Conecte-se conosco
Shure

Educação

Impacto da música no desenvolvimento cerebral das crianças

Publicado

on

Impacto da musica no desenvolvimento cerebral

Pesquisa do Brain and Creativity Institute, da Universidade da California, reforça a importância do aprendizado musical

Ser um adolescente de origem carente deve ser especialmente difícil durante a pandemia. Mas um desses grupos de jovens teve uma vantagem. Eles são membros da YOLA( Youth Orchestra of Los Angeles), a orquestra jovem dirigida pela Filarmônica de Los Angeles, e, em meio ao estresse e ao isolamento do bloqueio, eles têm usado seu conhecimento musical para curtir jams improvisadas no Zoom.

“A música está dando a eles um espaço para se distrair das notícias”, diz Assal Habibi. “Eles contam com as amizades para tocar música juntos.”

Habibi não é uma entusiasta das artes. Você normalmente a encontrará no Instituto de Cérebro e Criatividade da University of Southern California. Em seu papel como Professora Assistente de Psicologia, ela estuda como as experiências na vida afetam a estrutura do cérebro e, com isso, nossas habilidades cognitivas e desenvolvimento social.

Pesquisa cética sobre os efeitos da música

Publicidade

Quando, sete anos atrás, a LA Phil, Filarmônica de Los Angeles, a convidou para observar sua classe de crianças de seis anos de idade da YOLA, ela aceitou a tarefa com todo ceticismo profissional. “É raro uma orquestra colaborar com um instituto científico”, diz Assal Habibi. “Não dissemos que iríamos encontrar os benefícios da música, dissemos que iríamos publicar tudo o que encontrarmos”.

Conecta+2025

A Filarmônica de Los Angeles estava correndo um risco e as evidências poderiam ter sido de qualquer maneira. “No início era um caos”, diz ela. “Eles tinham seis anos de idade com violinos batendo uns nos outros”.

Como o Big Noise da Escócia, o esquema é baseado no El Sistema da Venezuela, um programa pioneiro que oferece treinamento musical intensivo para crianças de comunidades vulneráveis. Seu graduado mais conhecido é o maestro e violinista Gustavo Dudamel, que também é diretor musical da LA Phil.

:: Leia também:

Os defensores da música acreditam que, ao aprender um instrumento e tocar juntos, os jovens músicos desenvolvem a disciplina, a auto-estima e as habilidades sociais que os ajudarão mais tarde na vida. Essa é a teoria. Habibi passou os anos intermediários estudando o cérebro em desenvolvimento das crianças para ver se eles se desenvolveram de fato.

Para ter um comparativo de como os cérebros das crianças que estudavam música estavam se desenvolvendo, ela recrutou mais dois grupos de 25. Um fazia parte de um programa de esportes da comunidade e o outro, o grupo de controle, não estava inscrito em nenhuma atividade fora da escola organizada.

Publicidade

Desenvolvimento cerebral das crianças que estudam música

Ela rastreou habilidades acadêmicas, como leitura, memória e matemática, bem como habilidades sociais, como empatia e compaixão. Mesmo ajustando para fatores ambientais, as evidências a convenceram dos benefícios. No equilíbrio, os jovens músicos superaram os outros grupos. O fato de os esportistas ficarem em segundo lugar apenas reforça o valor da atividade compartilhada.

As primeiras mudanças que ela observou foram nos sistemas de processamento auditivo do cérebro. Nos músicos, o córtex temporal, que tem a função de enviar informações do ouvido ao cérebro, amadureceu mais rapidamente. Isso é o que você esperaria, mas depois de dois ou três anos, ela também começou a observar mudanças no comportamento social.

“Crianças que estão mais sincronizadas ritmicamente com outra pessoa, são mais sociáveis e dispostas a compartilhar seus pertences com os demais”, diz ela. “É uma tarefa simples, mas mostra que a sincronicidade faz parte da evolução e provavelmente tem algo a ver com o papel da música na criação de coesão social.”

criancas-tocando

Em média, as crianças do YOLA pontuaram mais alto nos testes de empatia e foram melhores em julgar os estados emocionais dos outros. “Há um momento mágico e emocional quando músicos tocam juntos”, diz ela. “Eles olham um para o outro e você presume que eles são hábeis em ler o conteúdo emocional do rosto e do movimento. Isso também se aplica às crianças em nosso estudo. ”

Ela aprofundou os resultados do laboratório com observações dos pais, que relataram menos agressão, menos hiperatividade e mais cooperação em casa entre os músicos. Isso se traduz em um histórico mais realizado na escola e, você pode supor, melhores chances de sucesso na vida adulta. Com a ajuda da neuroimagem, Habibi observou um envolvimento correspondente nas áreas do cérebro associadas à tomada de decisões e ao planejamento. “Parece que há mudanças neuroplásticas no cérebro em uma idade precoce que correspondem às suas melhores habilidades”, diz ela.

Publicidade

Ela falará sobre suas descobertas na vertente Cultura e Educação do Culture Summit, com a participação de Elsje Kibler-Vermaas, do departamento de educação de LA Phil, e de um músico de 13 anos cuja vida foi transformada pelo programa, e em um webinar.

A música deveria ser um prazer em si, Habibi argumenta, mas seus resultados sugerem que também é uma “ferramenta a ser usada para processar emoções”. Ela acredita que toda criança merece acesso a tal ferramenta (a música). “Nossos resultados mostram que isso lhes confere competências importantes para o sucesso na vida, acadêmica e socialmente. A educação artística e musical não deve ser um bônus para algumas crianças que podem pagar. Deve fazer parte de um currículo que oferecemos para o desenvolvimento da criança inteira. ”

Com informações do YOLA | fotos da Los Angeles Philharmonic Association 

 

Publicidade

 

Conecta+2025
Continue Lendo
Publicidade
1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

JBL Music Academy reúne talentos globais em Amsterdã — e dois brasileiros estão entre os selecionados

Publicado

on

JBL final music academy 750x500

A JBL Music Academy iniciou sua fase principal reunindo 30 artistas do mundo todo para uma imersão completa no universo da indústria musical.

Entre os dias 9 e 14 de novembro, os participantes viajaram a Amsterdã para uma semana de workshops, masterclasses e sessões de estúdio nos prestigiados STMPD Studios — espaço criado pelo DJ e embaixador global da JBL, Martin Garrix.

Em sua terceira edição, o programa amplia horizontes ao incluir também a participação do cantor e compositor Benson Boone, outro embaixador global da marca. Além de conhecerem os bastidores do show do artista na Ziggo Dome, os selecionados tiveram acesso exclusivo ao backstage e a uma imersão no processo criativo do cantor.

A programação reúne temas essenciais para quem deseja se profissionalizar no mercado fonográfico: produção musical e design de som, branding e PR, negócios, streaming e distribuição, direitos autorais, composição e uso de inteligência artificial. Depois das aulas, cada participante pôde aplicar as técnicas aprendidas em sessões práticas de estúdio.
Brasil entre os destaques da edição

Pela primeira vez com pré-seleção no Brasil, dois jovens talentos nacionais foram escolhidos para integrar o grupo internacional.

Publicidade

A cantora Calena, de 29 anos, nasceu no Rio de Janeiro e chamou atenção pela fusão entre R&B, pop e elementos orgânicos, criando uma estética sonora própria. Com prêmios como o DraftMood da Rádio Mood FM e o título de “Escolha do Público” da página R&B Brasil, ela encerra um ano marcante — que inclui o lançamento do EP sexTAPE — com sua participação na JBL Music Academy.

Conecta+2025

Outro representante brasileiro é o DJ e produtor carioca Gaddi, de 22 anos, um dos nomes mais promissores da eletrônica nacional. Com mais de 530 mil streams no Spotify e destaque no Beatport, seu single “Afterparty” alcançou o 1º lugar em Tech House e o 2º no Top 100 Overall, consolidando-o no cenário internacional.

Os dois brasileiros chegaram à etapa final após enfrentarem uma disputa global iniciada em abril, que selecionou 10 nomes nacionais para a shortlist. Em setembro, o resultado confirmou a participação na imersão, oferecendo hospedagem, alimentação, transporte e todas as atividades da experiência — incluindo a presença no show de Benson Boone.

Publicidade
Benson
Continue Lendo

Educação

São Paulo: Inscrições abertas para formação em audiovisual com auxílio financeiro

Publicado

on

sao paulo curso AV 750x500

O projeto é para jovens de 17 a 24 anos, terá remuneração mensal de R$ 1.745 e as inscrições vão até quarta-feira 19/11.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e em parceria com o Instituto Criar, oferece uma formação em Audiovisual com auxílio mensal de R$1.745, mais alimentação, para jovens de 17 a 24 anos.
 
As inscrições para o programa ficam abertas até a próxima quarta (19). Para se inscrever, é necessário procurar um Aliado Social próximo do seu território para te indicar e “apadrinhar” a entrada no projeto. A lista de aliados pode ser acessada clicando aqui. 
 

Durante um ano, com aulas integrais de segunda a sexta, os estudantes podem escolher se especializar em Fotografia, Direção de Arte, Roteiro, Produção, Pós-Produção, Áudio ou Tecnologia. O primeiro ciclo do curso é de experimentação em todas as áreas e depois é possível escolher em qual área se aprofundar. Para finalizar, será feito um Projeto Experimental de Curso (PEC).
 
Em 2024, pesquisa encomendada pela instituição, realizada pela Quaest, mostrou que 88% dos veteranos do curso estavam trabalhando, sendo 76% na área do audiovisual e da tecnologia; 83% afirmaram ser a pessoa com maior salário da sua família; 60% dos formados pelo Criar não moram na mesma casa de quando eram estudantes e 88% foram para um lugar melhor e mais propício para carreira.
 
Os indicadores apontaram ainda que 23% tornaram-se educadores; 30% começaram uma organização para gerar impacto social. 47% dos veteranos participam ou já participaram de algum coletivo audiovisual periférico, realizando trabalhos autorais com autenticidade e revelando o potencial dessa identidade nas novas narrativas e estéticas.

Conteúdo do curso:

  • Animação: introdução ao stop motion e à animação 2D;
  • Assistência de Direção: acompanhamento criativo e técnico da direção, com foco em planejamento de set e continuidade narrativa;
  • Áudio: captação, trilhas sonoras e finalização de áudio;
  • Direção de Arte – Caracterização: cabelo, maquiagem e figurino, voltados à construção de personagens e à criação da imagem;
  • Direção de Arte – Cenografia: concepção de cenários, produção de objetos, contrarregragem e ambientação;
  • Fotografia: fundamentos de câmera, iluminação e maquinária;
  • Produção: práticas de produção executiva, coordenação e gestão de set;
  • Pós-Produção: montagem, colorização e finalização;
  • Roteiro: estudo da linguagem cinematográfica, escrita criativa e elaboração de roteiros para diferentes formatos.

Pré-requisitos:

1- Ser domiciliado no Município de São Paulo há, no mínimo, 2 (dois) anos.
 
2- Ter entre 17 e 24 anos – especificamente ter nascido entre 24 de fevereiro de 2001 e 23 de fevereiro de 2009;
3- Pertencer à família com rendimento mensal per capita igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo nacional vigente, ou seja, valor base de R$1.518,00, computando-se a totalidade dos rendimentos brutos dos membros da família, oriundos do trabalho e/ou de outras fontes de qualquer natureza, incluindo-se os benefícios e valores concedidos por órgãos públicos ou entidades particulares
 
4- Não ter participado de outro projeto com bolsa trabalho por mais de 14 meses;
 
5 – Não estar recebendo seguro desemprego no início das aulas.
6 – Ensino médio a concluir em 2025 ou já concluído (comprovado por diploma, declaração de conclusão ou que está para concluir);
7 – Ter o período integral, de segunda a sexta-feira, livre para a frequência das atividades obrigatórias, tendo em vista o cumprimento da carga horária para a obtenção do certificado de conclusão;
8 – Ser indicado por um aliado social que são organizações sociais, espaços culturais, escolas, coletivos culturais ou veteranos das turmas 1 a 20.

Publicidade
D-One

9 – Aptidão para Audiovisual.
 

Segunda Etapa

  • Entrevista ONLINE – 10 a 12 de dezembro 2025
  • Resultado Final – 15 de dezembro de 2025
 

Para mais informações, clique aqui.
Em caso de dúvida envie e-mail para processoseletivo@institutocriar.org ou 11 995542391.

Zeus
Continue Lendo

Educação

Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos gratuitos de música e teatro

Publicado

on

cons tatui incriçoes 750x500

O Conservatório de Tatuí, reconhecido como a maior escola pública de música e teatro da América Latina, está com inscrições abertas até 30 de novembro para mais de 60 cursos gratuitos nas áreas de música erudita, música popular, artes cênicas e educação musical.

As oportunidades abrangem diferentes modalidades — livres anuais, regulares e de especialização — e atendem públicos de todas as idades e níveis de experiência.

Mantido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Conservatório oferece formação profissionalizante gratuita, sem cobrança de taxas de inscrição, matrícula ou mensalidade.

Novidades para 2026

Após um ano de grande adesão, com 95% das vagas preenchidas, o Processo Seletivo 2026 traz uma importante expansão: o lançamento de sete novos cursos livres anuais, cinco voltados à música e dois às artes cênicas.

Entre as novas habilitações musicais estão:

Publicidade
  • Introdução à Leitura Musical (virtual),
  • Banda de Sopros e Percussão,
  • Introdução ao Canto Lírico,
  • Conjunto de Cordas Dedilhadas,
  • Prática Coletiva de Cordas Friccionadas.

As aulas são presenciais, com duração de um ano, voltadas a adultos a partir de 18 anos. Os encontros ocorrerão à noite ou aos sábados, com carga horária de 120 a 160 minutos semanais.

Shure

Na área teatral, os novos cursos são Iniciação Teatral para Adolescentes e Iniciação Teatral para Adultos, que têm o objetivo de introduzir os participantes ao universo da atuação. As aulas acontecerão aos sábados, com três horas de duração semanal.

Formação em Artes Cênicas

Além dos cursos livres, a instituição mantém formações regulares em teatro para diferentes faixas etárias:

  • Iniciação Teatral para Crianças (8 a 10 anos);
  • Teatro para Adolescentes (11 a 17 anos), divididos nos níveis Ateliê I e II;
  • Artes Cênicas (adultos a partir de 18 anos), com 3,5 anos de duração;
  • Visualidades da Cena, curso voltado à cenografia, figurino, iluminação e história da encenação.

As habilitações proporcionam um mergulho completo nas linguagens da cena, combinando teoria e prática com o acompanhamento de professores especializados.

Cursos de Música Erudita e Popular

Na música erudita, o Conservatório oferece formação completa em instrumentos como piano, violino, violoncelo, clarinete, trompete, tuba, flauta transversal, harpa, percussão e canto lírico, além do setor de Performance Histórica, que ensina instrumentos da música antiga, como cravo e viola da gamba.

Já na música popular, há cursos de MPB/Jazz, Choro e Música Raiz, com habilitações em bateria, guitarra, saxofone, cavaquinho, bandolim, violão sete cordas, percussão e viola caipira.

Os cursos regulares têm duração de 5 a 9 anos e são voltados a jovens de 8 a 25 anos, conforme a habilitação. Além da sede em Tatuí, o Polo São José do Rio Pardo oferece diversas opções, ampliando o acesso à formação musical gratuita no interior paulista.

Publicidade

Educação Musical e Inclusão

O curso de Formação em Educação Musical prepara docentes e músicos para atuar no ensino da musicalização infantil. Com duração de dois anos, é destinado a quem possui Ensino Médio completo.

Outra iniciativa de destaque é a Especialização em Musicografia Braille, voltada à educação musical inclusiva. O curso, com dois anos de duração, oferece disciplinas específicas sobre leitura e escrita musical no sistema Braille, metodologias pedagógicas e tecnologias assistivas.

Cursos de Especialização

Para quem busca aprofundamento técnico, o Conservatório também oferece cursos de especialização em:

  • Teatro Musical, primeiro do tipo oferecido por uma escola pública no interior paulista;
  • Luteria, voltado à construção e restauração de instrumentos de cordas;
  • Iniciação à Regência, com foco em bandas, coros e orquestras;
  • Viola Caipira, que aborda a riqueza cultural e regional do instrumento.

Critérios e processo seletivo

O método de seleção varia conforme o curso:

  • Nos cursos livres e introdutórios, as vagas são distribuídas por sorteio público transmitido ao vivo no canal do Conservatório no YouTube.
  • Nas habilitações teatrais, há aulas-entrevistas presenciais.
  • Para músicos com conhecimento prévio, a seleção pode ocorrer por avaliação presencial ou envio de vídeo (para residentes a mais de 200 km).

O Conservatório mantém políticas afirmativas, reservando 50% das vagas para estudantes de escolas públicas e 5% para pessoas com deficiência (PcD).

As inscrições podem ser feitas até 30 de novembro pelo site: www.conservatoriodetatui.org.br.
Mais informações podem ser solicitadas por e-mail:

  • processoseletivo@conservatoriodetatui.org.br (Tatuí)
  • 
secretaria.polo@conservatoriodetatui.org.br (Polo São José do Rio Pardo)

Foto: Josué Mota/Arquivo Conservatório de Tatuí

Publicidade
Zeus
Continue Lendo

Áudio

D-One
Publicidade Canal oficial no WhatsApp - Música & Mercado

Trending