Sanitiser ST-1 da MGA Pro Áudio para desinfetar microfones  por 28/09/2020

A brasileira MGA Pro Áudio acaba de lançar o Sanitiser ST-1, um aparelho criado para desinfetar microfones e outros acessórios.

O Sanitiser ST-1 usa duas tecnologias para conseguir a desinfecção de microfones e outros acessórios, como bodypacks, in-ears ou até celulares: UV-C e ionização negativa. Com isso, o aparelho consegue atuar até na espuma do microfone.

Ele tem duas lâmpadas laterais com refletor e uma lâmpada frontal. “Fomos atrás do refletor porque o UVC tem longitude de onda específica e não é qualquer refletor que vai servir para ele, mas encontramos a peça certa”, contou Marcelo Gratão, proprietário da MGA Pro Áudio. “O ionizador consiste em um gerador de alta tensão com as pontas apontadas para a espuma.”

O ionizador acaba quebrando as partículas de oxigênio e gera certa quantidade de ozônio que ajuda a combater vírus e bactérias que podem se acumular na espuma do microfone, sem estragá-la.

O aparelho conta com coolers pequenos com a função de dissipar o ozônio, além de refrigerar o sistema devido ao calor gerado pela saturação das lâmpadas para aumentar a eficiência.

A frente do aparelho, a porta de acesso, conta com três filtros de proteção UV para não prejudicar a vista do usuário. Também conta com uma chave de segurança que, caso essa porta abra acidentalmente, o aparelho desliga de forma automática.

Com 3,5 minutos e de exposição, o aparelho gera 534 milijoules/cm2, podendo combater vírus e até fungos.

Sabemos que o excesso de carga UVC pode enfraquecer a pintura do microfone, mas a empresa fez testes comprovando que os microfones suportaram até 4 mil desinfecções sem problema algum. Outros testes estão sendo realizados para verificar o funcionamento e a aparência dos microfones após 10 mil desinfecções.

Os três primeiros lotes do ST-1 serão comercializados por venda direta, da empresa ao consumidor. Depois disso, a MGA planeja abrir a venda para os lojistas. “No momento que estamos vivendo, achamos que este será um aparelho de que muitas empresas e profissionais vão necessitar. O mercado está parado, a maioria das empresas está sem trabalhar, então resolvemos fazer a venda direta dos dois ou três primeiros lotes para poder viabilizar para essas empresas. O consumidor final poderá comprar o aparelho pelo valor de R$ 3.500”, agregou Marcelo.

O Sanitiser ST-1 já está disponível no mercado.

Mais informações no site, Facebook ou Instagram da MGA Pro Áudio.