Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Áudio imersivo: Audio-Technica microfona o MotoGP

Audio-Technica microfona o MotoGP com tecnologia para captação de áudio imersivo

Após quase três temporadas de testes de protótipos do conceito de Microfone 8.0 da Audio-Technica no MotoGP, a maior competição de motociclismo mundial, a detentora dos direitos comerciais Dorna Sports S.L. optou por tornar o microfone 8.0 o componente de áudio central para suas próximas transmissões de broadcasting.

O microfone 8.0 da Audio-Technica é voltado para captação o áudio imersivo. No caso do MotoGP o microfone capta todos os detalhes do som das motos, quanto pista, pit lane, passando a sensação para o expectador de exatamente o que ocorre como se estivesse no autódromo. 

“Ele é discreto e fácil de montar e desmontar. Nós estamos aqui falando do MotoGP, mas o sistema pode ser adaptado para todos as situações que exigem uma captação de áudio imersiva profissional seja no esporte quanto na música”

Alexandro Azevedo, diretor da Audio-Technica no Brasil.

À esquerda, o gerente de som da Dorna Sports, Pep Mendoza, e o gerente de projeto da Audio-Technica, Rodrigo Thomaz, com um protótipo de conceito de microfone Audio-Technica 8.0; e o protótipo de conceito de microfone Audio-Technica 8.0 em uso no MotoGP Jerez, Espanha 2019

Captação de áudio imersivo

Localizada nas instalações da Dorna Sports em Barcelona, Espanha, uma grande área de produção de broadcasting remota está sendo planejada para atuar durante a temporada de 2024. Será ainda incluída uma sala de controle de áudio dedicada 7.1.4 / 5.1.4 personalizada para mixar o áudio imersivo recebido da pista em tempo real. 

Considerando que a captação de áudio imersivo na pista de corrida precisa passar o máximo de fidelidade no que ocorre no ambiente focar no conteúdo de áudio dinâmico e complexo do principal evento global de motociclismo.

“O feedback técnico que recebemos da equipe de áudio da Dorna Sports, que começou apenas com um protótipo impresso em 3D, foi inestimável para o nosso rápido desenvolvimento do Conceito 8.0” afirma o brasileiro Rodrigo Thomaz, Gerente de Projetos da Audio-Technica para o MotoGP.

Instalação do sistema de áudio imersivo Audio-Technica 8.0

Os microfones Audio-Technica 8.0 serão colocados no pódio, no parque fechado, pit lane e posições-chave ao redor da pista.

O sistema apresentou viabilidade prática, em termos de configuração e desmontagem, visto que pode haver mais de vinte GPs ao redor o mundo a cada temporada. 

O conceito de microfone 8.0 da Audio-Technica foi projetado para ser leve e pequeno o suficiente não apenas para uma colocação discreta em um circuito, mas também na embalagem e transporte. 

Cada um dos oito microfones de 12 mm podem ser removidos da montagem do núcleo e embalados rapidamente em uma caixa compacta, colaborando para manutenção rápida por um único técnico de áudio. 

Audio technica

Conceito do Microfone Audio-Technica 8.0 em teste, na Espanha

Áudio imersivo e suas aplicações

Além da transmissão de esportes, a Audio-Technica trabalhou em aplicações novo microfone 8.0. Desde salas de concerto até festivais ao ar livre. 

 “E, de fato, o aprendizado nos deu confiança para fornecer mais de vinte peças para a emissora anfitriã responsável por entregar áudio envolvente dos esportes de verão do Japão para todo o mundo no início deste ano”, explica Rodrigo Thomaz, da Audio-Technica 

“Como o público espera e exige uma experiência de áudio mais abrangente em seus ambientes de audição”, continua Thomaz, “a necessidade de mixagem imersiva ao vivo em tempo real só vai aumentar. A Audio-Technica está bem posicionada para fornecer as ferramentas necessárias no início dessa cadeia de sinal envolvente. ” 

A Audio-Technica planeja um lançamento de mercado de seu microfone 8.0 em 2022. Especificações completas e os preços serão anunciados mais perto dessa época. 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart