Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Aprenda sete dicas para vender mais pós-Natal

O especialista Jaques Grinberg Costa ensina métodos do coaching de vendas para queimar o estoque de fim de ano

Todos os anos o comércio inicia, nos meses de outubro e novembro, a preparação para aumentar as vendas do Natal e Réveillon, seja com renovação de estoque ou contratações temporárias. Quem está ativo no comércio, patrão ou vendedor, foca tanto nesses meses que se esquece do potencial do pós-festas, período em que a grande maioria projeta baixos resultados. Segundo o coach de vendas Jaques Grinberg Costa, para o rendimento não cair é preciso fazer diferente. “Vendedor que é vendedor estuda e se prepara com novas técnicas e ferramentas para potencializar os seus resultados. E a boa notícia é que podemos aproveitar o período de pós-festas para vender mais do que no próprio Natal”, revela.

Captura de pantalla 2016-01-06 a las 12.53.48São sete dicas, especialmente estudadas e preparadas pelo especialista, que maximizam quaisquer resultados, principalmente num ano de crise econômica, em que a perspectiva de vendas será inferior à do ano de 2014.

1- Promoções pós-Natal

Os vendedores que sabem aproveitar e divulgar as promoções pós-Natal conseguem vender muito mais. Use o telefone, WhatsApp, redes sociais e amigos para divulgar, com foco nos resultados.

2- Troca de presentes

Quantos clientes novos aparecem depois do dia 26 para trocar o presente de Natal? Os motivos são diversos e não importa. O importante é que os clientes estão vindo e querem ser atendidos, surpreendidos com um atendimento acima do esperado. Os clientes esperam e querem um atendimento gourmet para trocar o presente e comprar mais.

3- Vendedores cansados

Este é um período em que os vendedores estão cansados. Sabemos que trabalhar no comércio e no período de Natal é cansativo. As forças esgotam-se e a motivação em vender também. Os vendedores de sucesso sabem disso e aproveitam as forças que restam para continuar vendendo e atendendo os clientes com qualidade. Quem conseguir fará diferença e venderá muito mais.

4- Planejamento

Faça um planejamento de vendas pós-Natal, crie suas estratégias escrevendo-as em um papel. Detalhe todas as ações, como você irá divulgar as promoções, atender os clientes que querem trocar produtos, os que apenas querem aproveitar as promoções e preços baixos etc. Sem planejamento, atingir as metas é muito mais trabalhoso. Pense nisso e não se esqueça de incluir um cronograma diário de tarefas que devem ser executadas.

Captura de pantalla 2016-01-06 a las 12.54.335- Estude, esteja preparado

Os clientes estão cada vez mais exigentes, pesquisam e conhecem os produtos que desejam. Os vendedores, como em todas as profissões, precisam ler, participar de palestras e cursos, assistir a vídeos na internet sobre atendimento, vendas, economia etc. O vendedor precisa entender e conhecer muito de vendas e atendimento, e um pouco de todos os outros assuntos, inclusive o que acontece nas principais novelas. Para interagir com os clientes, é preciso conhecer os assuntos que interessam a eles e não a nós.

6- Seja curioso

Quer inovar e fazer a diferença? Então, seja curioso. Qual foi a última vez que você digitou no Google, por exemplo, “como vender mais na crise?” ou “como surpreender um cliente com um atendimento gourmet? ou “o que é atendimento gourmet?”. A internet com certeza é mais agradável para navegar nas redes sociais, jogar ou fazer qualquer outra coisa que não seja pesquisar sobre o trabalho. Entendo, mas não compreendo! Se você quer e precisa render mais, por que deixa de investir entre 30 e 40 minutos por dia para pesquisar, aprender e ser mais curioso?

7- Pergunte mais e ouça com atenção

Os clientes querem atenção, contar suas experiências e muitas vezes seus problemas. Demonstrar interesse, perguntando mais sobre o assunto que o cliente quer falar e ouvindo com atenção, transforma um simples atendimento em um atendimento gourmet, um atendimento diferenciado. As vendas e a fidelização de clientes são consequências do atendimento!

Música & Mercado
Logo
Shopping cart