Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

TREINAM: Iniciativa inovadora promove a autonomia de carreiras artísticas femininas

TREINAM: Iniciativa inovadora é criada por coletivo de mulheres para promover a autonomia de carreiras artísticas femininas

A TREINAM – turma remota de ensino intensivo para artistas mulheres é um projeto educacional inovador, que tem como principal objetivo promover a cidadania e autonomia de mulheres artistas em suas jornadas, para que mais talentos sejam revelados, numa perspectiva de promoção de equidade de gênero no mercado artístico musical.

O treinamento é estruturado no formato de um treinamento de três meses, concebido por meio das contribuições de mulheres profissionais atuantes no mercado da música, que ministrarão aulas remotas para artistas mulheres iniciantes em suas carreiras musicais.

Relevância x desigualdade de oportunidades

A desigualdade de oportunidades em função de relações de gênero injustas é uma realidade no mercado musical de diversas partes do globo. No Brasil, uma pesquisa realizada com mulheres atuantes no mercado da música pela Data Sim (2020), constatou que a falta de equidade de gênero tem impacto muito negativo sobre a carreira neste mercado: 61,7% das mulheres entrevistadas afirmam como negativa ou muito negativa a desproporção de homens e mulheres no ambiente de trabalho; 64,9% avaliam como negativa ou muito negativa a desproporção de homens e mulheres em cargos de liderança e 67,1% avaliam como negativa ou muito negativa a desproporção de remuneração entre homens e mulheres.

::: Leia mais:

Diante de tal cenário, o coletivo de mulheres idealizadoras da TREINAM elaboraram sua própria forma de contribuir para o protogonismo feminino na área.

“Uma das intervenções necessárias é a capacitação de mulheres que iniciam suas carreiras musicais, de foram que elas possam traçar suas trajetórias artísticas de maneira assertiva. Portanto, a TREINAM nasce com este intuito, de promoção de capacitação, treinamento e construção de conhecimento para a autonomia e protagonismo de mulheres artistas”, explica o press release.

Estrutura da TREINAM

O treinamento tem a duração de três meses, com duas aulas com duração de 60 minutos por semana. A metodologia é de ensino remoto, com exposições, debates e fornecimento de material de leitura de suporte.

Os conteúdos giram em torno de oito pilares: 1. Percebendo o presente; 2. Por dentro do mercado da música; 3. Mercado da música versus pandemia; 4. Você como marca: personal branding; 5. Gerenciamento de carreira; 6. Educação Financeira; 7. Propriedade intelectual e direitos autorais; 8. Olhando para o futuro.

A ideia é abordar os vários aspectos da carreira artística, oferecendo conhecimentos, ferramentas e instrumentalizando mulheres para que possam construir e gerenciar suas trajetórias.

[ot-video]

[/ot-video]

A equipe TREINAM é constituída por:

  • Julie Souza: Baterista, professora de bateria, podcaster, produtora e idealizadora da Hi Hat Girls, oficina de bateria para meninas e mulheres.
  • Nathalia Moura: Publicitária com MBA em Gestão Empresarial e Estratégia, atua no mercado de Instrumentos Musicais há 10 anos com foco em marketing e mídias sociais. Nath é também a idealizadora do Guia de Bateras.
  • Izabel Muratt: Mestre em empreendedorismo cultural e criativo pela Goldsmiths University em Londres, é produtora artística, de estrada e curadora musical.
  • Aryane Sanchéz: Especialista em Gestão de Políticas Culturais, produtora cultural e profissional de Marketing. Criadora e curadora do Fórum de Produtores Culturais.
  • Isis Correia: Jornalista e co-fundadora da Agência 1a1, especializada em divulgação para o mercado da música, bandas e artistas.
  • Gracielle Fonseca: Jornalista, mestre em Linguística/Análise Crítica do Discurso, autora do documentário Mulheres no Metal, co-autora do documentário Ruído das Minas, co-fundadora do site Festivalando e coordenadora de projetos sociais no terceiro setor.
  • Adryenne Reys: Musicista, artista gráfica e designer, pós-graduanda em Teoria, História e Prática de Rock. Fundadora da Design per Music, estúdio digital de design gráfico para músicos, bandas e negócios da música.

 

[ot-video]

Ver essa foto no Instagram

A TREINAM (Turma Remota de Ensino Intensivo para Artistas Mulheres) consiste num projeto educacional cujo principal objetivo é trazer o conhecimento de diferentes profissionais atuantes no mercado da música, para uma turma exclusivamente de artistas mulheres, que estão iniciando sua carreira.
Buscamos, por meio de conteúdos propostos em autogestão de carreira no mercado da música, expandir horizontes, revelar talentos e fomentar a cidadania das mulheres e jovens musicistas e artistas, tornando-as protagonistas de suas próprias jornadas, ao plantar a semente da autonomia e da inclusão produtiva no âmbito do mercado musical e, como consequência, instigando o desenvolvimento cada vez maior das mulheres deste mercado.
Vamos juntas criar um novo mercado de trabalho no mundo da música? ?

Uma publicação compartilhada por T.R.E.IN.A.M (@treinammulheres) em

[/ot-video]

 

 

 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart