versões anteriores do Bluetooth, o BLE operava com restrições significativas: fones de ouvido e caixas de som sem fio não podiam se comunicar pelo BLE e precisavam contar com o Bluetooth Classic, que consome mais energia. A boa notícia é que o Bluetooth 5 permite que os dispositivos de áudio se comuniquem por Bluetooth Low Energy, o que significa menor consumo de energia e maior duração da bateria do seu equipamento. Por exemplo, os fones de ouvido AKG K371-BT, que suportam Bluetooth 5, podem operar até 40 horas com sua bateria interna.

Alcance extendido

O Bluetooth 5 tem quatro vezes o alcance operacional do Bluetooth 4.2, seu alcance máximo de até 240 metros em linha reta, ou cerca de 40 metros em um ambiente fechado. Isso significa que você pode transmitir áudio para caixas de som em distâncias maiores, com menos falhas. Apresentando-se ao vivo? Faça streaming de áudio com Bluetooth 5 para equipamentos de P.A.s como as séries JBL IRX e MAX de praticamente qualquer lugar da apresentação.com o sistema de PA portátil EON ONE COMPACT é possível ajustar a mixagens remotamente por Bluetooth 5. (Lembre-se de que paredes e outros obstáculos físicos enfraquecem o sinal, como fazem com o wi-fi.)

Melhor velocidade e taxa de transferência de dados

O Bluetooth 5 oferece velocidades de transferência de dados de até 2 Mbps – o dobro da taxa suportada pelo Bluetooth 4.2 – com oito vezes a capacidade. Lembre-se de que a tecnologia Bluetooth compacta os dados do áudio para que possam ser transferidos com mais eficiência, o áudio de alta resolução requer mais dados; essas melhorias se traduzem em streaming com taxa mais alta de bits, e menor atraso, resultando na mais alta qualidade de transmissão disponível no mercado. Esses avanços, combinados com a qualidade de áudio de nível profissional de dispositivos como fones de ouvido AKG K361-BT e K371-BT ou monitores de mesa JBL 104-BT, tornam realidade a audição crítica ou apenas desfrutar de música de alta fidelidade via Bluetooth.

Dupla transmissão de áudio

A largura de banda aumentada do Bluetooth 5 permite a transmissão para dois dispositivos ao mesmo tempo. Isso significa que você pode transmitir um segundo programa de áudio, transmitir áudio para várias salas, criar um efeito estéreo ou compartilhar áudio entre dois conjuntos de fones de ouvido. Referenciar mixagens em diferentes ambientes de audição ficou muito mais fácil.

Agora que conhece um pouco mais sobre a tecnologia do Bluetooth 5 integrada em algum dos produtos da linha profissional JBL e AKG vai ficar mais fácil escolher o modelo que mais combina com sua necessidade de aplicação. 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart