Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Dia Mundial do Acordeon acontece hoje (06/05)

Dia Mundial do Acordeon contará com um dia inteiro de shows e a participação de mais de 15 acordeonistas do mundo todo para celebrar centenário de Astor Piazzolla.

 O Acordeon é um instrumento tão amado no mundo inteiro, que tem até um dia especial somente para comemorar a sua existência.

A produtora brasileira Quitanda Musical, em parceria com o Instituto Oswaldinho do Acordeon e a Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve (Portugal), reuniram os melhores acordeonistas do mundo para celebrar  esta data tão especial.

Na programação, nomes como Oswaldinho do Acordeon, Hermeto Pascoal, Renato Borghetti e Luizinho Calixto representam o Brasil, juntamente com um time Português de peso como João Barradas, Inês Vaz, Nelson Conceição e João Frade. O evento conta também com a apresentação do virtuoso Mirco Patarini (Itália) e uma nova geração de talentos já consagrados na cena do acordeon internacional como Laimonas Salijus (Lituânia), Petar Maric (Sérvia) e Irina Serotyuk (Ucrânia).

Serão mais de 15 apresentações ao vivo no dia 06 de maio, divididas em quatro horários diferentes ao longo do dia, transmitidas pela Rythmica Web TV.

Por que o Dia Mundial do Acordeon é comemorado no dia 06 de maio?

No dia 06 de maio de 1829, o primeiro protótipo do instrumento foi patenteado pelo construtor armênio Cyrill Demian, em Viena, na Áustria.

Em 2009, a Confederação Internacional de Acordeonistas decretou que esta data seria oficialmente reconhecida e celebrada em todos os continentes. A partir disso, todas as associações, grupos, orquestras, instituições de ensino, professores, músicos e entusiastas ao redor do mundo passaram a realizar eventos e atividades em suas respectivas regiões para promover o instrumento.

100 Anos de Astor Piazzolla

Astor Piazzolla nasceu em 11 de março de 1921 em Buenos Aires e foi reconhecido como o maior revolucionário do Tango. Em 1955, ele fundou o Octeto Buenos Aires, que tinha um violão elétrico em sua formação, e introduziu elementos ligados ao jazz, ao folclore e à música clássica em suas composições. Era o Novo Tango, que daria ao mundo nos anos seguintes obras como Adios Nonino, Libertango, La muerte del Angel, Tristezas de un Doble ou Oblivion.

A influência de Piazzolla não se limitou apenas ao bandoneon, influenciou o mundo da música como um todo.

Suas obras constam no repertório, quase que obrigatoriamente, de grande parte dos acordeonistas ao redor do mundo.

WORLD ACCORDION DAY 2021 – BRAZIL | PORTUGAL – EDIÇÃO ASTOR PIAZZOLLA

  • Data: 6 de maio (quinta-feira)
  • Horários: 15h, 17h, 19h e 21h
  • Transmissão: www.rythmicawebtv.com  – Rythmica Web TV
  • Realização: Quitanda Musical Produções Artísticas, Instituto Oswaldinho do Acordeon e Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve

 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart