Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Lançamento do Celestion 100 marca o 100º aniversário da empresa

A Celestion inicia a comemoração do seu centenário com a apresentação de um alto-falante artesanal de 12”, o Celestion 100.

Prestando homenagem a Les Ward, engenheiro-chefe da Celestion até 1979, o Celestion 100 canaliza o legado e o tom dos alto-falantes G12 da Celestion do final dos anos 1950 e início dos anos 1960, incluindo o Alnico Blue, o primeiro alto-falante especialmente desenvolvido para guitarra elétrica.

No final da década de 1950, estava claro que a popularidade do rock and roll era um rolo compressor imparável. Como seu instrumento central era a guitarra elétrica e os guitarristas clamavam por amplificadores mais potentes, Ward buscou um design que pudesse suportar o aumento de calor e vibração que a guitarra impunha a um alto-falante nesses amplificadores mais novos e mais robustos. O fruto de seus esforços foi uma versão reforçada do G12 original, que começou como um alto-falante de uso geral destinado a rádios. Um refinamento adicional produziu o T530, também chamado de “Alnico Blue” devido à sua estrutura de cesto azul.

O Alnico Blue funcionou tão bem que foi instalado nos amplificadores Vox AC15 e AC30 (um dos favoritos dos Beatles) que alimentaram a British Beat Invasion do início dos anos 1960. Seu irmão mais próximo, o T652 com moldura prateada, foi adotado pela Marshall, o marca de amplificador mais universalmente associada ao heavy metal e ao rock britânico, e logo depois se tornou o driver Celestion original para amplificadores Marshall lendários, como o 1962, também conhecido como “Bluesbreaker”.

O G12 é há muito tempo o presente que continua sendo oferecido. A atual família de produtos da Celestion inclui muitas variações com respostas de frequência e recursos de manipulação de potência adaptados a diferentes aplicações e gêneros musicais. O novo Celestion 100 está na cabeceira desta mesa, inspirado nos timbres únicos dos primeiros alto-falantes alnico, não apenas o T530 e o T652, mas também alguns dos modelos anteriores, incluindo os muito mais raros B024 e CT3757. Para conseguir isso, a Celestion formulou um cone inteiramente novo, comparando-o com cones mais antigos perfeitamente preservados à medida que o desenvolvimento progredia. O tratamento da borda é fino e leve e é cuidadosamente medido para melhorar a resistência do cone durante a excursão enquanto maximiza o desempenho do cone.

No novo Celestion 100, a bobina de voz também é baseada no design original T530 de Les Ward, mas foi cuidadosamente recriada com materiais mais resistentes ao calor para combinar com a tonalidade vintage, ao mesmo tempo que fornece uma potência de 30W e um nível máximo de pressão sonora de 100dB. A cúpula contra poeira cônica, o conjunto magnético rosqueado e a etiqueta traseira foram cuidadosamente projetados para garantir uma aparência correta do período.

Quando a distorção é aplicada, o Celestion 100 comprime gradual e musicalmente, suavizando o ataque das notas na tradição dos grandes alto-falantes Celestion de alnico. Tudo isso resulta em um tom e uma estética tão vintage quanto qualquer alto-falante pode alcançar, mas com desempenho que se adapta a um contexto moderno de performance ao vivo ou produção musical.

Cada alto-falante Celestion 100 é testado e inspecionado individualmente. Uma etiqueta de identidade dá o toque final à experiência de propriedade, fornecendo um número de série exclusivo, bem como um número Celestion T tradicional: T100 para as versões de 8 ohms e T101 para as de 16 ohms.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart