8 dicas para ser um bom vendedor 

8 dicas para ser um bom vendedor 

por 22/02/2021

Vender nunca foi fácil e atualmente o mercado está mais acirrado do que nunca. Neste artigo verá algumas características que podem fazer de você um bom vendedor.

1º. Amar o trabalho

Você tem de amar o que faz, e não estar ali só pelo seu salário no fim do mês. Ter paixão pelo que faz já é um ponto crucial para ser bom profissional, independentemente de qual seja a profissão. Não adianta ter o melhor emprego do mundo se você não se sente motivado a desempenhar o seu papel com paixão e comprometimento.

2º. Buscar a cada dia mais e mais conhecimento

Também é crucial ter conhecimento e dominar aquilo que você vende. Por mais que você saiba abordar o cliente, tratá-lo bem, dar 100% de atenção a ele no momento de uma venda, se não tiver pelo menos um conhecimento básico daquilo que você vende, possivelmente perderá a venda, por deixar o cliente confuso ou em dúvida na hora do atendimento. Quem não estiver disposto a se reciclar estará fora do mercado de trabalho em muito pouco tempo. 

3º. Saber ouvir o cliente

Para saber a verdadeira necessidade dele, pois nem sempre o que o cliente procura é o que ele realmente precisa. Na vida, também temos de aprender a ouvir mais e falar menos nos momentos adequados.

4º. Disposição em servir

Temos sempre de estar dispostos a servir. Vender algo é muito mais que simplesmente ter aquilo que alguém procura e trocar esse item pelo pagamento. É ter disposição para entender a verdadeira necessidade do cliente, para não transformar uma venda em uma frustração. Os vendedores capacitados estão sempre dispostos a servir e atender seus clientes.

5º. Autoconfiança 

Um bom vendedor tem que ser autoconfiante e confiar naquilo que está vendendo. E isso acontece geralmente quando ele tem conhecimento do produto e a convicção de que o produto vai suprir as necessidades do cliente. Ser autoconfiante em uma venda é ter respostas convincentes, concretas e rápidas, para que o cliente não fique com dúvidas sobre algo que procura. 

6º. Metas e objetivos

Todo vendedor tem de ter metas e objetivos para alcançar para não ficar acomodado. Metas e objetivos tornam as pessoas mais produtivas. 

7º. Ética e honestidade

Um vendedor com ética e honestidade tem 100% de chances de crescer na profissão. Ter bons números nem sempre significa ter um bom futuro. Muitas vezes é melhor perder uma venda do que perder um cliente. Vender algo só por vender, visando uma boa comissão no fim do mês, não faz um vendedor melhor ou pior que outro. Quer ter sucesso em vendas? Seja honesto sempre. Faça o cliente voltar a te procurar não só pelo seu preço, mas sim pela sua honestidade.

Consumidores são estatísticas, clientes são pessoas, e num ambiente em que você recebe pessoas diariamente, alguns clientes podem se tornar amigos. Clientes a gente perde e ganha todos os dias, amigos a gente leva pra vida toda. Trate um cliente como você trata um amigo. 

8.º Proatividade

Seja proativo no seu trabalho sempre. Faça sempre mais do que é pago para fazer. Pessoas que se destacam e crescem na vida são aquelas que produzem mais. A palavra que melhor define proatividade é iniciativa. O trabalhador proativo tem a capacidade de olhar em volta e perceber quais mudanças podem e devem ser feitas para otimizar seu trabalho. A preguiça não faz parte do seu vocabulário. Esse tipo de trabalhador também consegue fazer planejamentos estratégicos que, além de aumentar as vendas, eliminam tarefas desnecessárias que bloqueiam o fluxo do trabalho. A proatividade é muito bem-vista pelos empregadores e quem a pratica tem grandes chances de ser notado e até de ser promovido.  

 

Autor: Manuel Monteiro é especialista em vendas físicas e on-line. Contatos: (81) 99566-5865 WhatsApp, Instagram: @manuel.m.jr e Facebook: Manuel Monteiro.