Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Real Book Brasil: Real Book ganha uma versão brasileira

 Um dos maiores acervos de partituras de música instrumental brasileira acaba de ser lançado em formato digital, o Real Book Brasil.

Este modelo foi criado nos Estados Unidos, na década de 1970, onde reúne partituras originais do jazz americano e é uma referência na música instrumental no mundo. Com o passar do tempo ganhou versões em outros países, como Itália, Chile, Letônia e outros.

O projeto Real Book Brasil realizou uma pesquisa em todos os gêneros da música instrumental produzida em diversas partes do país e lançou um acervo, que inclui obras, partituras, informações sobre o compositor, vídeos, releases e contatos para shows.

O baterista Edu Ribeiro tem músicas no acervo e acredita que este projeto é muito importante para os músicos profissionais e os estudantes também. “Tenho certeza de que o Real Book Brasil será uma ferramenta de ajuda e de ensino para todas as pessoas que estão envolvidas com música”, diz. O formato escolhido para lançar o projeto foi o aplicativo que dá o acesso à produção instrumental brasileira em todo o mundo.

Ele foi desenhado por Luciano Murino e conta com uma equipe de profissionais da música, jornalistas e advogados. O Real Book Brasil possui atualizações constantes e conta com mais de uma centena de músicos de todas as regiões do país com suas partituras disponibilizadas exclusivamente nesta ferramenta. Rodrigo Morte, coordenador editorial do Real Book Brasil diz “os exemplos que temos em outros países foram lançados em décadas passadas na versão impressa. E mesmo assim, tiveram tiragens expressivas dentro e fora de seus territórios.

Real Book Brasil

Imaginamos que transformando a ideia com recursos tecnológicos atuais, facilitaremos não só o acesso, já que o custo para o usuário é menor, como também aumentaremos o alcance e transformaremos a ferramenta numa verdadeira mídia da música instrumental brasileira, um canal de divulgação do trabalho individual de cada um dos artistas ali presentes”.

Assim como Edu Ribeiro, o harmonicista Gabriel Grossi também tem músicas no Real Book Brasil e enfatiza a importância dos aplicativos como ferramenta de divulgação da música, “com este projeto, tenho minhas músicas sendo acessadas em qualquer lugar do mundo, enfim, por músicos de qualquer região”. Além deles, fazem parte também Amilton Godoy, Ricardo Herz, Filó Machado, Roberto Menescal, Romero Lubambo, André Marques, Nelson Faria, Sidiel Vieira, Fernando Correa e entre muitos outros.

 

[ot-video]

[/ot-video]

Para Lupa Santiago, idealizador do projeto “O Real Book em outros países se consolidou como o mais completo registro de compositores, sendo consultado em todo o mundo”. E continua, “a música instrumental brasileira é um universo muito rico e precisava de uma referência, uma fonte segura de consulta e pesquisa neste que é o maior momento de produção desse gênero no país”.

 

Serviço:

  • Real Book Brasil Aplicativo disponível em iOS e Android Preço US$ 8,99
  • Baixe o App. Clique aqui.

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart