Yamaha Music School será inaugurada neste sábado (16/03)

Yamaha Music School será inaugurada neste sábado (16/03)

por 15/03/2013

Finalmente a marca irá inaugurar a unidade de sua escola mundial no País. Serão diversos cursos oferecidos, com metodologia e material exclusivos criados pela Yamaha

A Yamaha Musical do Brasil vem trabalhando a musicalização por meio do Programa Sopro Novo há sete anos. Com mais de 30 mil crianças atingidas indiretamente e mais de dois mil professores formados, o projeto consolidou-se como uma força motriz do desenvolvimento sociocultural brasileiro, verdadeira referência em educação musical no País.

Agora, a empresa decide dar mais um passo nesse caminho e traz para o Brasil a Yamaha Music School, uma iniciativa inovadora e diferenciada de escola de música, que já existe em outros países há 50 anos.

A unidade inicial fica em São Paulo, SP,  cidade – sede da empresa no Brasil -, no bairro Itaim Bibi. Em um primeiro momento, serão oferecido dois cursos: o Junior Music Course (JMC) e o Popular Music Course (PMC). O primeiro é destinado a crianças de quatro a cinco anos e conta com o padrão de qualidade do sistema de educação musical da Yamaha criado em 1966 pela Yamaha Music Foundation. Com metodologia e material exclusivo, o curso de música para crianças garante não só um sólido relacionamento com a linguagem musical, mas a alegria em fazer música. Além disso, todos os professores receberam a certificação do padrão de qualidade de ensino da Yamaha.

Crianças

Cinco princípios norteiam a metodologia de ensino musical infantil. O primeiro é a chamada Educação Oportuna. Este conceito versa sobre como é imprescindível dar atenção especial à faixa etária dos alunos para que as atividades estejam de acordo com suas capacidades e proporcionem, assim, um ensino de música efetivo. O segundo ponto são as aulas em grupo, as quais acontecem em uma atmosfera positiva que estimula a aprendizagem e o interesse dos alunos para viver novas experiências. Além disso, os estudantes exercitam cooperação mútua e trocam conhecimentos.

O terceiro conceito é a ênfase na criatividade, que tem a intenção de proporcionar um sólido relacionamento com a linguagem musical em um ambiente que estimula a criação por meio da prática de arranjos, composições e improvisação.

O quarto elemento é bastante diferente do que normalmente vê-se nas escolas de música no Brasil. Trata-se da participação dos pais. No curso da Yamaha Music School, um dos pais ou responsável acompanha a criança durante as aulas – para dar suporte e apoio, além de ajudar na prática em casa de forma mais eficaz.

Para finalizar, o quinto elemento é o teclado como ferramenta de aprendizado. Isso é feito porque instrumentos de teclado são os ideais para a estruturação musical das crianças, pois ajudam na exploração de elementos importantes da música como, por exemplo, melodia, harmonia e ritmo.

Adultos

Quem nunca, mesmo com mais idade, pensou em aprender a tocar um instrumento? O Sopro Novo tem inúmeras histórias de gente que já passou dos vinte, trinta, quarenta e até mais e decidiu mergulhar no universo musical. Na Yamaha Music School isso também será possível.

No Popular Music Course (PMC), os jovens e adultos proporcionam um contato integral com a música por meio do ensino e a abordagem utilizada permite ao aluno desenvolver sua aprendizagem com alegria e entusiasmo. Os cursos oferecidos, neste primeiro momento, são os seguintes: Violão, Piano, Guitarra, Bateria, Canto e Flauta.

Assim como para os pequenos, os adultos também tem a oportunidade de ter aulas em grupo, o que lhes oferecem instrução altamente eficaz. Os alunos são capazes de aprender elementos específicos que não podem ser vivenciados em aulas individuais.

A metodologia de ensino da Yamaha utiliza um repertório adequado ao gosto de todas as gerações e apresenta uma diversidade de estilos que oferece uma ampla gama de experiências musicais. Nas aulas de música para adultos são utilizados acompanhamentos em playback, parte integrante dos métodos, o que garante ao aluno a oportunidade de tocar em grupo e exercitar sua sensibilidade musical.

Além de todos esses diferenciais, os alunos vão aprender a tocar em instrumentos Yamaha, que contam com 125 anos de história. É uma qualidade incomparável.

A primeira Yamaha Music School no Brasil será oficialmente aberta na cidade de São Paulo no próximo sábado (16/03), funcionando das 10 às 15hs.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3078-1605 ou pelo e-mail [email protected].