Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

AES Brasil realiza evento no Rio de Janeiro

Com mais de 12 horas de programação, minicurso e evento especial, o encontro fechou a programação 2016 da associação.

José Anselmo, presidente da AES Brasil

José Anselmo, presidente da AES Brasil

A AES Brasil (Associação de Engenharia de Áudio) realizou nos últimos dias 17 e 18 no auditório da COPPE na UFRJ no Rio de Janeiro um Encontro Regional de Engenharia de Áudio. O evento contou com a presença de 14 palestrantes que abordaram diferentes temas concernentes ao segmento e atraiu mais de 200 visitantes entre estudantes e profissionais da área.

Durante a abertura, o presidente da associação José Anselmo destacou a importância deste tipo de atividade para o setor do áudio no país. “Além do encontro com outros profissionais e a troca de experiências, debater nosso segmento mostra todas as possibilidades de atuação que estão abertas para o áudio no Brasil além das óbvias. A missão da AES é levar e ampliar este conhecimento entre seus associados e todo o mercado”, afirmou.

Abrindo a rodada de palestras, o primeiro a tomar a palavra foi o engenheiro da Microsoft Leonardo Nunes que abordou o tema do Deep Learning na compreensão de imagens de áudio por máquinas. Durante a palestra, Nunes trouxe os diferentes modelos de algoritmos de aprendizado através do tempo até chegar à rede Alexnet, criada em 2012 e que tem sido a principal maneira utilizada para “ensinar” sistemas a reconhecer imagens e sons.

Em seguida foi a vez do Gerente de Áudio da Rede Globo tomar a palavra para falar das transformações na forma como a emissora lida com sua produção de áudio para dramaturgia. Apesar de ilustrar o passo-a-passo do trabalho, o palestrante deu grande importância a criação da nova equipe de Produtores de Áudio, profissionais responsáveis pelo planejamento da produção em parceria com diretores e criadores dos conteúdos. “Além disso, temos feitos diversos estudos já considerando o áudio imersivo em padrões como Dolby Atmos e a produção para conteúdo de vídeo em realidade virtual”, explicou.

Partindo para um lado mais acadêmico, Ricardo Eduardo Musafir fez uma exposição sobre as atividades do Laboratório de Acústica e Vibrações do Programa de Eng. Mecânica da COPPE. Nele o professor explicou as linhas de pesquisa, as atividades realizadas e os cursos oferecidos e ilustrou algumas experiências com imagens dando ênfase na importância do trabalho de pesquisa dentro do segmento do áudio profissional.

Destacando a importância da saúde auditiva para os profissionais do setor, a Dra. Katya Freire da Audicare tomou a palavra e explicou de maneira bastante didática a biologia por trás da audição. Além de expor os perigos que os profissionais do áudio se expõe todos os dias, a fonoaudióloga ilustrou os principais problemas debilitantes que podem atingir a audição humana e abordou diversas formas de proteção para garantir a continuidade de uma audição perfeita ao longo dos anos.

Já o engenheiro e membro da diretoria da AES, Joel Brito, aproveitou o tempo para apresentar melhor a associação para os presentes. Destacando a importância da entidade ao longo dos anos desde o desenvolvimento de tecnologias até a representatividade para os profissionais, Brito apresentou toda a extensão do trabalho da AES mundialmente, na América Latina e no Brasil.

Em seguida foi a vez de Sérgio Lima Nascimento falar sobre restauração de áudio. Realizando quase um trabalho arqueológico, o profissional ilustrou sua palestra com diversos exemplos de áudio capturado inclusive de discos de vinil que foram quebrados ou destruídos com o tempo, e a capacidade que as ferramentas digitais modernas possuem para trazer nova vida à estes materiais. Entre os exemplos, Nascimento tocou diversos áudios de discos do acervo do Museu de Imagem e Som, onde realizou um extenso e pioneiro trabalho de restauração.

Fechando o dia, o lendário produtor musical Mayrton Bahia subiu ao púlpito para fazer uma apresentação sobre o curso de produção musical da universidade Estácio de Sá coordenado por ele. Apesar do caráter expositivo, a palestra acabou debatendo as principais necessidades e competências do profissional de música, e o que precisa ser levado em conta na hora de formar um estudante que busca destaque nesta área.

O segundo dia de evento continuou com a rodada de palestras como a de José Antônio Apolinário, do IME, que falou sobre Audio Forense. Apolinário abordou a importância da análise de áudio que pode ser usado como evidência durante uma investigação criminal ou decisão jurídica. O principal destaque ficou para a análise acústica do sinal proveniente de uma arma de fogo.

Com o tema “Áudio Multicanal e Ambientes de Imersão Sonora” o palestrante da UFF José Augusto Mannis abordou sistemas e modelos de dispositivos de gravação e reprodução sonora para áudio imersivo. Durante a apresentação, o palestrante apresentou o projeto de pesquisa da UFF em parceria com a Unicamp no processo de registro sonoro, produção e reprodução 5.1 que foi desenvolvido por instituições de pesquisa francesas.

Continuando no formato mais acadêmico, o professor da UFRJ Luis Wagner Pereira apresentou os trabalhos do Grupo de Processamento de Áudio da universidade. Durante a apresentação, o Wagner trouxe exemplos práticos de trabalho que usam o áudio para muito além da música e possuem aplicações, por exemplo, para o segmento de telecomunicações.

A sessão “O Compositor e o Som”, ministrada por Rodrigo Cicchelli Veloso da UFRJ, trouxe uma discussão e diversos exemplos das diferentes estratégias de abordagem do som pelos compositores de música clássica do século XX até os dias de hoje. Ainda finalizando o debate educacional, Luiz Helenio da escola IATEC apresentou a instituição e a oferta de programas educacionais técnicos para o segmento de áudio.

Fechando o evento, o engenheiro de projetos acústicos José Carlos Giner trouxe um estudo de caso sobre os novos estúdios da Disney Latin América na Argentina. O palestrante abordou os desafios e as soluções encontradas para a montagem das 44 salas técnicas exigidas pela empresa e o papel do profissional nesta concepção.

Minicurso e Evento Especial

Além do ciclo de palestras, os participantes do Encontro Regional de Engenharia de Áudio tiveram a oportunidade de tomar parte em no minicurso “Edição de som para vídeo”, realizado ao final dos dois dias de evento. Ministrado pelo instrutor Cristiano de Abreu da ProClass, o treinamento focou-se em um debate e atividades práticas sobre os melhores procedimentos de trabalho entre profissionais de vídeo e os responsáveis pela edição de som.

Outro destaque na programação para os inscritos foi o evento especial realizado no dia 19 de Novembro no Museu de Arte Contemporânea em Niterói. O encontro extra contou com a palestra de Clement Zular que abordou as técnicas utilizadas para gravação de trilhas sonoras orquestrais para as novelas da Rede Globo Velho Chico, Meu Pedacinho de Chão e Dois Irmãos. Em seguida, foi a vez do compositor Tim Rescala falando do processo de criação, composição e arranjo destas trilhas destacando o fluxo de trabalho necessário.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart