Um novo ano está começando. Já pensou quais serão suas ações nos próximos meses?
Sabe aquela lista que você prepara, todo ano, com os objetivos e metas para a nova jornada que se inicia? Pois é!
Todo ano a gente prepara uma lista de coisas que queremos realizar no ano seguinte:
– começar uma dieta;
– conhecer um lugar diferente;
– encontrar a pessoa amada;
– trocar de carro;
– controlar os gastos;
– espiritualizar-se;
– controlar a impulsividade e a ansiedade;
– começar um programa de corrida ou caminhada para melhorar a saúde;
– ajudar mais pessoas, e assim por diante!
Não sei o que você desejou para este ano. Mas gostaria de sugerir algumas metas, não para você, mas para a sua loja, para o seu negócio!
Isso mesmo: vamos preparar uma Lista de Desejos para 2018 que envolva a sua loja!
Vamos começar?
1º – Difundir a sua marca
Você já reparou nas três listas da Adidas? Fantástico, não? Em três listas, a identidade da marca.
E o que dizer do desenho gráfico da Nike? Esses são cases de sucesso que, pela difusão da marca, influenciam a compra dos produtos que vendem. E a sua marca? Você está satisfeito com ela? Quando alguém, principalmente desconhecido, observa a sua marca, já percebe que você vende instrumentos musicais? Dê atenção à sua marca e coloque-a em evidência.
2º – Vitrine
Não sei o que acontece com o nosso setor, mas as piores vitrines são exatamente as nossas. Temos o melhor produto para encantar, o sonho de todas as pessoas e não sabemos aproveitar o potencial da vitrine. Promova uma espécie de concurso interno com os colaboradores e mantenha a sua vitrine sempre nova, dinâmica, vivendo e demonstrando a alegria das boas datas comemorativas, como Carnaval, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal etc.
3º – Recepção
Se você quer se sentir um inútil, entre em qualquer loja de instrumentos musicais. Dificilmente você será abordado por alguém, a não ser que dê o primeiro passo. Por quê? Ter uma pessoa em destaque, sempre, para receber os clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Mas o nosso só tem destaque, só tem encanto, coisas lindas, o sonho de todo mundo. Tocar um instrumento musical é o que todos querem. Receba bem as pessoas que adentram a sua loja, mesmo que elas não queiram nada. Não querer nada pode dar samba!
4º – Simpatia
Essa meta é fantástica! Parece aquela meta de virada de ano que nos direciona para perder peso, mas, com o passar do tempo, não perdemos; pior, não fazemos nada e ficamos mais cheinhos…
Por que será, então, que não conseguimos perder peso se estamos focado nisso? Simples: falta de austeridade. Cobre diariamente de sua equipe a simpatia, o sorriso, o receber bem. Você vai perceber, naturalmente, que toda a sua equipe perderá “o peso” das más vendas!
5º – Layout
Você entra numa loja de departamentos, layout incrível. Você se aproxima de um supermercado, layout magnífico, atraente, com sede de consumo. Você entra numa banca de revistas e quer comprar, colocar crédito no celular, comprar jornais, revistas, tudo. Você entra numa loja de instrumentos musicais e parece que entrou numa empresa de logística em plena reforma…
Por que é tão difícil melhorar o layout das lojas de instrumentos musicais? Boa meta, então, para este ano: estudar, com carinho, o layout da loja!
6º – Uniforme
O uniforme diferencia e identifica a sua marca. Proporciona tranquilidade na vestimenta dos colaboradores e cria um elo fácil entre o cliente e o pessoal de vendas.
7º – Padronizar a linguagem do atendimento
Você conversa com um vendedor sobre uma forma de tratar o produto. Aí você fala com outro colaborador, uma abordagem completamente oposta à do primeiro… Caramba! Onde entrei? Num manicômio? Padronizar a linguagem dá segurança aos colaboradores. Permite que eles se sintam firmes nas propostas e na apresentação dos produtos. Se você ainda não pensou nisso, esta é uma boa dica para o ano novo: colaboradores falando a mesma língua!
8º – Cartão de visita
Mesmo com toda a tecnologia, com as redes sociais, os smartphones, os pads, o bom e velho cartão é eficiente e eficaz. A identidade de cada colaborador tem que ser clara; mas, acima de tudo, a identidade da sua marca, do seu negócio tem que ser difundida por meio desta potente ferramenta de networking. TODOS os colaboradores têm que ter a sua identidade fixada num bom, simples, eficiente e eficaz cartão de visitas.
9º – Setup dos produtos de demonstração
Você entra numa loja de maquilagem, todos os bons produtos esperando por você.
Você procura um smartphone, todos os aparelhos estão ligados e prontos para encantá-lo.
Você vai ao supermercado, uma infinidade de tentações para você comprar e levar para casa.
Entretanto, você entra numa loja de instrumentos musicais e quer testar um teclado, por exemplo, e só depois de “meio século” o colaborador encontra a fonte certa do produto. Se for para testar uma guitarra, então? Cabo ruim, cubo péssimo, não tem nenhuma pedaleira para ampliar o potencial de vendas, o cara senta em cima do cubo, e assim vai. Esteja preparado para vender.
O cliente chegou, testou, gostou, levou!
10º – Oferta da semana
Já reparou que somente o nosso setor não tem ofertas? Se você entrar numa loja de instrumentos musicais e procurar por um “tocador MIDI”, por exemplo, que é um produto “jurássico”, o preço será exatamente o mesmo de quando ele foi lançado. Será que não é por isso que tantos instrumentos ficam “encalhados” na loja e nos estoques? Tenha, toda semana, toda hora, todo dia, uma oferta especial, uma oferta relâmpago, uma forma rápida de desovar produtos que estão parados ou que chamam a atenção para o consumo rápido e eficaz. Também é bom pensar no bom e velho leilão! Pegue os seus produtos “encalhados”, separe-os em lotes e promova um leilão da melhor oferta. Desapegue-se dos produtos que travam a renovação do seu estoque!
11º – Reuniões semanais
É importante sentir, dos colaboradores, as sensações que envolvem a sua loja, a relação com o cliente, o que falta, o que é exagero, o que pode melhorar. Também é importante, toda semana, motivar os colaboradores com as boas intenções da sua gestão. Uma boa forma de colocar prumo na falta de comunicação é reunir a turma toda para ouvir e falar sobre as metas e os projetos do seu empreendimento.
12º – Redes sociais
Está todo mundo envolvido com isso, não é verdade? Por que o seu negócio deveria ficar de fora?
Mas é importante lembrar: não basta uma postagem e esperar que as vendas, ou o interesse pela sua loja, explodam. É preciso austeridade. É preciso divulgar, difundir, postar sempre, diariamente, hora após hora, o que está acontecendo com o seu negócio. Tenha certeza de que isso dá resultado!
13º – Contratar o Uhlik! Afinal de contas, o Uhlik é um Consultor Diletante de Notório Saber!
O que você achou da minha lista de desejos para 2018? Não é fantástica? Tenho certeza de que esta lista de 13 desejos, principalmente o último, vai alavancar as vendas da sua loja!