Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Mundo da Música é o primeiro marketplace 100% focado no setor

O Mundo da Música começou a operar a meados de 2020 e se apresenta como o primeiro marketplace no Brasil dedicado puramente ao setor de instrumentos musicais, áudio, iluminação e acessórios.

Por muitos anos, os fundadores do Mundo da Música tiveram uma inquietação: oferecer aos lojistas e consumidores o serviço certo. A partir daí, em 2019, reuniu-se um grupo de profissionais, lojistas, consumidores, conhecedores e entusiastas que vivem há mais de 20 anos o mercado da música e do áudio e, juntos, idealizaram o lugar que sempre quiseram ter, dedicado exclusivamente à música.

“O Mundo da Música é feito de, por e para quem vive de música. Gente do nosso mercado. Gente que sabe as dores e prazeres de viver nesse meio”, diz Diogo de Souza, fundador.

“Não existia um marketplace de nicho que fosse o lugar favorito para todos os envolvidos no nosso segmento. Por isso, decidimos montar o lugar pensado do início ao fim para os amantes de música, reunindo: (i) a melhor experiência de compra em áudio, instrumentos, iluminação e DJ; (ii) todos os produtos que o consumidor possa precisar — para isso, construímos o maior portfólio de produtos do Brasil, tendo os maiores lojistas do Brasil conosco; (iii) uma visão 100% focada no consumidor, garantindo que cada pessoa encontre o produto certo para sua necessidade e tenha sucesso com a compra. Com base nisso, formamos uma equipe de primeira linha e com conhecimento na área para fazer acontecer”, adiciona.

Por trás do projeto

<em>Equipe do Mundo da Música</em>

O fundador do Mundo da Música é Diogo de Souza, especialista em gestão que já ajudou, na Endeavor, um grupo das empresas que mais crescem e impactam seus mercados no Brasil — juntas, valem mais de R$ 5 bilhões — a estruturarem seu crescimento. Saiu de lá com a missão de fazer o mesmo para o mercado da música.

Ao Diogo juntou-se Daniel Neves, fundador da Música & Mercado, presidente da Anafima e idealizador da Frente Parlamentar pela Indústria da Música (Fremusica).

“Os nossos munders, como chamamos a galera que trabalha no Mundo da Música, são formados por profissionais multifacetados, com paixão por música”, enfatiza Diogo.

Como especialista de produto, está Carlos Pinto, professor, técnico de áudio e sócio do Igap (Instituto Gaúcho de Áudio Profissional). Na criação e gerenciamento de portfólio, Cristiano Valder, compositor e sound designer. Junto com ele na equipe, João Lentino, estudante de áudio e produção musical. Gabriel Cesar Pereira cuida das operações e da logística, além de ser pianista, técnico de áudio em igreja e luthier. No marketing há uma jornalista especialista em inbound e gestão de marketing digital, Tuanny Honesko, que também é cantora.

Além deles, o projeto conta com um grupo de profissionais formado por músicos, jornalistas especializados em cultura, técnicos de áudio e especialistas no segmento que trabalham indiretamente.

Quem pode participar do marketplace? 

O Mundo da Música é aberto para todos os lojistas do segmento, quer sejam de áudio, iluminação, projeção ou instrumentos musicais. O que mais importa é que os produtos sejam originais, com nota fiscal e garantia, e que a experiência do consumidor seja otimizada, evitando atrasos, por exemplo.

Com o aparecimento de contas fake em outros marketplaces, Diogo esclarece que: “Todos os nossos lojistas são sérios e têm estrada no mercado da música. Para garantir a originalidade, a competência e a seriedade das lojas, o Mundo da Música verifica diretamente com as marcas e com conhecedores do mercado a procedência das lojas e de seus produtos. Dessa forma, temos certeza de que se trata de vendedores certificados, autorizados, com produtos originais, garantia, nota fiscal e experiência no mercado”.

“Quem trabalha com música sente na pele a dor de não confiar em um lugar para comprar sua ferramenta de trabalho: o equipamento. Sente na pele a dor de comprar um violão ou equipamento de áudio em marketplaces onde também se vendem comida, encanamento, geladeira e um pouco de tudo que se possa imaginar. Música é alma, música é técnica, música é detalhe. E o Mundo da Música é um lugar que cuida para que o consumidor encontre lá a segurança, experiência, as informações confiáveis, todos os produtos, o atendimento especializado e a garantia do que está comprando”, adiciona.

O Mundo da Música aproxima o consumidor das marcas, ajudando-o a comprar o que ele realmente precisa — nem mais, nem menos — e a ter sucesso em sua compra. Por exemplo, no site é possível encontrar guias de uso para garantir que o consumidor tire o melhor proveito do seu equipamento, “afinal, a parte importante é quando o produto chega às mãos dele e passa a ser usado”.

mundo-da-musica-3

“Como um marketplace de nicho, chegamos para unir em um só lugar todo tipo de equipamento necessário para o profissional ou hobbista. A possibilidade de encontrar as melhores marcas de áudio e música, além dos produtos mais desejados, em um só lugar, sem a necessidade de depender de pesquisa em vários sites, muda a forma como o cliente compra. Também garantimos que, em matéria de produto original, com garantia e nota fiscal, nós temos os melhores preços. Outra questão que nos coloca em vantagem é que, como nossas ofertas passam por curadoria de especialistas, todas as informações são escritas com cuidado e confiança, além de se eliminar o risco de fraudes na hora da compra”, diz o fundador.

Produção de fotografias

Estratégias para atrair vendedores e compradores

Todos os produtos oferecidos no marketplace passam pela “oficina” da empresa — um departamento especializado em proporcionar ao consumidor acesso a todas as informações que quiser (e sempre quis). Aí são feitas, por exemplo: (i) uma revisão de atributos e descrição completa de características; (ii) produção de fotos, fotos 360 graus; (iii) produção de reviews de produto sem viés (técnico e direto ao ponto); (iv) produção de guias de compra para auxiliar o consumidor a tomar a decisão correta; (iv) produção de comparativo entre produtos para ajudar na tomada de decisão. “E isso, junto ao atendimento dos nossos engenheiros de Venda, ajuda o consumidor a ter certeza de que tomou a decisão certa de compra, no local certo!”, comenta Diogo. 

“O nosso conteúdo de blog e redes sociais é feito e revisado por técnicos, garantindo uma informação assertiva. O mesmo serve para nossos materiais, como e-books e cartilhas pós-venda, que são manuais digitais de como utilizar o produto da melhor maneira. Semanalmente, publicamos reviews de produtos e fazemos lives com especialistas, influenciadores e endorsees de diversas marcas, fazendo com que o usuário esteja sempre informado e tenha acesso a dicas e características de produto que dificilmente se encontraria em outra loja on-line. Nosso atendimento, antes e depois da compra, também fica a cargo de especialistas.”

Benefícios para os vendedores 

O Mundo da Música é um local saudável para as lojas do segmento. Diego explica: “Aqui não entram contrabandistas e lojas que não vivem o mundo da música, portanto, é um ambiente justo de competição e que mostra a cara da loja. Acreditamos que uma das maiores vantagens é ter acesso a uma audiência qualificada e de nicho”. 

O Mundo da Música traz diversas facilidades e benefícios para as lojas, como:

  • Ambiente livre de contrabando.
  • Audiência qualificada.
  • Catálogo completo de produtos — a loja não precisa se preocupar em criar fotos, descrições, atributos técnicos, reviews. E o consumidor encontra apenas uma página do produto (e completa!), diferente de outros marketplaces, que têm dezenas ou centenas de ofertas de um mesmo produto, com informações discrepantes que fazem o consumidor não ter certeza do que é verdadeiro ou não.
  • Gestão de frete: o Mundo da Música cuida de todo o processo de entrega, da cotação do frete até as devoluções. Isso significa que o lojista pode focar o dia a dia da loja e deixar o resto para o marketplace.
  • Recebimento à vista: a loja recebe todas as suas vendas à vista (o que ajuda muito no fluxo de caixa); já o consumidor pode pagar em até 12x sem juros — o Mundo da Música financia essa operação.

Produção de reviews

Tecnologia usada no novo marketplace

O site tem uma tecnologia proprietária de integração com sistemas de gestão e plataformas para automatizar a conexão das lojas com o marketplace e, assim, entregar uma melhor experiência para os consumidores — e um dia a dia mais fácil para as lojas. 

“O Mundo da Música está no ar desde meados de 2020, quando iniciamos nossas vendas com os primeiros lojistas”, agrega Diogo. “Trabalhamos junto com as lojas — em uma posição de parceria e proximidade, ao contrário de grandes marketplaces —, auxiliando na escolha dos produtos para venda e na precificação. Iniciaremos em breve o envio de informações de competitividade da loja ou até mesmo em promoções e ações trabalhadas a quatro mãos — nossa dica é: aproveite isso! Nenhum outro marketplace está interessado em promover o crescimento saudável do nosso mercado.”

“Tudo é feito de, por e para o setor. Queremos estar do seu lado e ter você do nosso lado, seja você lojista, consumidor, influenciador, músico ou professor, ou uma marca. O projeto que tem sido nosso carro-chefe é a rede de parceiros, um programa que, além de comissionar influenciadores do nosso segmento por indicação e venda de produto no marketplace, ainda possibilita à audiência uma relação mais estreita com esses grandes nomes do nosso mercado, por meio de lives e da criação da página do influenciador, mostrando os produtos que ele utiliza ou endossa”, conclui o fundador.

Mais informações no site, Instagram, YouTube e Facebook do Mundo da Música.

 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart