Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search
Library zlib project

5 motivos para aprender um instrumento musical na quarentena 

Áreas específicas do cérebro são movimentadas no aprendizado da música, além de ativar a parte da felicidade e diminuir a ansiedade.

Quando realizamos qualquer ação, diferentes partes do cérebro são ativadas,porém há áreas adormecidas que só são despertadas quando começamos a fazer atividades que fujam do nosso comum. É assim com a música. 

De acordo com Ana Mae Barbosa, uma das maiores especialista em arte-educação, o aprendizado das artes, entre elas a música, desenvolve a capacidade de raciocínio, emocional e afetivo. Ou seja, escapa do padrão do aprendizado apenas ligado a lógica. Desenvolve a inteligência emocional do ser humano. 

“Nas últimas décadas, cientistas fizeram grandes avanços no estudo da mente, inclusive mapear o cérebro enquanto o indivíduo executava atividades e como isso impacta no seu cotidiano. Conseguiram desvendar que ao se dedicar ao aprendizado de um instrumento, as áreas ligadas ao raciocínio e concentração são impulsionadas”, explica Augusto Jimenez, psicólogo educacional e diretor da rede de escolas Minds English School. 

Os dois lados do cérebro, dos estudantes e profissionais da música, são fortalecidos. Isso porque a mente é aguçada a desenvolver atividades complexas e que exigem rapidez. Para, por exemplo: ajustar os movimentos com a interpretação da partitura, a audição para o ritmo, e o tempo de execução. 

Devido a todo o isolamento social, algumas escolas estão oferecendo aulas on line para seus alunos, como é o caso do Bateras Beat escola de música que está 100% EAD e do novo piano virtual do Google, que permite reunir até 10 amigos na sala para aprender. 

Pensando nisso, Augusto Jimenez, da Minds Idiomas , desenvolveu os 5 motivos para você começar a aprender um instrumento musical nesta quarentena: 

1) Memorização

Quando você está aprendendo a tocar um instrumento, além de memorizar a música, o ritmo e a letra, você também precisa memorizar os movimentos. Isso traz um estímulo ao cérebro que proporciona a memorização mais rápida. 

Com uma agenda corrida no trabalho e dia a dia, não esquecer de compromissos importantes e não ter aquele famoso “branco” é assertivo para ir bem na carreira. A música lhe ajudará nesse processo. 

2) Organização

Para que o aprendizado seja real, você precisa se organizar no tempo em que se dedica ao instrumento musical. Professores argumentam que é necessário inicialmente 30 minutos de prática diária, para ter a capacidade de memorização estimulada, e para não sobrecarregar o cérebro. Após um período pode-se aumentar o período para a prática diária. Ser organizado, é essencial para se trabalhar bem, facilitando o ambiente de trabalho e as relações pessoais/profissionais. 

3) Aprendizado

Aprender a tocar um novo instrumento, ativa áreas cerebrais que facilitam o aprendizado de um novo idioma. Isso porque áreas da mente de assimilação de conteúdos que exijam raciocínio lógico e concentração são estimuladas. Logo, entender e falar outra língua será mais fácil se você estudar música. 

São duas áreas estimuladas responsáveis por habilidades linguísticas e a capacidade de resolver problemas cotidianos, além facilitar o tráfego de informações do lado direito responsável pela emoção e criatividade, e do lado esquerdo responsável pelo raciocínio lógico. 

4) Socialização

A música traz a socialização. Você interage na escola de música, com o instrumento, e a timidez fica mais distante. A socialização é uma das características mais procuradas no mercado de trabalho. Isso porque tecnicamente pode-se desenvolver os colaboradores, mas o comportamento é mais intrínseco. Mesmo de forma remota, que o que a quarentena nos impõe, é possível trocar experiências de forma online. 

5) Persistência

Lidar com as nossas frustrações é algo que muitas pessoas não conseguem. Para se aprender a tocar algum instrumento é necessário a persistência e manter o foco no seu objetivo final que é tocar uma música que deseja, formar uma banda, enfim. Tenha um objetivo com o aprendizado mesmo que no começo pareça impossível. 

Essa habilidade é muito importante na carreira porque a vida sempre tem muitos obstáculos e não adianta se desesperar ou querer tudo com rapidez. E é isso que tocar um instrumento trabalha interiormente. Além de produzir estímulos de felicidade nas pequenas conquistas. 

 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart