Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Notícia de última hora: B&C Speakers adquire Eminence

O anúncio foi visto recentemente nas redes sociais e agora confirmado pela empresa italiana: o grupo B&C Speakers acaba de adquirir a empresa americana de alto-falantes Eminence, um dos grandes nomes do segmento.

Desde 1946, a B&C Speakers é um dos maiores e mais prestigiados fabricantes de transdutores de alto-falantes profissionais do mundo. Além de projetar e distribuir componentes sob a marca B&C, eles também fornecem componentes OEM para muitas das marcas líderes de áudio profissional no mercado atualmente.

Ao longo dos anos, o grupo adquiriu outros nomes de destaque no setor, como Ciare e 18 Sound, e agora é a vez da americana Eminence.

De Kentucky para o mundo

Embora não seja necessário explicar muito sobre a marca Eminence e os seus produtos de qualidade reconhecidos em todo o mundo, deixamos-lhe aqui um pouco da sua história, que agora irá somar toda a sua experiência com a força do grupo B&C.

Em 1966, Bob Gault fundou o que se tornaria a maior empresa de fabricação de alto-falantes do mundo, depois de trabalhar como engenheiro na Magnavox e na CTS (Chicago Telephone Supply). Ironicamente, Gault fundou a Eminence na esperança de manter três alto-falantes de 18″ por dia, com base em um compromisso de Everett Hull da Ampeg. Sob a liderança de Gault e, mais recentemente, de seu filho Rob, a capacidade da empresa cresceu para mais de 10.000 alto-falantes por dia, empregando mais de 240 pessoas em 1997.

Gault foi presidente da Eminence desde o início da empresa até 1992. Aposentou-se oficialmente em 1993, mas continuou a fazer contribuições valiosas para a empresa. Gault faleceu em 4 de outubro de 2002. Ele era marido, pai e avô. Gault também era um ávido jogador de golfe.

Eminence, em Kentucky (com população de 3.000 pessoas) está centralmente localizada no coração de Kentucky, entre Louisville e Lexington, Kentucky e Cincinnati, Ohio. Bob Gault escolheu este local porque era ideal para enviar produtos para todos os cantos dos Estados Unidos.

A comunidade de Eminence e Henry County também poderia fornecer a mão de obra necessária para fabricar produtos em grande escala. E depois de 50 anos, Eminence, Kentucky continua a fornecer condições ideais para o design, montagem e distribuição de alto-falantes.

A primeira instalação da empresa Eminence, localizada no centro da cidade de Eminence, empregava cerca de 30 pessoas. O prédio tinha menos de 6.000 pés quadrados e a produção geralmente era menor em uma semana do que em uma hora nas instalações atuais. Em 1972, a Eminence Speaker mudou-se para um novo local no Parque Industrial Shawnee em Mulberry Pike, onde permanece até hoje.

A Eminence possui duas instalações de produção, localizadas em Eminence, Kentucky, e Dongguan, China. Ambas são áreas geográficas nas quais a B&C Speakers opera comercialmente com sucesso há muitos anos.

Sobre a aquisição

Lorenzo Coppini, CEO da B&C Speakers, comentou: “Esta aquisição permite ao Grupo B&C fortalecer a sua presença internacional, oferecendo também a oportunidade de relançar e valorizar uma marca americana icónica. Ao unir forças, podemos explorar fortes sinergias, como foi o caso com a aquisição da Eighteen Sound em 2018. Podemos oferecer aos nossos clientes uma gama mais ampla de produtos de classe mundial e construí-los onde eles precisam.”

O presidente cessante da Eminence, Rob Gault, acrescentou: “Conhecemos e respeitamos a B&C há cerca de 30 anos. Quando decidi que era hora de me aposentar sem deixar a família na Eminence, a B&C foi minha primeira escolha como comprador. O objetivo da minha família sempre foi deixar Eminence em boas mãos, mãos nas quais estaríamos seguros. Mãos que tínhamos certeza de que protegeriam a reputação da Eminence, juntamente com a de seus funcionários, fornecedores e clientes no futuro. Tenho certeza de que haverá mudanças em algum momento, mas por enquanto espero que os negócios continuem mais ou menos como de costume com a Eminence.”

“Os clientes e produtos da Eminence complementam enormemente as atividades atuais da B&C. Este é um caso claro de que o todo é maior do que a soma das partes”, comentou Ron Tizzard, CMO da B&C Speakers. “O Grupo B&C tem desfrutado de um aumento significativo na procura nos últimos anos, especialmente desde o fim da crise global com a pandemia. Com a adição da Eminence ao grupo, estamos bem posicionados para ser um fornecedor mais dinâmico e rentável para a nossa base global de clientes.”

A integração da Eminence no grupo oferecerá a disponibilização de uma marca adicional, historicamente presente e profundamente enraizada no mercado de áudio profissional nos Estados Unidos. Principalmente no setor de instrumentos musicais, onde a B&C não teve um impacto especial.

Estratégia de compra

A aquisição é realizada por meio de duas operações simultâneas.

B&C Speakers S.p.A. adquiriu 100% do capital social da Eminence Speaker LLC (uma empresa constituída sob as leis dos Estados Unidos) da Eminence Holdings LLC e comprometeu-se simultaneamente a comprar a Eminence Dongguan Enterprise Co. uma parte significativa dos seus activos através da NewCo (cuja constituição é condição essencial para o cumprimento do acordo) propriedade da B&C.

A constituição da NewCo, com a consequente compra dos activos (Asset Purchase Agreement, APA) da Eminence Dongguan Enterprise Co. Ltd, representa uma operação que visa adquirir os factores de produção considerados estratégicos para consolidar e expandir, através de investimentos adicionais, o volume de negócios alcançado no mercado asiático pela marca Eminence.

As duas transações acima descritas representam um passo importante na estratégia de internacionalização da B&C Speakers. Seus objetivos podem ser resumidos em:

  • Disponibilização de uma marca adicional, historicamente presente e profundamente enraizada no mercado de áudio profissional dos Estados Unidos.
  • Fortalecer a marca Eminence mundialmente, através de ações de marketing e lançamento de novos produtos.
  • Disponibilidade de instalações de produção em áreas geográficas onde a B&C Speakers opera comercialmente com sucesso há anos, o que pode oferecer oportunidades interessantes para expandir, otimizar e encurtar as cadeias de abastecimento no Sudeste Asiático. Ter duas novas instalações de produção oferecerá a possibilidade de gerir o processo de deslocalização que afecta principalmente a produção norte-americana.

A contrapartida acordada para as duas transações descritas acima é de US$ 4.495.000 e foi financiada pela B&C Speakers usando seus próprios recursos financeiros.

Em particular, a contrapartida, já paga à Eminence Holdings LLC, pelo capital social total da Eminence Speaker LLC é de $3.551.000, incluindo também a posição financeira líquida, enquanto a contrapartida pela aquisição de parte dos activos (consistindo em inventários e activos tangíveis ) da Eminence Dongguan Enterprise Co. Ltd custa US$ 943.000 e será reconhecido pela B&C Speakers China (NewCo) quando o processo de estabelecimento for concluído.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart