Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Um pós-venda bem-feito é uma pré-venda garantida 

Nada como uma boa estratégia de pós-venda para conseguir coisas que parecem impossíveis.

marcos sousaA boa estratégia para conseguir coisas que parecem impossíveis parte de um pós-venda bem executado. É importante repensar as pequenas coisas que muitas vezes nós mesmos colocamos como obstáculos em nossas carreiras e nos resultados que apresentamos.

No mundo das vendas das lojas de áudio e instrumentos, temos produtos, promoções, praça, preço, prazo, entre outros diversos fatores, mas para todos nós, o ponto de referência é indiscutivelmente o cliente.

Pois é, nesta edição vamos falar sobre como conseguir manter clientes nas lojas.

Penso que prospectar clientes é como caçar borboletas — e todos sabemos que não é fácil apanhá-las. Então, o que recomendo é que não comece comprando um cata-borboletas e sim estude como fazer para que elas não o abandonem.

Mas como conseguir tal proeza?

Analogicamente falando, invista em seu jardim, plantando as mais lindas e perfumadas flores. Isso garantirá um cenário favorável para que as borboletas não voem para outros jardins. Ou seja, entenda do que o seu cliente precisa e você conseguirá conquistá-lo.

Por falar em jardim, me vem à lembrança um pequeno trecho de um livro que li quando adolescente, que dizia que nos Estados Unidos é uma tradição ter um belo jardim ou gramado na frente da residência, sendo que muitos profissionais ganham a vida fazendo a manutenção desses jardins. Em certa ocasião, um senhor contratou um desses jardineiros. Chegando a sua residência, o senhor notou que havia contratado um garoto muito novo, e ficou apreensivo sobre a qualidade do serviço que ele iria apresentar.

Claro que o espanto do senhor foi imediato ao ver o rapaz realizar o trabalho com excelência. Ao final da tarefa, o jovem pediu para usar seu telefone para fazer uma ligação. Diante da qualidade apresentada no serviço e da boa educação demonstrada, o senhor quis saber um pouco mais sobre o jovem profissional e, assim, resolveu ouvir a conversa.

O garoto havia ligado para uma senhora e começou a apresentar suas técnicas de vendas:

— Bom dia! A senhora por acaso está precisando de um jardineiro?

— No momento, não, e eu já tenho um — respondeu a senhora.

— Mas além de cuidar bem do seu jardim, consigo oferecer outros serviços, como lavar sua calçada, seu carro e afiar e limpar suas ferramentas.

— Isso o meu jardineiro mantém como uma prática normal.

— Sou muito atento a minha agenda e posso atender rápido.

— O meu jardineiro também me atende prontamente.

— Posso lhe dar desconto nos primeiros meses para verificar se gosta dos meus serviços.

— Não, muito obrigada! Sou feliz com o meu jardineiro e o pago suficientemente bem para ficar satisfeita com o serviço que ele me apresenta.

Quando o garoto desligou o telefone e o senhor questionou se queria que ele ligasse para a mulher para dizer quanto o seu serviço era bom, ficou impactado com a resposta do garoto:

— Obrigado, mas não precisa. Eu sou o jardineiro dela e queria apenas saber se ela estava contente com meus serviços!

Atenção sobre todas as borboletas que voam por aí: “Elas irão voar, mas ficarão nos jardins mais agradáveis”.

Mercado da música e a atenção ao cliente

Nossos clientes não estão interessados somente em descontos e promoções. Precisamos saber como eles se sentem em relação aos nossos produtos e atendimento.

Quando visitamos nossos amigos lojistas, é possível notar que sua atenção está voltada a entregar soluções mais completas e eficientes, isto é, desde uma simples troca de cordas de um violão para formatos mais extensos a lutheria personalizada, visita a teatros e igrejas, projetos e regulagem de pós-venda em sons instalados, entre outros.

Concluímos que às vezes o sucesso vem disfarçado de trabalho duro e o limite fica muito além do que o cliente estava esperando.

Siga a dica: “Um pós-venda bem-feito é uma pré-venda garantida!”.

Autor: Marcos Sousa. Bacharel em Administração Industrial, apaixonado pelo mercado da música. Gerente da vertical de instrumentos musicais e som profissional na Hayamax Distribuidora.

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart