Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Deixe sua equipe informada e comprometida

Uma equipe informada e comprometida pode somar muito ao sucesso da sua empresa!

Como professor e consultor, passo grande parte do ano hospedado em hotéis dos mais diversos perfis… Hotéis de redes multinacionais e nacionais, hotéis grandes e pequenos, urbanos e de campo, resorts e de negócios. E rodo muito: Brasília, Curitiba, Blumenau, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Salvador, Joinville, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e muitas outras. E também em cidades fora do Brasil, como Lima, Santiago, Buenos Aires.

Fiz esta longa lista para dar credibilidade e embasamento à teoria que vou começar a compartilhar com vocês.

Mensagem clara

Captura de pantalla 2016-01-06 a las 12.59.59Em todos os hotéis em que me hospedo, sem exceção, encontro no banheiro do quarto um comunicado com um texto, em pelo menos dois idiomas, mais ou menos assim:

“Prezado hóspede, ajude-nos a preservar o bem mais valioso do nosso planeta.  Reutilizando suas toalhas, você contribui com a economia de muitos litros de água, utilizados na lavagem diária destes itens. Caso opte por reutilizar as toalhas, favor deixá-las penduradas. Caso queira que sejam substituídas, favor deixá-las no chão”. Faz todo o sentido, até porque nem em nossas casas lavamos as toalhas diariamente.

Assim, invariavelmente, deixo a minha toalha pendurada, bonitinha, me esperando para a volta do trabalho, no final do dia.

E qual não é minha surpresa (pelo menos no começo era), ao encontrar uma nova toalha, dobradinha, imaculada, pronta para ser usada pela primeira vez? Mas eu fiz tudo direitinho! Por que então a toalha foi trocada? A camareira não foi avisada? Não sabe ler? Lobby das lavanderias terceirizadas que cuidam dos enxovais dos hotéis? Conspiração internacional para acabar com a água do Brasil? Abdução das toalhas usadas? Pois pensei nas mais diversas teorias, das mais simples às mais absurdas, e cheguei a uma única conclusão: comprometimento.

Isso mesmo: comprometimento! 

Captura de pantalla 2016-01-06 a las 12.59.40Cada colaborador da empresa tem de estar consciente e comprometido. Neste caso, camareira, equipe de governança e demais colaboradores do hotel. Todos devem ter conhecimento da causa, da sua relevância e da importância da participação deles. Sem isso, nada funciona. Sem o que chamamos de senso de pertencimento, ele não se mobiliza, não colabora, não soma.

O mesmo vale para qualquer causa, ambiental ou comercial, em qualquer empresa, de qualquer porte. Se ele não entende ou não se interessa, não vai oferecer a promoção ao cliente, não vai explicar o benefício da compra da peça mais cara, não vai informar da garantia estendida, muito menos vai se empenhar para manter o cliente feliz.

Pense nisso com carinho. Quanto mais coesa e informada estiver a sua equipe, mais chance de gerar a sinergia que faz toda a diferença nas empresas. Comprometa-os, mantenha-os informados, comunique claramente por que esta iniciativa é importante para a empresa e que a participação dele é preponderante para o sucesso da atividade. E retorne periodicamente, compartilhando com eles os resultados — positivos e negativos —, para que possam comemorar a evolução ou corrigir os detalhes para alcançar os objetivos. Somente assim se consegue evoluir com a empresa e todos os seus colaboradores.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart