Sebrae lança ferramenta digital com dicas para loja física

Sebrae lança ferramenta digital com dicas para loja física

por 25/03/2013

O programa oferece uma consulta personalizada via web para micro e pequenas empresas do varejo. Veja como funciona e aumente em até 40% o seu faturamento

Montar uma loja convidativa e fazer de cada detalhe um aliado para alavancar as vendas. Esse é o foco do Inova Loja Digital (https://inovaloja.sebraesp.com.br/), nova ferramenta do Sebrae-SP para ajudar micro e pequenos varejistas, via internet, a identificar problemas e oportunidades nas instalações do negócio que possam impactar diretamente nos lucros.

Segundo estudos do Sebrae-SP, que acompanhou nos últimos cinco anos 8 mil empresários em 157 cidades paulistas, a aplicação do visual merchandising, técnica do marketing responsável por potencializar o ponto de venda, consegue ampliar as vendas entre 12% e 40%.  “A percepção visual é o alicerce de qualquer esforço de marketing para atrair clientes. Em determinadas situações, mudamos um cenário sem a necessidade de investimentos”, explica o superintendente do Sebrae-SP. Bruno Caetano.

O Inova Loja Digital é gratuito e tem fácil acesso e rápida navegação. Para que o empresário receba as orientações do Sebrae-SP basta que se cadastre e responda sobre fachada, vitrine, acessibilidade, comunicação visual interna, iluminação, precificação e promoção de vendas. O serviço permite que o empreendedor anexe, via upload, fotos da sua loja ao formulário, que também serão analisadas.

O formato do Inova Loja Digital foi pensado para dar agilidade na aplicação dos resultados, criando mais uma opção de consultoria dinâmica e de fácil aplicação. As respostas são analisadas por consultores do Sebrae-SP. Em até dez dias úteis, o empresário recebe um diagnóstico para melhorar o ambiente da loja corrigindo os erros apresentados.

“Especialistas conseguem identificar detalhes simples que refletem nas vendas. Por exemplo, às vezes, o empreendedor acha que está com uma boa vitrine, mas peca na organização dos manequins. Esse problema pode ser constatado pelo Inova Loja Digital”, continua Bruno Caetano.


O Inova Loja Digital faz parte do Programa Comércio Varejista de São Paulo, que tem como objetivo melhorar o desempenho das empresas do setor varejista por meio de capacitações e consultorias individuais oferecidas aos micro e pequenos empresários do segmento.

O foco desse trabalho são micro e pequenas empresas dos mais diversos segmentos: lojas de roupas, calçados, móveis e decoração, farmácias, mercearias, autopeças, casas de material de construção e outras.