Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Nova Musical encontra nicho de mercado na venda

Localizada em Ribeirão Preto, a loja Nova Musical soube encontrar novos métodos de venda para continuar crescendo, além de criar um interessante canal no YouTube para oferecer informações aos baixistas.

A Nova Musical foi fundada em 13 de novembro de 2013 pelos sócios Francine Zordan e Thiago Takeo, que após alguns anos atuando em uma loja de instrumentos musicais na cidade de Ribeirão Preto como vendedores e, em seguida, como gerentes, resolveram mudar de ramo partindo para outra área do comércio varejista.

“Porém, notamos que não era o que realmente amávamos e sabíamos fazer e resolvemos montar nossa própria loja de instrumentos musicais, seguindo nossos princípios e objetivos em atender nossos clientes que amam música, assim como nós”, explicou Thiago Takeo Matsumato, sócio-proprietário.

Além do grande conhecimento adquirido no mercado e por ter sido músico profissional, Thiago sempre viu os seus clientes de outra forma, encarando como se estivesse vendendo para si mesmo. “Sabíamos da grande dificuldade que os músicos têm em obter crédito e condições de compra para alcançar o sonho de ter um instrumento de qualidade e de uma forma que pudesse pagar. Esse foi um dos principais motivos para criarmos a Nova Musical, sermos parceiros de verdade de todos que, assim como nós, respiram música. Devido a isso, sempre tivemos muito critério e cuidado ao escolher as marcas que fariam parte de nossa história. Sempre buscando por qualidade e preço justo para nossos parceiros e clientes”, detalhou.

Esforços combinados

No começo, a ideia era trabalhar somente com acessórios de cordas, porém notaram que, se abrissem mais o leque, iriam atender um mercado mais amplo. “O propósito era somente a loja física, porém, devido à pandemia, que impediu o atendimento ao público, tivemos que nos reinventar e buscar outras saídas”, disse. “Assim, começamos a vender em marketplaces, como Mercado Livre, fizemos entregas por toda a cidade e região, algo que não fazíamos antes. Graças a Deus, em primeiro lugar, e aos colaboradores conseguimos vencer essa etapa com maestria.”

Thiago explicou que com a pandemia, o nicho de instrumentos vendidos mudou completamente. O violão era o carro-chefe, porém a busca por teclados, pianos digitais e produtos relacionados a gravação, como microfones condensadores e interfaces de áudio, praticamente dobrou. “Em questão de números, no começo da pandemia, houve uma queda, mas não tão brusca. Então, conseguimos bater as metas todos os meses.”

Antes da pandemia, o atendimento era praticamente todo físico. A partir disso, a loja também aderiu fortemente ao WhatsApp e às redes sociais. “Nosso atendimento virtual mais que dobrou. Mudamos nosso horário de atendimento e tivemos que adequar a empresa seguindo os protocolos de segurança. Devido ao momento econômico delicado, tivemos que formular novas formas de pagamento, prazos e descontos diferenciados”, destacou. “Houve o aumento do dólar, o alto reajuste no frete e, com isso, no custo final dos produtos. Tivemos que reduzir a margem para nos manter no mercado e não repassar aos clientes. Hoje, a Nova Musical segue firme e forte, expandindo seu mercado e atuando em vários segmentos.”

Produtos e marcas

A Nova Musical é parceira de reconhecidas marcas nacionais e importadas, sendo revenda autorizada de várias importadoras oficiais no Brasil, como Harman, Habro, Equipo, Royal, Pride, ProShows, Sonotec, Izzo e Musical Express, entre outras.

Também trabalha forte com marcas nacionais renomadas, como Tagima, Nagano, Giannini, Odery, Unic Pro Áudio, Meteoro, Borne, Oneal, Leacs, Fuhrman, Nig, Rozini e muitas outras.

“Trabalhamos com a maioria dos produtos que hoje são os mais procurados do mercado. Somos referência pela variedade em acessórios, principalmente encordoamentos, em que o cliente encontra uma enorme variedade”, conta o sócio-proprietário. “Temos um espaço de teclas desenvolvido pela Casio onde o cliente encontra todas as novidades e modelos da marca. Temos também um espaço dedicado aos bateristas e até uma vitrine de pedais que deixa qualquer guitarrista e baixista hipnotizado!”

Além disso, na loja os clientes podem encontrar serviços básicos de troca de cordas, troca de peles de bateria e montagem de cabos de áudio. Também fazem instalações de som ambiente em bares, restaurantes, lojas e até som profissional para igrejas e casas de show.

Thiago relata: “O mercado de instrumentos musicais é muito volátil, muito sazonal. Difícil definir momentos de vendas específicas. Como foi no caso do começo da pandemia, quando as vendas migraram totalmente para teclas e home studio. Hoje a procura para home studio, no nosso caso, caiu bastante. Voltaram as buscas por instrumentos de cordas e a venda da área de teclas continua em alta. Com a volta dos shows, cultos e missas, a procura por som profissional voltou a se aquecer”.

Mudança nas vendas

“Sentimos que cada vez mais o nosso mercado será virtual. Esse contato físico tende a diminuir, porém não acreditamos que isso irá acabar, pois a venda de instrumentos musicais é a realização de um sonho, assim como um automóvel, uma casa, um apartamento — o cliente quer ir até ele, ver pessoalmente, tocá-lo. Isso acredito que nunca irá acabar”, explicou

Como plano para um futuro breve, ele disse que “quanto à loja, a tendência é se aprofundar ainda mais nas vendas a distância, porém nunca deixando de lado o seu forte, que é o atendimento, seja ele físico ou virtual. E a loja física segue firme e forte como nunca”.

“A meu ver, hoje, o que falta mais nas pessoas é empatia, os lojistas se colocarem no lugar de seus clientes e buscar atendê-los em sua necessidade, e não encará-los apenas como um número. É melhor vender menos, porém vender sempre, do que realizar uma venda alta uma única vez e aquele cliente não voltar mais devido à sensação de ter sido, como dizemos no nosso ramo, ‘entubado’. A coisa mais difícil é ganhar a confiança de um cliente, mas perdê-la é um piscar de olhos. Ouvir mais e falar menos, sempre!”

Um diferencial da Nova Musical, em parceria com o baixista Marcio Herzer, é o seu canal no YouTube, chamado Bass Tube, voltado aos baixistas, com demonstrações, dicas e testes de produtos voltados ao mundo dos graves. Vale a pena se inscrever para ficar por dentro das novidades aos baixistas e também, por que não, aos apreciadores de informação com qualidade.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart