Music Business
Estúdio da Nave Coletiva é premiado por programa internacional voltado à cultura no Sul Global
O estúdio da Nave Coletiva, da Mídia NINJA, foi um dos vencedores da edição 2025 do programa #HackMusic, iniciativa promovida pela organização britânica In Place of War, que apoia projetos culturais em regiões afetadas por conflitos, desigualdade e mudanças climáticas.
O prêmio reconheceu três estúdios independentes — no Brasil, Paquistãoe África do Sul — e oferece suporte financeiro, mentoria, equipamentos e intercâmbios culturais.
Com a premiação, o estúdio localizado em São Paulo receberá recursos para reforma e ampliação, além de equipamentos doados em parceria com a fabricante Holand. O reconhecimento também proporcionou à Nave uma experiência imersiva no Festival de Glastonbury, na Inglaterra, onde seus integrantes participaram da construção e produção do Terminal 1, uma instalação artística que promove reflexões sobre migração por meio da música e da performance.
“Através da premiação, a Nave Coletiva esteve presente na construção e na produção dessa experiência, aprendendo, compartilhando tecnologias, plantando muitas sementes e consolidando novas conexões”, destacou Felipe Altenfelder, da Mídia NINJA, que integrou a delegação no festival britânico.
A parceria entre a Mídia NINJA e a In Place of War é antiga. Ambas já realizaram intercâmbios e turnês com artistas brasileiros e internacionais. Em fevereiro deste ano, uma comitiva com a CEO da organização, Ruth Daniel, e o guitarrista do Radiohead, Ed O’Brien, visitou o estúdio da Nave em São Paulo — gesto que impulsionou a inscrição no processo seletivo do #HackMusic, vencido por apenas três dos 15 projetos concorrentes.
O reconhecimento marca um novo capítulo para a Nave Coletiva, que agora se prepara para retornar ao Festival de Glastonbury em 2027, além de dar continuidade a ações que conectam música, arte urbana e ativismo, com foco na valorização de redes culturais brasileiras.
-
Educação11 set 2026Morre Célio Ramos, nome ligado à história da EM&T e do ensino musical no Brasil
-
Guitarra11 set 2026Córdoba lança Abasi Stage 7, nylon-string elétrica de sete cordas
-
Audio Profissional11 set 2026Academia ProAudio – Montarbo: formação gratuita para profissionais de áudio
-
Audio Profissional11 set 2026Sennheiser se torna fornecedora oficial de som da Fórmula E
-
Empresas29 set 2026Fender diz que não vai recuar na guerra do Stratocaster e põe a PRS na mira
-
Clarinete14 set 2026Henri SELMER Paris amplia linha Prologue com clarinete Concert em Sib
-
Conecta+ Música14 set 2026Como transformar uma visita à Conecta+ em conteúdo para redes e vendas
-
Music Business2 out 2026Música com IA e direitos autorais: o que conferir antes de usar o Suno