Sucesso no Facebook em oito passos

Sucesso no Facebook em oito passos

por 26/12/2011

Não bastar participar, precisa saber engajar e integrar os usuários com as suas estratégias. Confira oito dicas para fazer seu plano de comunicação dar certo na rede social

 Não resta nenhuma dúvida que a maneira como as marcas interagem com os consumidores mudou demais nos últimos três anos. A influência e a relevância das chamadas mídias sociais ganharam corpo, importância e tornaram-se obrigatórias em qualquer estratégia de marketing. E, apesar de muito se falar em incluir mídias sociais nos planos, pouco se fala sobre como fazer isso da maneira correta.

A simples presença no Facebook não leva a lugar algum e não cria engajamento. Muitas marcas simplesmente replicam o conteúdo de seus sites em suas fan pages, um esforço absolutamente em vão.

Usuários buscam integração, algo para compartilhar e fundamentalmente se sentir incluído e próximo das marcas. Também não basta ter milhares de fãs se a interação do usuário se limita a isso. É preciso trazer frequentemente o consumidor para sua página e fazer com que o conteúdo disponível seja sempre relevante.

Aqui vão oito sugestões para que a estratégia de comunicação se torne ainda mais poderosa.

1- Concursos criam engajamento e ampliam o alcance

Promover concursos por intermédio de sua página é uma solução muito interessante para que o consumidor possa interagir com as marcas, como a melhor foto de uma guitarra, a melhor resposta a uma pergunta, um vídeo que mostre a melhor performance e outras tantas.

2- Fotos e vídeos são grandes chamarizes

A estratégia se torna vencedora por meio do uso de vídeos inspiradores que mostram claramente o produto sendo utilizado e, principalmente, como ele pode ser a ferramenta mais eficaz para se tirar o melhor som de quem o utiliza. Disponibilizar esse conteúdo no Facebook deixa muito simples o compartilhamento e interação com os fãs, enriquecendo a experiência de marca.

3- Integre sua loja ao Facebook

Lojas on-line disponíveis no Facebook encurtam o caminho dos fãs até o produto. Há ferramentas que fazem ser possível comprar com segurança no facebook ou mesmo redirecionar o internauta para o site da loja para que a transação seja feita com segurança.

4- Encoraje seus fãs a postar em sua página

Atitudes simples, que permitam que os fãs dividam como utilizam seu produto ou algo que compraram, podem trazer o público para junto de uma marca e estimular envolvimento e participação. Perguntas simples como: “Qual o seu lugar favorito para tocar um violão”  é ótimo exemplo. Vale destacar que simplicidade e frequência correta são palavras chave para aumentar as chances de sucesso.

5- Guidelines que direcionam a interação com a sua página

A interação deve ser espontânea, mas algumas dicas podem ajudar a aumentar a aderência da interação do fã com a marca. Sugestões sobre o que postar e o que não postar devem ser feitas de maneira simpática e discreta. A intenção é deixar clara a política de moderação para que o usuário não se sinta censurado ou enganado quando algo que ele publicou for removido.

6- Use e abuse do Photo Strip e do avatar

O Photo Strip nada mais é do que as cinco fotos que aparecem na parte superior da página do Facebook (no modelo novo). É uma das áreas mais nobres disponíveis e pode ser um grande atrativo. Produtos de destaque, mensagens de maior importância devem ser colocados no Photo Strip.

O avatar, outra área nobre do Facebook e corresponde à foto do perfil, também pode ser ricamente explorado. Avatares que são trocados regularmente geram fluxo recorrente à página. Criar uma unidade entre o avatar e o Photo Strip é também uma opção muito interessante.

7- Dê motivos para que curtam a sua página

Permitir que o usuário tenha acesso ao conteúdo da sua página apenas se ele curti-la é um recurso bastante simples e garante que todos os usuários que se interessem sobre a sua marca engrossem a lista de fãs. Condicionar acesso a vídeos, descontos exclusivos, vantagens, séries limitadas apenas para quem se engaja com sua página aproxima consumidores, cria o sentido de pertencimento e engaja fãs.

8- Matenha o fã em sua página

Acessar a página é fundamental, porém mais importante ainda é manter o fã conectado. Por isso, desenvolver um conteúdo relevante para o público é fundamental. Criar uma série de vídeos que conta uma história em capítulos e faz com que o acesso seja diário ajuda muito. Jogos e atividades lúdicas que promovam o contato com seu produto e o contato com outros usuários de maneira atrativa vai, com certeza, manter seu fã conectado por muito tempo a sua página.

O Facebook é uma plataforma poderosa e absolutamente estabelecida. O número estrondoso de usuários e a facilidade de interação e implementação podem tornar a rede social mais popular do mundo uma grande aliada. Por conta disso, muitas empresas buscam se inserir nesse cenário, mas é fundamental que isso seja feito com critério e principalmente com um cuidado muito grande com o conteúdo.

Com a abordagem correta, com certeza, sobrarão motivos para curtir.

Fonte: Artigo adaptado de texto de Fernando Mainardi para o site da Promoview.