Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Tascam retoma distribuição no Brasil 

Com quase de 65 anos dedicados à gravação e produtos de áudio, a Tascam está de volta oficialmente ao Brasil, pelas mãos da Music Company, e anunciou lançamento de produto no País.

Por meio da distribuição exclusiva da Music Company, a Tascam aporta de novo em terras brasileiras com uma série de lançamentos e produtos dignos de sua história.

Fundada em 1953, a Tascam é a divisão de áudio profissional da Teac (Tokyo Electro Acoustic Company) e sua especialidade sempre foram os produtos voltados para gravação profissional. Desde mesas e mixers a gravadores de rolo, passando pelos famosos Portastudios e máquinas de fita digital da série DA, é difícil  encontrar algum artista que não tenha começado ou gravado em um produto Tascam. No início dos anos 2000, quase todo filme de cinema e TV era dublado em plataformas de produtos Tascam. As gerações vêm se sucedendo e a Tascam (hoje parte do grupo Gibson Brands Inc., que detém 54% das ações) vem cada vez mais focando o áudio digital profissional para quem tem o custo-benefício como opção inteligente.

Das diversas linhas, as mais bem-sucedidas são as dos gravadores portáteis da série DR, a linha de produtos para som instalado e as interfaces USB. Nos últimos anos, o desenvolvimento de produtos vem se dando de maneira a complementar o portfólio existente e, portanto, a aproximação com consumidores que não abrem mão de qualidade tem sido quase que constante.

Costumeiramente imitada, mas nunca duplicada, a Tascam tem como características fundamentais a qualidade de som e o compromisso com a durabilidade.

Em primeira mão

Model Angle Left copia

Lançamento no Brasil: Model 24

Não é a primeira vez que a Tascam escolhe o Brasil para lançar um produto global. Foi assim com o renomado gravador digital de 24 pistas MX2424 e o centro de produção SX-1. Agora a Tascam adianta o lançamento de sua série de mixers digitais e interfaces, a começar pelo Model 24. Este produto é uma potente solução para o segmento de home studios, igrejas, som ao vivo e pós-produção. O lançamento vem sendo chamado de disruptivo, já que oferece recursos excelentes e versatilidade notável em diversas aplicações de áudio.

À primeira vista pode ser confundida com um mixer digital comum, mas ao olhar mais fundo, descobre-se que esta é uma ferramenta poderosa de trabalho que  inclui um mixer analógico/digital híbrido com 22 canais, um gravador de 24 pistas e uma interface de 22”x24” num único pacote. Permite ainda endereçamento individual de entradas para gravação multipista ou em eventos ao vivo. A diferença se encontra na qualidade de som obtida por meio de seu processamento e de pré- amplificadores de alta qualidade. A mesa ainda traz Bluetooth, USB, equalizador gráfico de sete bandas para a saída principal e para os monitores, três auxiliares,  compressor com controle individual para os canais 1 a 12, gravação com funções comuns ao Portastudio e ainda possibilidade de edição posterior via Punch In e Punch Out. Os faders são de 100 mm com PFL, possuindo dois grupos e seletor de modo de reprodução por canal. Todos os canais possuem quatro bandas de equalização com varredura de médios e tecla Low Cut.

Visitando o Brasil

Em visita ao Brasil, o responsável da Tascam para a América Latina, Cash Yamaguchi, nos atendeu para responder a algumas perguntas.

cash copia

Cash Yamaguchi da Tascam

M&M: Há quanto tempo você está na Tascam? 

CY: Estou com a Tascam desde 1991, que foi o ano no qual a Teac iniciou o lançamento oficial das marcas Teac e Tascam na América Latina. Também foi o ano em que começou a liberalização de negócios e do comércio na região, do Chile ao México. Foi de fato um período muito excitante.

M&M: Como vê a América Latina atualmente? 

CY: Tem havido curtos períodos de problemas econômicos na América Latina conforme o ciclo se repete no mundo todo, desde a abertura do mercado, em 1991. No entanto, a tendência geral dos negócios tem crescido positivamente e o dinamismo da região tem apresentado um crescimento contínuo. Acredito que estamos testemunhando um ressurgimento no otimismo dos negócios, conforme evidenciado no crescimento estável dos gastos de consumidores e de projetos públicos por toda a América Latina.

De fato, esta é uma região muito diversificada em termos de geografia, tamanho de mercado, cultura, idiomas e preferências dos consumidores. Cada país oferece uma quantidade grande de desafios e oportunidades. No ano passado, por exemplo, nossas vendas no Caribe e na América Central tiveram um forte crescimento. Entender e tomar ações proativas de acordo com cada oportunidade singular em cada região é o ponto crítico para qualquer negócio. Trabalhando junto com nossos parceiros em cada mercado, é possível oferecer um suporte ao consumidor, o que hoje é fundamental.

M&M: A Tascam é parte do Grupo Gibson e vem lançando diversos novos produtos. Quais são os principais lançamentos e para quando devemos esperar por eles?

CY: A Teac Corporation se encontra sob o guarda-chuva do Gibson Group. No entanto, toda a gestão da Teac e seus subsidiários mantiveram-se independentes, assim como a parte de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Durante 2017 e 2018 a Tascam lançou uma série de novos produtos com tecnologia de ponta nos campos de integração de redes de áudio e mobilidade para profissionais em estúdios de gravação, gravação em campo e integração A/V (áudio e vídeo).

Dentre os lançamentos, tivemos soluções para o protocolo Dante (modelos: ML32D/16D, SSCDR250N, CD-400U, DA6400, BO-Boxes), geradores precisos de master clock (CG1000/1800/2000), gravadores DSLR (DR701D, DR70D, DR60), mixers de linha e zona (MZ372/223) e mais alguns. E vem muito mais coisa nova por aí em 2018/2019.

M&M: A América Latina possui diversas culturas, conforme você citou acima. Quais são os produtos mais vendidos e quais são aqueles em que se acreditou que teriam sucesso e não obtiveram tal desempenho?

CY: A integração de aplicativos móveis, rede wi-fi e recentemente protocolos de transmissão remotos, tal como o Dante, têm sido as características principais das tecnologias em todo o aspecto de produção musical e de áudio em geral. As tecnologias não têm fronteiras. Toda a nossa bem treinada equipe nos escritórios de Los Angeles e nossos parceiros locais devem se manter em um único objetivo, que é de servir bem nossos consumidores. E estamos comprometidos com isso.

M&M: A Tascam vem sendo reintroduzida em caráter oficial no Brasil pela Music Company. Como você enxerga o desenvolvimento desse trabalho, uma vez que o Brasil vive uma confusa situação econômica? Qual é a sua expectativa para o Brasil?

CY: Com o tamanho de seu mercado e dinamismo, o Brasil tem sido o motor econômico da América do Sul. Com o colapso do mercado de commodities, o Brasil e outros países na região têm sofrido um revés econômico forte. Mas tenho notado sinais de recuperação e me encontro otimista sobre a prospecção de negócios em toda a região.

Adiciono ao meu otimismo  esta nossa parceria com os representantes e distribuidores de cada país. Há três anos, a empresa PC Audio foi apontada como nosso novo distribuidor Tascam no Brasil. Após um relançamento bem-sucedido da marca Tascam, a PC Audio entrou nesta parceria com a Music Company no começo deste ano. Essa nova parceria abriu novas oportunidades para solidificar nossa presença nas áreas de broadcasting, áudio pro e no mercado de integração de A/V.

A Tascam estará sendo mostrada na SET 2018 pela PC Audio/Music Company. Nesse evento, terei o prazer de anunciar que a Tascam estará oficialmente lançando um novo produto chamado Model 24, um novo gravador de 24 pistas digitais, mixer e interface. No dia 28 de agosto será feito o lançamento global do produto. Também na SET será apresentado o DA3000, um gravador master estéreo revolucionário com alta taxa de amostragem de 152 KHz PCM ou 5,6 MHz DSD com dois circuitos mono

Model Top Angle copia

Model 24

totalmente separados.

M&M: Qual o futuro da Tascam na América Latina? Alguma estratégia específica ou mudanças à vista? 

CY: Com o ressurgimento do desenvolvimento econômico positivo, vejo uma guinada significante nos mercados da América Latina. Como já apontado, tenho visto isso em toda a região. Continuarei fortalecendo nossa parceria com os distribuidores locais. Tenho parceiros espetaculares em todos os países. Alguns novos e outros com os quais tenho o prazer de trabalhar há mais de 20 anos.

A estrita aderência a criar uma “experiência positiva” para o nosso consumidor tem sido a pedra fundamental dos 65 anos de história do grupo Teac. Desde a gravação em “garagens” aos estúdios profissionais, de músicos aspirantes ao sucesso a produtores de filmes e cinema, cada produto Tascam tem sido reconhecido pela alta qualidade, confiabilidade, inovação e uso fácil.

A América Latina tem sido parte integral deste objetivo de alcance global da Tascam. O futuro da empresa na América Latina é o mesmo que será nos EUA, na Europa, na Ásia e no resto do mundo. Como parte dessa iniciativa, temos fortalecido nossos treinamentos on-line por meio de suporte técnico e filmes promocionais dublados e legendados nas mídias sociais. Estou comprometido em criar esta “experiência positiva do consumidor “.

M&M: A Tascam alguma vez considerou abrir escritório em alguma cidade da América Latina?

CY: Não temos planos imediatos de abrir um escritório na região. No entanto, estamos sempre buscando formas de melhor servir nossos clientes — distribuidores e consumidores finais —, não somente em vendas, mas também em suporte e assistência técnica.

M&M: Você acredita que o áudio profissional ainda pode apresentar inovações significativas? Ou enxerga que o que  está aí já cobre quase tudo? Acredita na volta de alguma espécie de mídia?

CY: O áudio profissional tem sido, e sempre será, o berço das inovações tecnológicas desta indústria. Os formatos de mídia continuarão a se desenvolver com novas tecnologias. O DSD de 1 bit vem ganhando uma rápida aceitação entre audiófilos e o nosso modelo DA3000 tem conquistado um espaço nos melhores estúdios de gravação do mundo. Nos seus 65 anos de história, a Tascam tem sido a marca líder na vanguarda da tecnologia, tendo lançado produtos como os ganhadores de diversos prêmios: Portastudio 144 788, Tascam 80, DA88, MX2424, DM4800, DA3000 e o DA6400, para citar alguns. Nosso time de engenharia continuará comprometido em fazer da Tascam a líder na indústria de gravação.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart