Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

IK Multimedia lança Pianoverse, uma coleção de pianos virtuais

A IK Multimedia lança o Pianoverse, combinando os mais finos pianos de concerto do mundo com efeitos inspiradores cinematográficos para criar um instrumento de piano virtual, dos concertos clássicos às trilhas sonoras de filme e às performances de jazz ao vivo.

O Pianoverse permite aos usuários explorar uma variedade sonora, da mais viva experiência de piano acústico às mais atmosféricas e interativas texturas criativas, tudo em um único plug-in, com facilidade de uso.

O time da IK passou anos garimpando pianos preciosos dos mais prestigiados fabricantes. Cada instrumento é afinado à mão e preparado por um mestre nesta arte, sendo então sampleado usando múltiplos conjuntos de microfone com o sistema robótico criado pela própria IK.

Usando uma mescla de tecnologia de hardware, software e a dose certa de arte manual, a IK desenvolveu um robô de sampleagem composto por motor linear silencioso e preciso com um atuador elástico feito para se comportar exatamente como um dedo humano.

Tudo é conectado ao computador da sala de controle onde um software de gravação proprietário cuida de todo o processo alcançando o nível de medição de velocidade, precisão de sampleagem e repetibilidade necessários para capturar o verdadeiro DNA sonoro de cada piano. 

“O resultado é um realismo sem precedentes por toda a dinâmica de cada piano do Pianoverse sem achatar ou simplificar demais, que é o que normalmente acontece com a sampleagem tradicional”, explica o comunicado oficial da empresa.

O novo e revolucionário motor do Pianoverse usa round robin completamente redesenhado, gerenciamento de vozes e outras técnicas para entregar uma experiência perfeitamente autêntica. 

Controles de performance para trabalho de palco e de estúdio

Para personalizar o som de cada piano, Pianoverse oferece posição ajustável do tampo, ressonância da harpa, ruído do pedal ou mesmo o ruído dos martelos do piano, tudo coisas que são usualmente disponíveis somente em instrumentos modelados. 

Para uso ao vivo, todos os três pedais oferecem controle contínuo, incluindo a técnica “half and catch” e “una corda” de pedal, para entregar experiência de performance, seja para clássico, jazz, pop, Latin ou qualquer outro gênero.

Processamento de estúdio essencial

Pianoverse fornece dois conjuntos de microfones por piano para que o usuário escolha se prefere som mais moderno “na cara” ou um som mais clássico. Além disso, para modelagem sonora tradicional e mixagem, o motor do Pianoverso também oferece uma suíte completa de ferramentas de efeitos essenciais.

Há EQ e compressão selecionáveis, cada uma com múltiplos modos, para microfones tanto de instrumento quanto pares estéreo de sala. Uma canal master dedicado oferece EQ e limiter em estilo VCA para acabamento final de master, enquanto um controle Stereo Width de abertura estéreo define rapidamente a imagem – e até mesmo inverte da perspectiva do músico para a da audiência.

Espaços generativos para explorar

Usando um novo motor de reverberação generativo, Pianoverse transporta qualquer de seus pianos de concerto a 30 destinos sonoros. Estes vão de salas de concerto e espaços de estúdio tradicionais a outros menos comuns como um armazém ou câmara, e ambientes cinematográficos de outro mundo como um iceberg, deserto ou até mesmo Marte.

Além disso cada espaço inclui controles flexíveis para modelar ainda mais e criar sons e texturas cinematográficas nunca antes ouvidos. 

Em adição aos Spaces personalizados, Pianoverse também oferece 12 novos efeitos criativos para moldar sons. Estes efeitos vão de novos efeitos espaciais cinematográficos a efeitos de estúdio essenciais e podem ser inseridos em 3 slots simultâneos: o primeiro slot é uma mandada de efeito paralela, enquanto os slots 2 e 3 são efeitos de insert.

Uma série de 8 pianos

Pianoverse oferece a mais vasta paleta sonora disponível em um instrumento virtual com uma série inicial de 8 notáveis instrumentos preparados para lançamento. Os primeiros pianos disponíveis são baseados no Yamaha CFIII Concert Grand, Yamaha U5 Professional Upright, Bösendorfer 280 Vienna Concert e um Steinway & Sons New York D-274. Mais instrumentos serão lançados em breve, trazendo modelos baseados em um Bösendorfer 200, um Steinway & Sons Hamburg D-274, um Fazioli F278 e um Koch & Korselt Upright.

Veja mais neste vídeo.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart