Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Verão de sedução

Sim, é verão abaixo da linha do Equador e é a estação mais aguardada do ano

Não por ser relacionado a ou ter relacionamento com praias, clima quente e férias, mas porque é a estação em que praticamos todo o nosso poder de sedução.

Explico: um profissional de vendas deve, obviamente, ter um bom caráter, ter hábitos saudáveis, ser íntegro e verdadeiro, autoconfiante e empreendedor. Ter valores justos e bem definidos para poder semear essa cultura e pacote de atributos por sua empresa.

Mas, fundamentalmente, um profissional de vendas deve ser sedutor. É a sedução que gera especulações, dúvidas, garantias, confiança e fé. A sedução é a parte do jogo onde toda a estratégia é aplicada ao propósito maior que é a influência sobre pessoas e decisões. Sim, acreditem: é a sedução que nos faz gastar quando consumidores e nos faz vender melhor.

Nunca me considerei fisicamente sedutor, mas sei que em uma conversa ou, que seja, um rápido bate-papo, meus atributos sedutores estão em cada palavra, indo ao encontro do que meu interlocutor espera de um início de confiança mútua. E é justamente isso! Saiba que as primeiras impressões sobre uma pessoa irão determinar a longevidade e o nível de estreitamento da relação. As primeiras impressões sempre são: Esta pessoa é confiável? Esta pessoa é verdadeira?

Sem medo de seduzir

Para fazer com que seu poder de sedução seja o melhor possível, aqui vão algumas poucas mas boas receitas de encantamento e sedução intelectual.

  1. Observe sua ‘vítima’. Se ela der sinais de que quer muito interagir contigo é porque, certamente, vai querer algo em troca. Escolha pessoas mais tímidas e menos eloquentes, que preferem ceder a exigir. Conduza a conversa sempre focando naquilo que deseja como resultado e não uma procrastinação do assunto para outro dia qualquer.
  2. Conquiste sua ‘vítima’. A sedução está na paciência da conquista. Chegar de maneira bruta ou sendo excessivamente direto pode fazer com que a pessoa levante guardas e postergue a análise a seu respeito. Dito isso, tentar transmitir confiança será uma perda de tempo.
  3. Seja um espelho. Pessoas tendem a se identificar consigo. Nesse encantamento, descobrir que vocês compartilham opiniões é um grande aliado para haver uma abertura e com isso mais oportunidade de ser ouvido.
  4. Mostre seu encanto e seus mistérios. Entenda que nem tudo que temos a oferecer deve ser mostrado de cara. Encante! Mostre-se conhecedor daquilo que oferece, mostre-se disposto a ensinar e dividir conhecimentos. Essa dica não falha!
  5. Atenção aos detalhes. Todos gostam de algo místico. Mesmo que nada de errado esteja sendo proposto, haja como se ambos estivessem entre nuvens do extraordinário e da fantasia, passando gradualmente para o tátil, a realidade e a sensação de que a espada de Excalibur foi enfim retirada da pedra. Mostre-se misterioso até o momento de finalizar a conversa e dizer o que você quer. Neste ponto, seja objetivo e correto, sem difusões ou dúvida. Mas seja positivo, humilde e mostre que o poder está nas mãos de sua ‘vítima’, e que é o momento de ela lhe entregar o que deseja, já que você a conduziu nesta fantástica viagem. Seja polido e agradeça.

É bom aprender!

Estas são apenas algumas dicas de meu programa de ensino de vendas que será lançado no segundo semestre de 2017. Neste programa estarei fazendo pequenos workshops e bate-papos informais junto à equipe de gestão e vendas em empresas de atacado e varejo. Caso tenha interesse, me contate em joey.grossbr@gmail.com.

Já se sua ideia de sedução continua sendo a de ter uma aparência espetacular e sem qualquer conteúdo, tenho excelentes amigos que são personal trainers para indicar.

Até a próxima!

Música & Mercado
Logo
Shopping cart