Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Orion Cymbals faz 20 anos

A Orion Cymbals comemorou duas décadas na indústria de percussão e apresentou prato de aniversário em homenagem ao seu fundador, Michel Bex.

A Orion Cymbals nasceu em 1999 como um braço musical da Multialloy, que desde 1985 é uma empresa fornecedora de soluções em metais de alto desempenho para indústrias dos mais variados setores. Desde cedo, a Orion deixou clara a sua vocação para o desenvolvimento de produtos focados na necessidade profissional de músicos de diferentes tendências.

A Orion foi fundada por Michel Bex, e hoje é encabeçada por Miriam Matile, sócia-fundadora, e Sylvia Bex, diretora executiva.

“A maior evolução da empresa, sem dúvida, está associada à inovação no desenvolvimento dos produtos e a aproximação junto ao público para entender cada vez mais as suas necessidades e expectativas”, disse Vinicius Fernandes, gerente de marketing da Orion Cymbals, que conta mais nesta entrevista.

M&M: Como é o trabalho com a Multialloy? 

Vinicius: A Orion sempre foi uma empresa com mentalidade moderna e inovadora. A Multialloy está localizada em Barueri, São Paulo, e contamos com aproximadamente 70 funcionários. Nosso processo de fabricação é semiartesanal, para garantir o aspecto e a individualidade de cada produto, porém nossos controles e sistemáticas são tecnológicos para garantir a qualidade sonora e de acabamento de cada prato.

M&M: O que significa para a empresa este 20º aniversário?

Vinicius: A validação de um sonho que se iniciou em 1999. Chegar ao 20º aniversário sendo parte importante da história da música nacional e também como maior fabricante de pratos de bateria da América Latina é uma grande conquista.

M&M: Que desafios a empresa passou nesses 20 anos?

Vinicius: Nosso maior desafio nesses anos foi, e ainda é, conseguir desmistificar a questão de qualidade dos produtos fabricados no Brasil. Ainda sentimos preconceito de uma parte dos músicos. Muitos, depois que testam nossos pratos, mostram-se surpresos com a qualidade deles. Isso gera um sentimento contraditório, de felicidade (por atingir essa qualidade) e tristeza (por ainda termos esse preconceito).

M&M: Como foi a festa de comemoração?

Vinicius: A festa de 20 anos foi realizada no Espaço Som, um estúdio parceiro da Orion Cymbals, local no qual temos disponíveis todas as nossas séries e onde nossos consumidores podem testá-las em conjunto, e não apenas separadamente.
Convidamos pessoas que estiveram diretamente ligadas à empresa no decorrer desses 20 anos, pois consideramos que elas foram importantes para chegar aonde estamos. Nossa festa contou com a participação das bandas Théo com Sétima e Led Zappalin.
Foi a celebração de um marco importante e uma oportunidade de agradecer a todos os envolvidos nessa trajetória, sendo eles músicos, endorsees, representantes, clientes, colaboradores e ex-colaboradores.

Equipe na fábrica da Multialloy/Orion Cymbals

M&M: E o lançamento de aniversário?

Vinicius: No aniversário de 20 anos da Orion Cymbals lançamos o Crash 20” anos Bex Comemorativo. A ideia era trazer um prato com aspecto rústico e som marcante, bem diferente de tudo que já fizemos até agora. O nome Bex comemorativo é uma homenagem ao fundador da Orion Cymbals, o sr. Michel Bex.

M&M: A Orion está atuando no mercado internacional também? 

Vinicius: Atuamos por meio de e-commerce e também de distribuidores na América Latina, Europa e Ásia.

M&M: Quais são os destaques dos seus pratos?

Vinicius: Desenvolvimento e tecnologia, buscando atender às tendências mais atuais do mercado. Somos uma indústria brasileira que utiliza matéria-prima e mão de obra nacional, fomentando a economia local. Além disso, essa proximidade com o nosso público propicia o desenvolvimento mais focado nas necessidades dos músicos brasileiros.

M&M: Que balanço pode fazer do ano de 2019?

Vinicius: Foi um ano desafiador. Além das alterações em nosso mercado, como o aumento na entrada de produtos chineses, a mudança no perfil de consumo da música nos fez buscar alternativas, visando incentivar o interesse por essa cultura por meio de parcerias com escolas de música, estúdios e ONGs.

M&M: E o futuro?

Vinicius: Nosso objetivo é conseguir transmitir o valor do produto nacional, mostrando que é de muita qualidade. A indústria nacional tem que ser valorizada. Fica aqui o nosso agradecimento a todos que nos acompanham e acreditam na Orion Cymbals, nos motivando a ser cada vez melhores.

 

PRATO DE ANIVERSÁRIO

Características técnicas: Crash 20”, fabricado em liga B10 utilizando um blank com usinagem gradual para deixar a borda do prato um pouco mais fina, com martelamento manual para tornar o shape do prato mais plano e assim evidenciar suas notas graves. Somente 20 unidades disponíveis, todas numeradas.

“Este modelo não tem verniz e possui um tratamento térmico completamente diferenciado. Dessa forma, tanto a oxidação quanto o tempo vão deixá-lo ainda mais bonito”, contou Vinicius.

 

Os modelos de maior sucesso na Orion

X10

A série X10 possui pratos usinados com martelamento feito à mão. Traz nas suas características um som explosivo e marcante, com vários modelos disponíveis: Orion Squad (na imagem), China 18”, China 20”, Ride 21”, Crash 20”, Crash 16”, Hi-hat 14”, Meda Bell Ride 22”, Hi-hat 15”, Crash 19”, Crash 18”, Crash 17” e bag deluxe.

 

MS

A série MS mistura a tradição com a modernidade, com pratos usinados, acabamento diferenciado e pensado na necessidade de bateristas e percussionistas. Os modelos são: Splash 06”, Ride Attach 19”,  Percussion Hat 12”, Percussion Crash 15”, Percussion Crash 14”, Hi-hat Studio 13” (na imagem), Control Hat 14”, Control Crash 18”, Control Crash 17”, Control Crash 16”, China Crash 16”, China Crash 14”, China Crash 12”, Swish 18” e também bag deluxe disponível.

 

Veja o vídeo da comemoração aqui:

 

 

 

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart