Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Novità Music tem mais marcas!

Atuando no mercado há poucos anos, a Novità conta com várias marcas importantes para ser distribuídas no Brasil. Agora anunciam também a incorporação da Crafter e da Aquarian

A Novità foi criada em 2011 por Eduardo Duarte — atual diretor administrativo — e um ano depois Paulo Camargo se uniu ao projeto para começarem a trabalhar juntos, sendo ele diretor comercial da empresa.

Eduardo Duarte e Paulo Camargo no escritório de São Paulo

Eduardo Duarte e Paulo Camargo no escritório de São Paulo

“O objetivo comum de trabalhar com uma linha de produtos que ‘remasse contra a maré’ na categoria preço e em produtos OEM foi o que nos motivou a querer trabalhar em conjunto”, começou dizendo Paulo.

Sediados em São Paulo, trabalham com uma média de 300 clientes no Brasil, tendo atendimento e suporte rápido e eficaz como foco. “Pode soar como uma frase já muito utilizada, mas está comprovado que na área comercial não é só vender. A confiança se ganha através do tempo com reiteradas ações de bons pré e pós-venda.”
A empresa também conta com um escritório nos Estados Unidos, comandado por Eduardo, que mora no país há mais de 20 anos. Paulo explica: “O fato de ele estar lá ajuda muito. Há uma proximidade maior junto às marcas distribuídas, pela visita às fábricas —85% das marcas com que trabalhamos fabricam seus produtos nos Estados Unidos — e também pela logística. A parte de envio de produtos acaba sendo muito mais ágil e otimizada”.

Graças à presença em solo norte-americano, a empresa está analisando para o futuro a distribuição das marcas com as quais trabalha para outros países da América Latina, onde eles ainda não têm representação.

Com todas essas pautas em mente, hoje a empresa tem no seu portfólio marcas que se integram muito bem entre si, basicamente, em três grupos: guitarra/violão, baixo e bateria/percussão, incluindo nomes como Aguilar, Bartolini, Cruz Tools, Darkglass, DR Strings, Gruv Gear, Los Cabos e Seymour Duncan, entre outras. Mais recentemente anunciaram a incorporação da Crafter e da Aquarian. Paulo conta mais sobre isso.

 

novitaMúsica & Mercado: Como foi passar de ser representante comercial em São Paulo da Crafter a ser importador?

Paulo: Temos um bom relacionamento com o distribuidor anterior da marca, a LMG Brasil, e desde o final do ano passado iniciamos a negociação junto a eles, pois sentiam que já tinham cumprido um ciclo trabalhando a marca. Acreditamos que poderíamos fazer um grande trabalho com a Crafter: uma marca que conhecemos muito bem, sabemos de todo o seu potencial, qualidade e força. Por todos esses atributos, ela se encaixa perfeitamente no posicionamento da Novità Music.

M&M: Por que só focarão nas guitarras acústicas da Crafter?

Paulo: É uma questão de segmentação e posicionamento que não foi determinada pela Novità Music. O trabalho de quase 25 anos feito pela LMG foi quase em sua totalidade focado em violões e alguns acessórios. A Crafter fabrica guitarras e baixos de excelente qualidade, mas queremos consolidá-la de vez como uma das maiores e mais importantes marcas de violões comercializados no Brasil. No médio prazo podemos paralelamente realizar um trabalho também focado em guitarras.

M&M: E a Aquarian?

Paulo: No ano pasado, o responsável pela área comercial na América Latina, Jesús Estrada, fez uma pesquisa no País planejando a mudança de distribuidor da marca. Afortunadamente recebemos boas referências, o que o levou a nos procurar. Ele entendeu que as marcas com que a Novità Music trabalha têm sinergia com a Aquarian. O que ele procurava era uma empresa com experiência em acessórios e marcas internacionais. Ele nos visitou durante a Expomusic 2015 e na sequência começou a negociação, que teve a participação do músico Fabiano Manhas, endorser brasileiro internacional da marca, que deu novita 2o aval e tem nos ajudado em toda essa etapa de transição.

M&M: Que passos seguirão agora com ambas?

Paulo: A Crafter teve somente um distribuidor ao longo de 25 anos, que fez um trabalho muito bem-feito, ao qual daremos continuidade. A marca nos permitirá estar presentes em um número ainda maior de revendas do que atingimos até o momento. Já o caso da Aquarian no Brasil é muito diferente. Tem trocado de distribuidor aqui várias vezes e sentimos que nunca foi feito um trabalho no médio e longo prazo para consolidar a marca. Sem dúvida é a terceira força mundial depois de Remo e Evans. A Aquarian precisa estar presente em mais pontos de venda e diferentes esforços de comunicação adicionais serão necessários para fortalecer a marca. Igor Cavalera, Douglas Las Casas, Fabiano Manhas e Cleverson Silva são artistas internacionais da marca e isso precisa ser mais bem trabalhado no Brasil. Além disso, contamos com um profissional que cuida das relações artísticas e das mídias sociais, Erick Lago. E, para a área de comunicação, identidade visual, material gráfico, PDV e internet, contamos com o trabalho do Álvaro Rodríguez. Temos certeza de que eles vão nos ajudar a tornar a Novità uma das importadoras mais importantes do Brasil.

M&M: Outra marca importante que vocês têm é a Seymour Duncan. Qual é a situação dela atualmente no Brasil?

Paulo: Neste primeiro ano de trabalho, conseguimos que a Seymour Duncan estivesse presente em praticamente todas as principais regiões do País. Passamos a oferecer uma variedade de produtos que antes não eram comercializados. Temos em nosso departamento comercial um especialista — Ramón Ibañez — dedicado a dar suporte técnico de pré e pós-venda a nossos representantes e lojistas. Isso tem feito a diferença, proporcionando mais segurança a quem compra captadores, que muitas vezes apresentam diferenças sutis entre modelos similares.

Crafter Silver HDE-500

    Crafter Silver              HDE-500

O mix de produtos da Seymour Duncan é grande. Escolhemos alguns modelos que são os que têm realmente mais procura e são mais versáteis, para serem trabalhados de maneira mais forte nas revendas. Orientamos muito bem os lojistas nisso e temos fortalecido muito no Brasil a venda de sets assinados por grandes artistas, como Slash, Steve Harris, do Iron Maiden, Dave Mustaine, do Megadeth e outros. Estamos a caminho de consolidar a associação direta entre Seymour Duncan e Novità Music no Brasil e na América do Sul.

 

Atividades no segundo semestre

Além dessa notícia, a Novità focará em fortalecer suas marcas para criar uma associação direta entre cada uma delas e a empresa, sempre focados no atendimento e suporte no pós-venda. Para isso, já definiram o calendário de viagens pelo Brasil em apoio aos representantes e lojistas para todo o segundo semestre do ano e estão consolidando uma pauta para que, em meados de julho, possam iniciar uma série de vídeos com material relevante em conteúdo para o público final, sempre com aspectos técnicos e dicas de melhor uso dos produtos distribuídos. Aguardaremos as novidades!

novita 3

 

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart