Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search
Library zlib project

Diferenças entre vender na internet e vender na loja física

Com a aceleração do hábito de comprar e vender on-line, muitos vendedores estão na dúvida sobre como vender na internet e na loja física. Vou mostrar aqui algumas diferenças.

Em uma loja física, o relacionamento com o cliente acontece de uma forma próxima, olho no olho, na qual rola uma abordagem e um atendimento no qual, de início, foca-se aquilo que o cliente procura. Quando finalizada a venda, encerra-se o processo. 

Por sua vez, na internet, após a venda tem-se a fase de entrega, acompanhamento e, em muitos casos, avaliação do cliente. Uma coisa que muitas empresas ou pessoas não fazem é se preocupar com a questão do pós-venda. 

Pós-venda é fundamental para quem quer realmente crescer no mercado digital. 

Fazer um pós-venda no mercado on-line não é tão simples assim, até porque quem trabalha forte com vendas on-line e tem um grande fluxo de vendas tem de ter pessoas para poder dar um suporte e fazer um pós-venda que realmente valha a pena. O fato é que uma empresa que trabalha com lojas físicas e ao mesmo tempo com vendas on-line de forma geral, por meio de um site próprio, marketplaces e redes sociais, tende a ter um número de vendas no virtual bem maior do que no físico, por conta da demanda de clientes em todo o Brasil e do crescimento a cada dia das vendas on-line em todo o mundo.  

Gestão do estoque 

A gestão de estoque causa menos problemas em uma loja física do que em uma loja on-line (sites próprios) ou vendas em marketplaces, pois vender um produto na internet sem tê-lo em estoque causa um grande transtorno, tanto para quem vende como para quem compra. 

Ao iniciar uma atuação digital sem garantir uma gestão de estoque eficaz, corre-se o risco de vender produtos sem que haja estoque e assim prejudicar o relacionamento com o cliente por atrasar a entrega ou, pior, não entregar. Isso, em determinados marketplaces, prejudica sua reputação, algo que conta muito quando o cliente vai definir com quem comprar.

Preço e concorrência

A concorrência no mercado digital é bem mais acirrada do que em lojas físicas. Chega até a ser desleal. Os preços variam muito, até por conta da tributação de cada estado. Então, alguns vendedores de determinadas regiões se prejudicam muito por pagar impostos mais altos do que outros de outras regiões, e para eles poderem brigar no preço, acabam sacrificando suas margens de lucro. 

Outro fator que contribui para preços tão diferenciados no mercado digital é porque há muitos produtos de origem ilegal e até falsificados. Também por existir pouca fiscalização, o mercado acaba sendo bastante abastecido desse tipo de produto. 

Vantagens e desvantagens de quem compra e vende pela internet

Vantagens para quem vende
Acredito que a única vantagem para quem vende na internet é poder oferecer seus produtos e serviços para uma quantidade de clientes maior, abrangendo todo o território nacional e até internacional, se for o caso. Para quem vende na internet, não existem fronteiras. Outra vantagem é usar os marketplaces para captação de clientes. Uma vez que o cliente compra com o vendedor,  o comprador recebe todos os dados dos clientes, podendo fazer contato e um pós-venda bacana. Assim ele irá fidelizar o cliente para sempre, aumentando seu leque de clientes para a empresa. 

Desvantagem para quem vende

Não vejo desvantagem para quem vende. O único fator a ser considerado é a margem de lucro, que tem de ser sacrificada, mas isso é compensado pela demanda no mercado digital. Se o processo for feito de maneira séria e organizada, o volume de vendas pode ser dez vezes maior do que o de uma loja física, por conta da demanda de clientes. 

Vantagens para quem compra

A principal vantagem para quem compra é poder usar a tecnologia, seja ela um celular, tablet ou um computador, e ter uma variedade grande de produtos na palma da sua mão, sem precisar sair de casa. Também por conta da concorrência acirrada na internet, os compradores acabam achando preços bem abaixo dos preços das lojas físicas. Outra vantagem é a comodidade, que é o que as pessoas que compram na internet procuram. 

Desvantagens para quem compra

É não ter 100% de certeza da procedência do produto que está adquirindo. E também não ter certeza de que irá receber seu produto em perfeitas condições, devido ao envio — muitas vezes, correios ou transportadoras manuseiam os produtos de maneira incorreta, provocando muitos problemas com produtos danificados. Outra desvantagem é comprar algo sem ver: muitos consumidores se frustram por achar que o produto era uma coisa e acaba recebendo outra.   

 

*Autor: Manuel Monteiro, especialista em vendas físicas e on-line. Contatos: (81) 99566-5865 Whatsapp, Instagram: @manuel.m.jr e Facebook Manuel Monteiro.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart