Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

6 dicas para aumentar sua taxa de conversão de vendas

Melhorar a taxa de conversão de vendas é sempre um desafio para as lojas virtuais. veja aqui 6 dicas que podem ajudar com as vendas on-line.

É muito comum, ao analisar as métricas do site, observar uma grande quantidade de pessoas que abastecem o carrinho de compras, mas não fecham o pedido. De acordo com pesquisa da Experian Hitwise, a taxa de conversão brasileira média é baixíssima: apenas 1,65% de quem entra nos sites acaba comprando algo.

Mas por que isso acontece? Como transformar essas visitas à loja virtual em vendas? Essas são apenas algumas dúvidas que passam pela cabeça do gestor. Para ajudá-lo a montar uma estratégia de aumento da sua taxa de conversão de vendas, separei seis dicas. 

1. Conheça sua persona

Não é clichê dizer que para obter sucesso na sua estratégia de vendas é preciso conhecer muito bem o seu público. Para isso, você pode buscar ferramentas de monitoramento e análise de sites, como o Google Analytics, que oferece diversos dados importantes, como quem passa pela sua loja, de onde elas vêm, por quanto tempo navegam em seu e-commerce e quais os conteúdos mais buscados. Outra forma de conhecer o seu consumidor é dialogando com ele diretamente seja por e-mails, mensagens e redes sociais para construir um relacionamento e dessa forma adequar sua loja online para melhor atendê-lo.

2. Use e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta que deve ser usada para construir relacionamento e conhecer melhor o cliente. O primeiro passo é ter uma lista de leads (contatos) qualificados. Ou seja, aqueles consumidores que já se cadastraram para receber novidades e possuem o perfil de seus clientes. Depois disso, crie uma estratégia de e-mails focados nos gostos e necessidades desses usuários, invista em um bom “Assunto” e atenção no posicionamento do ‘call to action’. Planeje para que sejam disparados periodicamente e na medida certa – sem excessos. Por último, é preciso estabelecer uma rotina de análise de resultados, observar taxas de cliques e de aberturas, queixas de spam, abandono e conversões. Aprenda com estas métricas, invista em testes e acompanhe constantemente os resultados.

3. Pós-vendas

Você precisa proporcionar uma boa experiência em toda a jornada de compra do cliente, inclusive após a venda para garantir a entrega do produto certo e no prazo certo. Essa ação mostra que a sua empresa está sempre atenta ao bem-estar dos seus clientes, mantendo-os ativos e fiéis à marca. A fidelização ajuda na retenção, além de ser menos onerosa do que a aquisição de novos consumidores.

4. Crie uma conexão com seus clientes

O diálogo é sempre a melhor opção. Ofereça canais como SAC, site, chat e redes sociais para que seus clientes forneçam feedback sobre seus produtos e serviços. Conhecer prós e contras de seus produtos é o melhor indicador de qualidade para sua empresa. Esse espaço de opinião também ajuda a aumentar o nível de confiança de seus clientes em relação à empresa, impactando na taxa de conversão de vendas.

5. Acerte seu público potencial no momento certo

Para isso é essencial considerar o máximo de informações que tiver disponível e garantir o melhor setup para sua campanha iniciar. Também é preciso apostar no monitoramento e otimização contínua da sua campanha, com estratégias para cada etapa do funil. Muitos profissionais e empresas, costumam focar apenas em conversão de fundo de funil, entregando resultados imediatos, mas muitas vezes não perenes no médio prazo, esquecendo especialmente de algumas opções de topo e meio de funil e na potencial melhora de performance com redução de custos.

6. Complemente seu time para alcançar resultados significativos

Para obter sucesso nos resultados, você pode procurar parceiros especializados que dão suporte para alavancar o seu negócio digitalmente ou buscar profissionais qualificados no mercado para atender demandas cada vez mais personalizadas. Esses profissionais, habilitados por tecnologia, podem gerar resultados incríveis no seu negócio a um ótimo custo-benefício. 

Bom, sabendo de todas essas dicas, que tal colocar a mão na massa para aumentar seus resultados digitais? Os desafios para o seu negócio não param de bater à porta.

*Autor: Luiz Fernando Morais, fundador e CEO da Meediaonne.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart