Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Vista a sua loja de Natal!

Festas natalinas chegando e, com elas, a melhor fase de vendas do ano!

É claro, todos os varejistas vão ‘vestir’ as suas lojas de Natal com motivos natalinos! Que tal estudar com a turma, com todos os colaboradores, uma ação específica para este Natal? Que tal idealizar uma série de ações todos os dias, do começo do mês até o fim de dezembro?

Segunda-feira: ação com profissionais liberais.

Terça: convidar a terceira idade para um chá das cinco.

Quarta: um workshop com a apresentação de produtos e novidades dos fabricantes.

Quinta: convidar um coral, a equipe de uma escola de música, para fazer apresentações em frente à loja.

Sexta: um pocket show com os amigos da loja, ou mesmo com os bons músicos que fazem parte do cast de colaboradores.

Sábado: colocar uma pessoa comunicativa em frente à loja para receber e direcionar os clientes para o seu negócio!

Aliás, esse tipo de ação deveria ser comum em nosso setor, o ramo mais sensível e espetacular do mercado.

Vamos explicar o porquê dessas ideias. Os fundamentos da moderna técnica de vendas têm cinco estágios: atenção, interesse, desejo, convencimento e ação.

Um por um?

Atenção: você precisa chamar a atenção do seu cliente potencial usando, exatamente, a sensibilidade da música com o momento: Natal. Se for necessário ficar tocando música de harpa paraguaia, que seja. Se for preciso chamar a Simone, que ela venha. O importante é chamar a atenção do cliente para a sua loja.

Interesse: o apelo emocional é a melhor forma de gerar interesse no seu cliente. Como vendemos sonhos, instrumentos musicais, música, vendemos sensibilidade, fica bem fácil de gerar interesse.

Desejo: não preciso nem explicar, não é verdade? O desejo por uma guitarra, uma bateria, um piano, um saxofone, permeia, basicamente, todas as pessoas que habitam este planeta. Eu desejo, eu quero um piano.

Convencimento: com ações todos os dias, na loja, no final de ano, fica bem mais fácil convencer o seu cliente de que o que você tem a oferecer é muito melhor que qualquer outro produto do mercado: emoção! Quanto custa uma emoção? Portanto, convencer o seu cliente a adquirir um instrumento musical é bem mais simples do que qualquer outro produto do varejo.

Ação: este é o momento do fechamento. O cliente já prestou atenção no produto, teve interesse, o desejo está falando alto. Ele já está convencido de que a bateria é o melhor para ele, basta, agora, ação. Direcione o cliente a fazer o pedido e fechar com você.

Mais cinco

Dá tempo para falar de mais cinco boas estratégias para incrementar as vendas no final do ano?

Claro! Então:

-Facilite a compra: estude, como empreendedor e comerciante, formas de facilitar preços e prazos com os fornecedores. Uma simples pesquisa na internet colocará você a par dos preços das lojas concorrentes. Com esses dados você pode, e deve, tentar facilitar as compras com os grandes distribuidores.

-Dê atenção à apresentação dos instrumentos musicais: você, junto com seus colaboradores, pode fazer uma pesquisa para saber quais produtos mais chamam a atenção. Então, com esses dados, colocar exatamente esses produtos em evidência, com destaque, com preço, com condições, alinhado ao desejo que o cliente tem por instrumentos musicais.

-Não se esqueça das novidades: todo ano tem novidade, tem lançamento, tem instrumento musical com tecnologia de ponta. O mais interessante sobre os produtos de ponta, as novidades, é que o cliente fica encantado em conhecer, tocar e participar da ‘festa’ que é o lançamento de um produto novo.

-Atendimento: não preciso nem explicar isso, preciso? Você sabe que a atenção ao cliente tem de ser completa, elegante, arrebatadora. Tem de ter o ‘gostinho de Natal’! Portanto, crie e desenvolva, com os colaboradores, uma série de normas e comportamentos para encantar o seu cliente.

-Atraia a sua equipe para o melhor: qualquer ação que você promova na sua loja, se for mal administrada, não vai resultar em nada. Pior, nos próximos anos você terá aversão às mudanças e novas ideias. Não pode faltar produto, não pode faltar simpatia, não pode faltar alegria, não pode faltar espírito natalino, não pode faltar informação, não pode faltar energia.

Para concluir:

“Que o Natal existe

Que ninguém é triste

Que no mundo há sempre amor

Bom Natal, um Feliz Natal

Muito amor e paz, pra você

Pra você!”

Música & Mercado
Logo
Shopping cart