Turnê de Bruce Springsteen ganha voz com a Shure

Turnê de Bruce Springsteen ganha voz com a Shure

por 15/10/2012

 Em sua primeira turnê mundial desde a morte do saxofonista Clarence Clemons, Bruce Springsteen viajou da América a Europa utilizando o sistema wireless da Shure

A turnê seguiu com 68 canais de microfones wireless, sistemas de monitoramento intra-aurecular em uso e cerca de 100 entradas, tudo monitorado pelos técnicos Monty Carlo, Troy Milner e John Cooper (foto).

De início os técnicos utilizaram o sistema wireless Shure Axient, por sua diversificação e tecnologia de frequências que garante imunidade às interferências comuns de canais RF. Com os pontos de acesso ShowLink o sistema é capaz de controlar todas as funções do transmissor.

Os oito vocais foram transmitidos através do Axient SM58, para oito microfones Beta 98H/C, três acordeons microfonados internamente e um violino. Durante a primeira noite em Barcelona, ​​Carlo optou por ficar com o sistema normal de racks Shure UHF-R.

Do outro lado, Troy Milner colocava em prática o PSM 1000 “Estou utilizando o sistema PSM 1000 para Max Weinberg, Garry Talent e para demais membros da banda, bem como artistas e membros da parte técnica”, revelou, “Meu trabalho ficou muito mais fácil e a banda está muito feliz”, conclui o técnico.

O novo Shure PSM 100 possui grande diversificação para combater os cortes, junto de outras ferramentas como o CueMode e o sistema de baterias recarregáveis que aguentam de oito a 10 horas por carga. 

“Este é meu primeiro trabalho com o aparelho e fiquei impressionado”, comenta o engenheiro de som Milner, “Eu uso a minha frequência WWB6 para localizar frequências primárias e de backup pela manhã e depois, durante o show, para verificar a vida útil da bateria e mudar a energia de RF do transmissor, conforme necessário”, finaliza.

O engenheiro John Cooper também fez um comentário sobre sua experiência com os aparelhos “O sistema Shure Axient proporcionou uma grande sensação de alívio por capturar o som verdadeiramente natural da voz de Springsteen.