Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

TOA e Work Pro presentes no Brasil com o Grupo Discabos

O Grupo Discabos anunciou há poucos meses a distribuição da espanhola Work Pro no País e, junto com a TOA, outra marca com que trabalham, está fazendo um trabalho intensivo que já rende frutos com instalação em diferentes projetos de áudio.

Logo Grupo DiscabosA Discabos começou sua história com a distribuição de cabos para o mercado automotivo e tempo depois passou a distribuir e fabricar seus próprios cabos para áudio e vídeo. “A transição  foi bem natural. O cliente automotivo precisava de cabos para som, e instaladores de som em carros passaram a instalar também em residências ou eventos. Acompanhamos essa evolução do nosso cliente ampliando a nossa gama de produtos. Isso, é claro, não foi de um dia para o outro, foi um processo, e ouvindo as necessidades dos instaladores acabamos nos tornando referência nesse segmento”, contou Tiziano Pereira Mazza, gerente de marketing e sócio do Grupo Discabos.

A empresa iniciou a venda de cabos HDMI em 2007 e foi uma das precursoras nesse tipo de cabo. “Uma coisa puxou a outra e começamos a vender equipamentos para distribuir sinais de áudio e vídeo, o que atraiu o interesse de marcas estrangeiras como a japonesa TOA, que passamos a distribuir em 2014, e a espanhola Work Pro, em 2018”, agregou.

Continuando a falar sobre produtos próprios, eles são hoje grande parte importados e parte nacional. A Discabos desenvolveu um ótimo canal de importação e fornecedores internacionais, e tem uma boa parte da sua linha fabricada na China, mas também importa produtos dos Estados Unidos, Taiwan, Espanha, Portugal e República Tcheca. Segundo Tiziano, “a China tem alta tecnologia na produção e lá conseguimos fabricar alguns tipos de materiais que poucas indústrias brasileiras tem maquinário próprio para fazer. Além disso, a produção na China ainda reflete um custo melhor do que o que fabricamos aqui, mesmo após a incidência de todos os impostos e do frete, porém ainda fabricamos alguns itens no Brasil por causa da rapidez”.

O trabalho com TOA

img o

Produtos da japonesa TOA

A TOA, empresa japonesa que fabrica amplificadores, processadores de sinal, mixers, microfones, alto-falantes, produtos wireless e outros, confiou sua distribuição à Discabos há quatro anos.

Naquele momento, o Grupo Discabos tramitava algumas pesquisas de produtos TOA e acabou recebendo um contato do pessoal da empresa direto do Japão, dizendo que estavam interessados em um distribuidor brasileiro. Em seguida, as coisas avançaram naturalmente. “O trabalho inicial foi bem complicado, já que era uma marca com um nome não tão famoso no Brasil, mas hoje vemos que deu resultado. Já atendemos a diversas solicitações para uso em auditórios, hospitais, escolas e até indústrias metalúrgicas. O produto tem índices baixíssimos de manutenção ou devolução, além de qualidade superior, se comparado às marcas top de mercado. Isso nos dá muita segurança para oferecer o produto em grandes obras”, disse.

Tiziano adianta que o trabalho continua para fazer crescer a marca no País. “A TOA se enquadra como uma marca top de qualidade no Brasil. Apesar de ainda não ser conhecida como gostaríamos, vemos que está bem melhor do que quando iniciamos, com o surgimento de diversos projetos especificados com esta marca.”

Work Pro agora no Brasil

IMG

Cristiano Mazza (gerente de produto da Discabos) fechando acordo de distribuição com Juan José Villa (um dos diretores da Work Pro) na feira ISE em Amsterdã, no início deste ano

Com sede em Valência, Espanha, a marca Work Pro faz parte de uma linha de produtos da companhia Equipson, detentora de outras marcas que incluem sistemas de iluminação para eventos, lifters para uso em eventos e outros sistemas de áudio. Com forte presença na Europa, a empresa também procura ampliar seu reconhecimento no resto do mundo, por isso nomeou o Grupo Discabos como seu distribuidor no Brasil, responsável por todo o suporte aos produtos da marca.

A princípio, o Grupo Discabos vai trabalhar com toda a linha de produtos da marca Work Pro, porém mantendo estoque dos itens que tenham maior demanda. Vários produtos já estão disponíveis no showroom da empresa e os interessados podem ir vê-los pessoalmente para conhecer seu funcionamento.

Esta é a primeira vez que a Work Pro, marca que vem atuando no segmento desde 1995, tem distribuidor no Brasil. “Nosso trabalho já está em ação e  temos vendas de sistemas Work Pro no País. O formato que vamos trabalhar é o mesmo que temos aplicado com a TOA e outras marcas. Temos estrutura de estoque para pronta entrega, oferecemos suporte técnico, consultoria para projetos, treinamentos on-line, assistência técnica, garantia e atendimento personalizado para instaladores”, detalhou Tiziano.

Desde abril, mês em que foi fechado o acordo de distribuição entre ambas as empresas, os clientes locais têm mostrado interesse pelos produtos espanhóis e sinalizado que vão trabalhar em diferentes projetos com eles. O Grupo Discabos já tem projetos instalados, como um realizado na praça ao lado do Shopping Morumbi em São Paulo, onde foram instaladas 24 caixas de som NEO 5IP e um amplificador Work Pro PA 4100 para alimentar o sistema, a fim de reproduzir uma playlist de músicas clássicas aos visitantes durante 24 horas. O projeto foi efetivado antes mesmo de divulgar a parceria com a marca. O Grupo Discabos adiantou que tem diversos projetos em fase de cotação com ótimas possibilidades de desenvolvimento.

Estratégias que aumentam a presença

IMG

Javier Reolid (no meio) e Tiziano (dir.) entregando o sistema NEO SET 100 BT que foi sorteado na feira em maio

Além dos projetos, que sempre geram uma boa publicidade para as empresas e as marcas, o Grupo Discabos planeja trabalhar com marketing de conteúdo, criando posts em seu blog com tutoriais, exemplos de projetos e treinamentos on-line sobre as tecnologias fornecidas pela Work Pro, e também anúncios em mídias específicas e eventos segmentados. Tudo isso para trazer mais visibilidade para a marca.

A empresa até organizou um webinário on-line de lançamento que agora está disponível pelo site para que os usuários possam conhecer mais sobre a Work Pro e suas soluções. Também fez uma palestra na feira TecnoMultimídia InfoComm, realizada no mês de maio, onde mostrou produtos em funcionamento. Para isso contaram com a presença de Javier Reolid, técnico da Work Pro. “Temos intenção de fazer outros eventos e treinamentos on-line com datas ainda não definidas”, disse o gerente de marketing.

Com a realização desse tipo de evento e sempre visando mostrar o funcionamento e o valor dos produtos que distribui, o Grupo Discabos destaca três características importantes encontradas tanto na TOA como na Work Pro: a qualidade sonora, a qualidade no acabamento e o design dos produtos. “Além disso, a Work Pro se destaca pela inovação com a linha Blue Line de áudio por IP e o software para controle de sistemas de áudio Work CAD. No caso da TOA,  posso destacar os sistemas de evasão por voz, que podem ser integrados a sistemas de segurança, além do software de simulação de pressão sonora TOA SPV”, concluiu Tiziano.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart