Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

O casamento entre marketing e vendas

A velha história daqueles dois que vivem brigando, mas que no final se tornam ou deveriam se tornar o casal perfeito: assim é a relação entre os departamentos de Marketing e Vendas.

NAMM25

Historicamente desafiadora, tumultuada e desgastante, essa convivência conflituosa não faz sentido algum. Se olharmos para os objetivos de cada departamento de forma simplificada — comercializar um produto ou serviço (Vendas) e posicioná-lo estrategicamente no mercado para o cliente ideal (Marketing) — fica claro o quanto essas áreas são complementares e deveriam trabalhar em perfeita harmonia.

A divergência, no entanto, surge frequentemente da falta de alinhamento estratégico e dos anseios específicos de cada área. Por exemplo, enquanto o Marketing foca no fortalecimento da marca com ações de longo prazo, Vendas busca resultados imediatos por meio da conversão de oportunidades em receita.

Sem integração, o Marketing pode ser percebido como distante das necessidades práticas de Vendas, enquanto Vendas, por sua vez, parece ignorar os esforços de geração de demanda. O resultado? Recursos desperdiçados, esforços duplicados e, muitas vezes, uma experiência desconexa para o cliente.

Como consertar essa relação?

Aqui estão 5 dicas práticas para unir Marketing e Vendas:

1. Defina metas comuns

É normal que cada departamento tenha algumas metas diferentes e particulares, mas estabeleça objetivos compartilhados, como por exemplo receita gerada, ciclo de vendas reduzido, atendimento ou retenção de clientes.

2. Use dados para validar decisões

Implementar KPIs factíveis, claras e conjuntas ajuda a medir resultados de forma objetiva, racional e prática.
Por exemplo, cliques em email marketing, leads gerados, propostas recebidas podem ser indicadores importantes para ambos os times.
Dica: determinar indicadores sem as ferramentas corretas para aferir não vale de nada. Tenha em mente quais dados e – principalmente – como você vai medir.

3. Crie SLAs (Acordos de nível de serviço)

NAMM25

Formalize os compromissos entre os departamentos:
SLAs tem o objetivo de documentar o que deve ser entregue, como, quando e quem são os responsáveis. Quanto mais clara e transparente for essa relação melhor para todos os envolvidos.

4. Reforce a comunicação

Promova reuniões regulares entre os times para trocar insights sobre as campanhas, discutir desafios de vendas e alinhar estratégias.
Dica: aquele papo de cafezinho para atualizar e trocar insights pode ser uma ação inicial para implementar uma rotina de reuniões rápidas e regulares entre os departamentos.

5. Promova a cultura da aliança

Incentive a participação cruzada, como membros de Marketing acompanhando reuniões de Vendas e vice-versa. Quando ambos entendem a rotina e os desafios do outro, a empatia cresce e a colaboração surge.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart