Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Setup: O grande Eric Clapton

Chegou a hora de analisar o equipamento usado por uma das lendas do rock, Eric Clapton. Guitarrista, cantor e compositor britânico de rock e blues, ele tem deixado sua marca na história da música.

Conhecido por seu apelido Slowhand, Clapton é o único músico que foi introduzido três vezes no Salão da Fama do Rock: uma como artista solista e as outras duas, separadas, como membro dos The Yardbirds e do Cream.

Eric ganhou sua primeira guitarra como presente no 13º aniversário. Era era uma guitarra acústica da marca alemã Hoyer, que era um pouco difícil de tocar devido à qualidade das cordas, o que o levou a perder o interesse. Dois anos depois, voltou a pegar a guitarra e começou a tocar sem parar por horas, até aprender a emular as músicas dos artistas de blues de que ele gostava. Clapton guardava as sessões de prática na sua gravadora portátil de fita Grundig, ouvindo-as várias vezes até sentir que tinha tocado bem.

instrumentos

Woman tone é o termo utilizado para se referir ao distintivo som de guitarra elétrica usada por Clapton no final de 1960 com sua Gibson SG, seu amplificador Marshall a válvulas (às vezes) e seu booster de agudos baseado em um transistor de germânio “Dallas Rangemaster”.

A escolha de guitarras de Eric Clapton tem sido diversa. ​Com The Yardbirds, Clapton tocou uma Fender Telecaster, uma Fender Jazzmaster e uma Gibson ES-335 cor cereja de 1964. Em meados de 1965 virou usuário exclusivo das guitarras Gibson, depois de comprar em uma loja de Londres uma Gibson Les Paul Sunburst standard. A Gibson SG de 1964 com desenhos psicodélicos, que recebeu o nome de The Fool, é sua guitarra mais famosa da época com o Cream.

Durante a gravação da música “While My Guitar Gently Weeps”, dos Beatles, usou uma Gibson Les Paul vermelha de 1957, que posteriormente deu de presente para George Harrison. A primeira Stratocaster foi a Brownie, que em 1974 se tornaria uma peça importante para a criação da Blackie, a guitarra mais famosa de Clapton, que foi leiloada em 2004 pela Christies por US$ 959.500. A Fender tem criado desde então edições limitadas de réplicas da Blackie.

Clapton também foi homenageado com uma série de guitarras acústicas fabricadas pela C. F. Martin & Co.​ A Martin 1939 000-42, que usou para seu álbum acústico Unplugged. A guitarra foi vendida em um leilão por US$ 791.500.​ Hoje ele usa uma Martin 000-ECHF.

Embora tenha tido uma ampla lista de guitarras durante as diferentes etapas em sua carreira musical, atualmente seu equipamento se limita a uma pedaleira de efeitos Boss Chorus CE-3, um amplificador Leslie e um pedal wah-wah 535 Crybaby da Jim Dunlop, além de cordas Ernie Ball Slinky e Super Slinky calibre .10 a .46.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart