Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Larry DiMarzio, mudando o som da guitarra moderna

Nomes diferentes vêm à mente quando pensamos em captadores de guitarra, mas há um que definitivamente mudou o jogo com sua ideia de captador de reposição: Larry DiMarzio. Conheça Larry e um pouco sobre seu passado, presente e futuro neste artigo.

Diz-se que o primeiro captador de guitarra foi inventado pelo americano George Beauchamp, mas quem mudou definitivamente a forma como os captadores podiam ser usados ​​foi Larry DiMarzio. Por quê? Sua ideia de ter captadores de reposto certamente revolucionou o mercado e foi um conceito visionário na época!

Quando seu tio o levou para ver a ópera “La Traviata”, aos seis anos de idade, ele mal podia imaginar que seu amor pelo som e pela música o levaria a tantas invenções e que ele se tornaria uma das pessoas mais influentes da indústria da música.

“Aos treze anos, minha mãe decidiu que eu deveria fazer aulas de música e me deram a escolha entre acordeão ou guitarra. Felizmente, escolhi a guitarra…” Larry explica em uma história bem detalhada postada no site da DiMarzio.

Alguns anos depois, ele estava tocando com bandas locais e amigos e começou a estudar eletrônica na Brooklyn Technical High School. Sempre gostou de assistir a shows musicais em bares, exposições de arte e outros espaços culturais, conversar com pessoas criativas, ouvir e absorver música e ideias ao seu redor.

“Eu sabia que minha geração iria mudar o mundo. Já tínhamos música, moda, arte, filmes, cortes de cabelo próprios e havia uma energia quase irresistível. No dia 18 de agosto completei 20 anos e Nova York era uma cidade de sonhos e tudo era possível”, conta.

Para se ter uma ideia, naquela época Larry tinha amigos como Brooke Ostrander (da banda Wicked Lester) e Gene Simmons, que logo depois formou o KISS e costumava ir ver os shows da banda de Larry.

“Nossas aulas terminavam na mesma hora, então voltávamos juntos de metrô para o Queens regularmente. Ele era inteligente e engraçado e conversamos sobre música, guitarras e mulheres. Ele me emprestou seu amplificador de baixo Marshall de 100W para alguns de nossos shows e gravamos algumas vezes no porão da minha família. Houve um plano de formar uma banda em determinado momento, e ele me apresentou a Stan Eisen (que logo seria Paul Stanley do KISS). Tocamos juntos uma vez, mas eles queriam fazer originais e eu queria uma banda “top 40”. Gene me disse que seria uma estrela do rock e que sempre haveria algo especial nele e eu acreditei nele… e foi isso.”

Outro amigo seu, Tom Morrongiello (que mais tarde se tornaria técnico de guitarra de Bob Dylan, entre outros), emprestou a Larry uma guitarra que estava em muito mau estado e foi então que Larry decidiu reconstruí-la completamente.

“Primeiro, tornei-a estéreo para poder ajustar o tom e o volume incompatíveis do humbucker usando o segundo canal do meu amplificador Fender. Adicionei uma unidade de distorção Boss sob o pickguard e conectei-a diretamente ao humbucker. (Ver diagrama). Conectei o controle de volume do humbucker após o circuito para que a distorção estivesse sempre no máximo, mas a saída pudesse ser controlada e mixada com qualquer combinação de captadores; ou você poderia evitar a distorção do circuito.”

“Minha nova fiação tinha um segundo controle de três posições (chave Gibson de ângulo reto), dois volumes e um controle de tom. Dessa forma, você poderia incluir qualquer combinação de captadores, de uma vez só.”

“Coloquei um mini switch no conector de saída para poder alternar entre mono ou estéreo. Depois de terminar, percebi que nunca tinha visto nenhum design de circuito de guitarra como o da minha Stratocaster.”

Ao visitar tantos shows de bandas locais, conversar com músicos e ver os problemas que eles tinham, Larry definitivamente sabia que som queria… e o que poderia ser mudado nas guitarras para alcançá-lo!

Ele começou a trabalhar em uma oficina de conserto de guitarras e viu todos os erros que os grandes nomes da indústria de fabricação de guitarras estavam cometendo e, claro, ele tinha um milhão de ideias sobre como consertá-los. “Por exemplo, uma nova Les Paul viria à loja para configuração, e eu sugeriria que removêssemos as tampas dos captadores (aproximando os captadores das cordas), polimos-os (o trabalho dos trastes da Gibson era particularmente ruim naquela época), voltaríamos a arrumar os trastes, colocaríamos algumas cordas Guitar Lab .09, ajustaríamos o braço para acomodar a tensão reduzida e reafinaríamos a ponte. Em seguida, redefiniríamos as alturas dos captadores e os parafusos individuais para obter um melhor equilíbrio das cordas… uma configuração real por cerca de US$ 35,00”

Tentando conseguir mais trabalho e dinheiro, Larry perguntou ao chefe se ele poderia levar alguns trabalhos para casa e ele lhe deu uma caixa de captadores quebrados para consertar. “Comecei a vasculhar a caixa de captadores quebrados, verificando se havia juntas de solda fria ou conexões em curto. Às vezes eu poderia salvar um captador simplesmente removendo algumas voltas do acabamento da bobina e fazendo uma nova solda. Outros simplesmente precisavam que seus cabos fossem substituídos. Enquanto trabalhava nos humbuckers, percebi que poderia pegar a bobina de trabalho e prender os parafusos e porcas de outro captador do mesmo período e remontar o captador, e fiz a maioria deles funcionar.”

Depois de muito trabalho em diversas oficinas, consertando e experimentando peças de guitarra e principalmente captadores, Larry conseguiu sua primeira invenção completa: o Super Distortion em 1972, o primeiro captador de guitarra de reposição do mundo.

Como o Super Distortion surgiu é uma grande história por si só, mas vamos tentar resumi-la e simplesmente dizer que o captador produzia uma saída elétrica mais alta do que a maioria dos captadores que eram normalmente instalados como padrão nas guitarras da época, com o dobro da saída e ímãs cerâmicos mais fortes.

Larry começou a usar o Super Distortion em alguns trabalhos de substituição e também em guitarras vintage que havia construído, e logo começou a receber muitos pedidos.

No verão de 1974, os captadores DiMarzio estavam nos palcos e em gravações ao redor do mundo. Super Distortion estava por toda parte, desde David Bowie, Boston, The Who, KISS, Cheap Trick, Aerosmith, Return to Forever, Wishbone Ash, New York Dolls e Iron Maiden. Os captadores DiMarzio foram rapidamente adotados por músicos como Rick Derringer, Al Di Meola, Earl Slick, Ronnie Montrose, Allan Holdsworth e outros. “As músicas de sucessos estavam fluindo, fiquei orgulhoso de fazer parte do som de todos e muito feliz em promover meus amigos e suas músicas.”

“O Super Distortion surgiu porque eu queria melhorar o som e a saída da minha guitarra sem abrir um buraco no corpo e desvalorizá-la. Nunca pretendi ser um fabricante, mas cinquenta anos depois ainda sou o ‘guru dos captadores’, supervisionando o desenvolvimento, o design e a produção dos captadores, correias, cabos e ferragens DiMarzio, todos feitos à mão nos Estados Unidos”, enfatiza Larry. 

E o sucesso continua! Em 1994, a revista Guitar World listou Larry entre os 100 maiores inovadores. Ele é sem dúvida o responsável pela ideia de que “um guitarrista poderia pegar um instrumento original e ‘personalizá-lo’, customizando seu som de acordo com seu gosto e estilo de tocar individual”.

Conversando com Larry

Depois dessa breve introdução (a história do Larry é tão rica que poderíamos dedicar dezenas de páginas, acredite!), aqui fica uma pequena entrevista que a Música & Mercado teve oportunidade de realizar.

M&M: Larry, lemos que você se inspirou muito em Nova York no passado. De onde você tira sua inspiração hoje?

Larry: Nova York era ótima no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, mas minha inspiração sempre veio de uma combinação de fatores. Todos os meus designs originais, o Super Distortion, o Dual Sound, o Fat Strat, o Pre BS Tele e o Model 1 Bass, foram inspirados em minhas próprias experiências de reparo e performance ao vivo. Depois comecei a trabalhar mais com artistas e ajudar construtores de guitarras, como inicialmente BC Rich, Hamer, Dean, Guild, Jackson e Charvel. Mais tarde trabalhando com Ibanez, Music Man, etc. para desenvolver guitarras com melhorias.

Agora estou trabalhando (e já trabalhei com) muitos grandes guitarristas, incluindo Van Halen, Kurt Cobain, John Petrucci e Joe Satriani, Nita Straus, Steve Vai e muitos mais, ajudando-os a refinar o som e a aparência de suas guitarras.

M&M: Suas criações mudaram o mundo da guitarra elétrica. Como você se sente sobre isso?

Larry: Estou feliz com minha contribuição para a guitarra moderna e com o fato de tantas pessoas gostarem do que eu fiz. Ao longo de 50 anos, fiz alguns milhões de captadores de guitarra. Não pensei muito em contá-los! A revolução que a DiMarzio trouxe para a guitarra elétrica tem muito a ver com o fracasso das grandes empresas de guitarras desde o seu início. Elas ignoraram o que os músicos contemporâneos, os músicos de rock, queriam.

Considerando que a empresa de guitarras Gibson descontinuou a Les Paul no início dos anos 1960. Eles não conseguiram vendê-la. E eles não entendiam o porquê. Quando a guitarra foi relançada, era uma mera sombra de si mesma. Quando essas guitarras foram distribuídas, elas chegavam às lojas com trastes ruins e uma corda G enrolada. Quando trabalhei no Guitar Lab, recebíamos pedidos de lixamento, polimento e configuração completa de novas guitarras.

O que o captador Super Distortion fez pela Les Paul foi compensar muitos dos defeitos inerentes às guitarras relançadas. Ele trouxe aquelas guitarras de volta à vida. Além disso, o verdadeiro sucesso da Les Paul nada teve a ver com a companhia Gibson dos anos 1970. Teve a ver com os músicos que a adotaram e a utilizaram em seus álbuns, em seus shows, etc. O sucesso da Les Paul deveu-se às guitarras que eles descontinuaram, não às guitarras que relançaram. É por isso que uma Gibson Les Paul original de 1959 está sendo vendida por cerca de US$ 250 mil… uma guitarra que originalmente custava cerca de US$ 249,00 em 1959. Elas tinham magia.

M&M: Vamos falar sobre o presente. Como você vê o mercado de captadores hoje?

Larry: A DiMarzio ainda está em uma ótima posição de invenção e inovação. Por exemplo, acabei de atualizar todos os captadores de baixo de 4 cordas que a DiMarzio introduziu em 1977. Com o DiMarzio P (DP122) e Model J (DP123), reinventei o som de ambos os estilos de captadores. Mais uma vez, seguindo a filosofia de que o captador deveria ser um substituto direto, sem nenhuma modificação no corpo da guitarra, e deveria melhorar o som. No caso do captador jazz bass, o DiMarzio Model J é humbucking. O captador Fender Jazz não é. Introduzi peças polares ajustáveis ​​em 1977 e uma estrutura magnética mais eficiente; o baixo Fender Jazz não possui pólos ajustáveis. O jazz bass DiMarzio é mais alto e menos barulhento do que o captador de baixo de jazz original da Fender. Em 2020, redesenhamos o formato da coberta e fizemos melhorias mais uma vez nos graves de precisão. Nosso captador de baixo Relentless começa com uma tampa de metal recém-esculpida que adiciona forma e função, e nós a projetamos em conjunto com Billy Sheehan. Esses recursos de design foram então incorporados em todos os nossos novos modelos Relentless e Sixties para jazz bass e 4 cordas de precisão.

Agora estou planejando uma rodada de captadores de baixo de 5 cordas atualizados este ano. É por isso que estamos sempre introduzindo novos designs, e não apenas tentando clonar captadores Fender ou Gibson pré-existentes. Também estou planejando uma nova linha de captadores estilo Gretsch para compensar e melhorar as deficiências de seus designs. Regularmente temos reuniões onde sou apresentado a um grupo diversificado de novos artistas. Por exemplo, Matteo Mancusso, Christian Martucci, a banda Cannons, Malina Moye, Corey Taylor, entre outros.

M&M: Ainda há espaço para inovação no mercado de pickups?

Larry: Absolutamente. Além do que mencionei acima, estamos atualmente discutindo inovações para o mercado acústico com a Martin Guitars. Estou em uma busca incessante para melhorar guitarras e violões!

M&M: Existe alguma ideia do passado que você ainda não colocou em um captador?

Larry: Deixe-me dar um exemplo. Quando inventei o Super Distortion em 1973, não pretendia clonar um antigo Gibson PAF. Eu queria um som novo, um som melhor. Super Distortion tinha aparência e tom próprios. Foi projetado para o guitarrista moderno. Meu pickup era melhor e tinha um tom blues maravilhoso e bobinas Double Cream. Por exemplo, o som de Ace Frehley no KISS, Al Di Meola, o guitarrista de Boston Tom Scholz, Earl Slick de David Bowie. Esse é o som de um captador DiMarzio! Eu construí e funcionou.

Em 1976, Paul Hamer (Hamer Guitars) me pediu para projetar um captador estilo PAF. Nesse caso, voltei ao design anterior da Gibson e fiz melhorias nele. Os captadores DiMarzio não foram projetados para serem clones de captadores mais antigos. Há alguns anos, recebemos pedidos no mercado para um captador PAF estilo clone, que se tornou nosso PAF 59. Os PAF 59 (tanto na ponte quanto no braço) são baseados nos captadores da minha Gibson Les Paul original de 1959. (ver foto) Esta é a Gibson Les Paul com melhor som que já toquei. Vários anos depois, atualizamos muitos de nossos outros designs para atender também às solicitações do mercado. A ideia de clone, neste caso, foi baseada em uma guitarra bem específica, e não em uma interpretação imaginária da época. Fazemos os captadores Strat silenciosos com melhor som (modelos Area) porque são os mais próximos das Strats clássicas, mas silenciosas.

M&M: O que você acha do mercado atual de guitarras elétricas em geral?

Larry: O mercado de guitarras elétricas muda o tempo todo. Cresci com Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page. Tocar guitarra agora é muito diferente e a música sempre passa por fases, como qualquer outra coisa. Alguns dos meus músicos favoritos agora não estão em bandas de guitarra.

Quincy Jones disse uma vez: “Existem apenas dois tipos de música, a boa e a ruim”. Sempre me interesso por algo diferente. Por exemplo, Caroline Polacheck, Dua Lipa e Kimbra. Não há muita guitarra em suas músicas, mas acho que elas trazem um novo nível de tecnologia de gravação e camadas para a música. Em alguns casos, sou afetado pelas camadas e pelas maravilhosas tomadas de decisão na gravação, e isso afeta como quero ouvir as guitarras nesse tipo de mixagem. Nem é preciso dizer que o Atmos está presente em todas essas novidades. Isso me fez repensar as melhorias que podem ser feitas em guitarras e baixos para adaptá-los a esses novos ambientes. Nem é preciso dizer que é preciso entender e ter uma boa técnica e uma história, mas ultimamente parece que a única regra é que “Não existem regras”.

M&M: O que o futuro trará para Larry DiMarzio?

Larry: Pode ser uma década diferente, mas ainda estou fazendo a mesma coisa que sempre fiz. Acabamos de atualizar todos os nossos captadores de baixo e atualmente estou projetando cabos montados para fácil substituição e tirando fotos de novos artistas interessantes. Na NAMM 2024, lançaremos 5 captadores de reposição Gretsch e vários novos padrões de correias de guitarra Cliplock. O plano é continuar melhorando a guitarra para os guitarristas modernos.

M&M: E quais planos você tem para a empresa?

Larry: Agora faço coisas que ninguém mais faz. Não sou um cara sentado no porão da casa da mãe, girando fio em uma bobinadeira Stew Mac que comprei na Internet. A DiMarzio é uma empresa de design e incorporamos o estilo e a sonoridade dos artistas em tudo o que fazemos com eles. De fotografia a cosméticos para captadores e designs de correias de guitarra. Os captadores UtoPIA de Steve Vai, por exemplo. Quando fomos chamados para o projeto Steve Vai PIA, nossa contribuição não foi apenas novos designs de captadores que atendem ao som de Steve, mas também como podemos integrar a aparência dos captadores com toda a guitarra. Também desenhamos correias correspondentes.

Quando Steve Vai lançou seu novo álbum, todas as novas fotos de imprensa eram minhas, assim como a capa do álbum. Fiz capas de CDs e revistas com John Petrucci, Yngwie Malmsteen, Steve Vai e Van Halen ao longo dos anos. Estou sempre trabalhando com nossos artistas e tentando promovê-los de uma forma positiva. Isso faz parte do que gosto de fazer e do meu trabalho na DiMarzio… Eu inventei. É isso que a empresa DiMarzio faz. Meu trabalho com Eddie Van Halen nos anos 1990 foi sempre o mesmo: integrar o captador da guitarra com o fabricante e o artista. Temos uma agência de publicidade interna desde o início dos anos 1980 e agora estamos planejando uma empresa de relações públicas interna, porque as gravadoras não apoiam mais seus artistas.

Fique ligado no que a DiMarzio vai lançar nos próximos meses!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart