Para dar um toque moderno à clássica “parede de luz” da recente turnê dos Jonas Brothers, o designer de iluminação Alex Reardon recorreu às luzes Vari-Lite, incluindo o VL5LED Wash e o VL3600 Profile IP.
Em parceria com a Solotech, a montagem de iluminação incluiu um total de 108 VL5LED e 145 VL3600 da Vari-Lite, adaptando o espetáculo às necessidades da turnê.
Um dos principais desafios do projeto foi o espaço de poltronas de 360 graus ao redor do palco. “A principal dificuldade foi acertar a escala de iluminação em um ambiente de 360 graus”, explicou Reardon. Para resolver esse desafio, ele usou pods com VL5LED Wash montados em um sistema de controle de movimento que permitia que as luzes se movessem quando a banda passasse para o palco secundário.
“A iluminação é o centro das atenções neste show, com pouco conteúdo de vídeo, então os pods VL5LEDs realmente capturam a energia visual do show”, disse Jonathan D. Martin, Diretor de Iluminação da turnê. Martin destacou o visual icônico do VL5, acrescentando que “as lâminas de LED ao redor do anel do aparelho adicionam um toque único que aproveitamos em diversas músicas”.
O VL5LED Wash proporcionou uma estética diferenciada. Reardon relembrou sua experiência com a versão original do VL5 e elogiou a potência e a confiabilidade deste modelo moderno, observando que ele oferece “mais opções de feixe e facilidade de uso incomparável”.
Além dos VL5LED, o design incluiu o VL3600 Profile IP para iluminação principal e de público, aproveitando seu amplo conjunto de recursos e resistência às intempéries. “As VL3600 são luzes fantásticas, com extraordinária precisão de cores”, disse Reardon. “Este show de três horas com quase 70 músicas diferentes requer luzes que permitem criar uma variedade de looks únicos, e os VL3600 são ideais para isso”, acrescentou Martin, que também destacou seu alto nível de brilho e versatilidade em ambientes de estádio.
A resistência IP65 do VL3600 foi crucial em eventos ao ar livre, permitindo que as luzes resistissem a condições climáticas adversas. “Começamos esta turnê principalmente em arenas, mas também tivemos shows em estádios ao ar livre, então o fator de proteção IP foi uma grande vantagem”, disse Martin. “Mesmo na chuva, o VL3600 continuou a funcionar sem problemas.”
Fotos de Cynthia Parkhurst