Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Influenciador e autoridade: qual a diferença?

Na música ou em outras áreas, com frequência, nos deparamos com quem se sente injustiçado por não conseguirem patrocínio de uma marca, às vezes, com argumentos como “Mas essa pessoa nem é tão conhecida e conseguiu!”

O que nem todo mundo sabe, é que para determinadas marcas – dentro ou fora do segmento musical-, existem determinados tipos de perfis  que fazem sentido para cada estratégia, que tem como finalidade alcançar um objetivo específico.

Vamos ser mais específicas, explicando a diferença entre influenciadores e autoridade. 

Os influenciadores, no geral, tem um alcance mais amplo, tem uma base de seguidores mais extensa, e amplificam a mensagem para um volume maior de pessoas. Além disso, transitam em espaços maiores e com maior amplitude da mídia, e, normalmente são pessoas que são admiradas de longe. Como seu alcance é massivo, marcas optam por esse perfil – muitas vezes – para conseguir promover um produto, promover a marca, fazer uma ação específica, entre outras possibilidades. 

As autoridades, por outro lado, têm menor alcance mas em contrapartida são especialistas em nichos específicos, conseguindo assim propagar mensagens mais técnicas, alcançar um público mais interessado e que busca especificidades. As autoridades são ainda pessoas altamente respeitadas, e seu público é mais envolvido, próximo e fiel. Embora seu alcance seja menor, o impacto das mensagens associadas ao seu campo de conhecimento é levado ainda mais a sério, e por isso, são mais confiáveis. Em geral, são pessoas referências para quem as acompanham, que as procuram para tirar dúvidas ou questionar entre um ou outro produto. 

Esse modelo de personalidade, é utilizado para estratégias voltadas para disseminar conhecimento aprofundado sobre um produto ou serviço, suas aplicações, opiniões mais complexas, entre outras possibilidades. 

Enquanto os influenciadores têm um alcance muito maior e podem gerar exposição instantânea para uma marca, as autoridades oferecem um impacto mais direcionado e uma relação mais profunda com o público. 

A escolha entre trabalhar com influenciadores de massa ou autoridades ou mesmo os dois casos, vai depender dos  objetivos da marca e consequentemente suas estratégias, além da mensagem que deseja transmitir. 

Ambas as abordagens podem ser eficazes, desde que sejam estrategicamente alinhadas aos objetivos da marca e alinhadas aos perfis das personalidades em questão.

*Autoras: Nath Moura e Julie Sousa, cofundadoras e mentoras na TREINAM – Turma Remota de Ensino Intensivo para Artistas Mulheres, formação online de Music Business e Gestão de Carreira para mulheres da música, eleita top 3 Startups de Música e Tecnologia pela SIM São Paulo.
Para conhecer melhor a TREINAM, acesse www.treinam.com.br
.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart