Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Estratégias para potencializar as vendas no Natal

Chegou o momento de se preparar para as vendas de final do ano, época propícia para alavancar os lucros e equilibrar o caixa. Veja dicas para aplicar em sua loja

O Natal é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelo comércio, por seu grande potencial nas vendas e na recuperação dos deslizes cometidos durante o ano. Em 2015, a crise econômica, o desemprego e a instabilidade financeira vão influenciar os consumidores na hora das compras e na quantidade de presentes.

De acordo com o consultor e coach de vendas Jaques Grinberg Costa, as vendas para o Natal começam dois meses antes, portanto, é necessário ter uma estrutura e um time preparados para alcançar os resultados esperados. “Precisamos inovar para vender mais e ultrapassar as metas. Os brasileiros são festivos e consumistas, precisamos ajudá-los a comprar o que querem e precisam. O atendimento, a estrutura e um time bem organizado são os principais pilares para resultados positivos e um Natal feliz para todos”, releva.

Para conseguir essa melhora, Jaques lista quatro dicas que certamente farão a diferença na elaboração de estratégias para o fim de ano.

1º Exposição dos produtos

Jaques Grinberg Costa

Jaques Grinberg Costa

O ambiente da loja e a exposição dos produtos são fatores importantes para atrair clientes. Primeiro compramos com os olhos! Destacar produtos âncoras com condições especiais para atrair clientes é um diferencial competitivo. As grandes redes de supermercados sabem fazer a exposição muito bem: compramos produtos de que não precisamos por encontrá-los de forma atrativa, na altura certa e com as condições que gostaríamos. E no caixa ainda há as revistas, chocolates etc., de que também não precisávamos mas que acabamos comprando pela facilidade de acesso.

2º Prepare o seu time

Funcionários desmotivados e despreparados ‘desvendem’! Na época de final de ano é comum as empresas contratarem funcionários temporários, aumentarem a carga horária dos já treinados, alterar horários etc. São pequenos fatores que podem desmotivar os melhores e motivar os despreparados. Imagine o resultado! Dá medo? Espero que sim! Manter o time motivado, ciente do que irá acontecer com o feedback que a empresa precisa e que conta com o apoio de todos é essencial. Treinar os novos funcionários com antecedência e orientar todos para trabalharem em equipe é investir nas pessoas que trazem os resultados esperados, com condições de surpreenderem com as vendas.

3º Os clientes

Muitas empresas se esquecem do banco de dados de clientes. Enviar um e-mail, uma mensagem ou telefonar para lembrar os clientes das promoções, condições especiais de parcelamento e produtos diferenciados desperta o interesse pela compra. Precisamos ter os clientes sempre ao nosso lado, lembrando-os de quem somos. Se a sua loja quiser fazer a diferença, envie uma mensagem institucional, por exemplo: “Sr. Jaques Grinberg, queremos agradecer por ter visitado a nossa loja em 2015. Para nós, tê-lo como cliente é uma imensa satisfação. Para o Natal, esperamos que tenha uma experiência de compra como teve conosco. Estamos à sua disposição, abertos até as 22h todos os dias, com muitas novidades”.

4º Como aumentar o ticket médio por compra

O vendedor coach não vende, ajuda o cliente a comprar o que deseja e precisa. Precisamos ajudar os nossos clientes a lembrar quem irá ganhar presente este ano. Uma dica poderosa é ter um bloco de anotações e uma caneta e, durante o atendimento, um bate-papo informal com o cliente, descobrir para quem ele está pensando em comprar presentes.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart