Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Fender: Construindo uma nova audiência

A estratégia educacional e inspiradora da Fender no TikTok para sintonizar a marca com novos guitarristas

A Fender está aumentando o marketing no TikTok em um esforço para conquistar o coração e mente de novos guitarristas se utilizando de conteúdo educacional e inspirador para aumentar a afinidade da marca.

A marca americana de guitarras, de 76 anos, se juntou à plataforma de mídia social em setembro; desde então, acumulou 1 milhão de seguidores na plataforma, ganhando cerca de 142.000 seguidores por mês. 

“Os dados da Fender mostram que 16 milhões de novos músicos pegaram guitarra pela primeira vez nos últimos dois anos”

Para isso, a marca adotou uma abordagem paga e orgânica, trabalhando com músicos e influenciadores na plataforma, além de publicar conteúdo educacional no estilo iniciante com rotinas de prática e dicas.

“Em 2021, a hashtag da Fender foi visualizada 157 milhões de vezes no TikTok”, disse Evan Jones, CMO da Fender. “Isso agora cresceu para 500 milhões. Guitar Tok [a comunidade do TikTok focada em guitarra] acumulou algo como 2,5 a 3 bilhões de visualizações. Então sabíamos que já havia um público embutido que estava usando guitarra e, em particular, usando Fender.”

Os dados da Fender mostram que 16 milhões de novos músicos pegaram guitarra pela primeira vez nos últimos dois anos.

“Uma grande parte do que queremos fazer é ajudá-los a aprender a tocar e escolher a guitarra certa para eles”, disse Jones. “O que também é realmente importante para nós é nos envolvermos e nos conectarmos com os influenciadores, os criadores e os jogadores e realmente promover um senso de comunidade em torno da criação musical.”

Criar um senso de comunidade faz parte da estratégia geral de conteúdo do TikTok desde que a marca ingressou no TikTok, com a ajuda de sua agência Praytell, em setembro. A marca iniciou seu conteúdo do TikTok com uma hashtag, #FenderJamSesh, para criar uma espécie de jam session digital com jogadores de todo o TikTok.

Desde então, a Fender trabalhou com 30 músicos no TikTok, incluindo Black Pumas, Tom Morello, Snail Mail e Japanese Breakfast, entre outros em demonstrações de produtos, jam sessions e conteúdo educacional.

10
Fender

Magazine Luiza: Fender Melhores preços

Clique e veja as ofertas da Fender que estão nos lojistas da Magazine Luiza
10
Fender American Acoustasonic Jazzmaster 1200x500

Amazon: Fender Melhores preços

Clique e veja as ofertas da Fender que estão nos lojistas da Amazon.com.br
Disclaimer text….

A Fender se recusou a dizer o quanto está gastando no TikTok ou qual é seu orçamento geral de mídia atualmente. Jones disse que a Fender gasta 10% de sua receita anual total em esforços de marketing e mídia digital. 

De acordo com os dados da Kantar, a Fender gastou US$ 4,2 milhões em mídia em 2021, acima dos US$ 1,5 milhão em 2020. Esses números excluem os gastos em canais de mídia social, no entanto, já que a Kantar não acompanha os gastos sociais.

Concentrar-se na construção da comunidade para estar na frente de novos guitarristas faz sentido como uma estratégia para a marca, já que “a música já faz parte do TikTok”, disse Duane Brown, fundador da agência de marketing de performance Take Some Risk, acrescentando que “se eles escolherem os influenciadores certos e aqueles que já se interessam por música e música”, a estratégia deve funcionar.

No futuro, a Fender planeja continuar adotando uma abordagem educacional em seu trabalho com influenciadores no TikTok e em seus outros canais de mídia social.

“O que você provavelmente vai nos ver fazer é tornar o aprendizado de violão o mais divertido, convidativo e acessível possível”, disse Jones, acrescentando que a marca planeja construir uma “comunidade em torno do aprendizado” em suas plataformas digitais e sociais. canais.

“Não há nada que diga que deve ser chato, não há nada que diga que deve seguir a pedagogia pura”, disse ele. “Diferentes influenciadores e artistas têm opiniões diferentes sobre o que querem ensinar.”

Artigo de Kristina Monllos

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart