Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Prolight + Sound 2023: Prêmio Opus vai para “Pandaemonium” em Staatstheater Kassel

O “Opus – German Stage Award” deste ano homenageia o “Pandaemonium”, um tipo completamente novo de conceito de teatro que realizou uma ampla variedade de áreas de palco e linhas de visão e aproximou o público da ação.

A construção sofisticada e as distâncias seguras entre os assentos possibilitaram a realização de grandes produções de ópera como “Wozzeck” ou “Tosca” com uma grande orquestra e coro diante do público no Staatstheater Kassel, mesmo em tempos de desafios pandêmicos. O Opus será entregue no dia 27 de abril de 2023 na Prolight + Sound, feira internacional para a indústria de tecnologia de eventos e entretenimento.

Como prêmio renomado da indústria, o Opus homenageia conquistas especiais nas áreas de montagem de palcos, produção técnica, cenografia e design de iluminação. O prémio é parte integrante da Prolight + Sound desde 2002. O prémio é atribuído pela Association for Event Media and Technology (VPLT), a European Association of Event Centers (EVVC) e a Messe Frankfurt. Um júri especializado composto por membros de associações, especialistas do setor, representantes da mídia e representantes da Messe Frankfurt escolheu o projeto como vencedor.

Pandaemonium: 60 toneladas de material de estruturas contra a tristeza da Covid

Por mais que as restrições dos últimos anos tenham atingido toda a indústria de eventos, tamanha é a quantidade de criatividade e poder visionário que a pandemia desencadeou entre muitos profissionais das artes, cultura e performance. Pandemonium é francamente emblemático da abordagem voltada para o futuro dos desafios da crise. O conceito inovador do palco não só proporcionou a máxima segurança de planejamento através da maior distância entre os assentos individuais dos visitantes. A equipe composta por Florian Lutz (Gerente/Diretor Artístico do Staatstheater Kassel, Diretor do Wozzeck), Sebastian Hannak (Cenógrafo) e Mario Schomberg (Diretor Técnico) também conseguiu explorar novas formas de uso teatral e concretizar com sucesso um conceito visionário.

Como uma instalação de três andares em forma de cruz no palco principal, nos bastidores e nos palcos laterais, Pandaemonium conectava o auditório com as diferentes áreas de atuação em um espaço para uma experiência teatral compartilhada. Todo o palco foi equipado com uma construção de estruturas com altura total de 7,90 metros: uma ponte de 16 metros de comprimento cruzava diagonalmente a área do palco principal e ligava os palcos laterais. A orquestra estava localizada no centro do palco, enquanto até 270 membros do público estavam sentados ao redor da área do palco em todos os três andares do complexo do edifício. O conceito do set permitiu que os artistas se movimentassem livremente dentro de toda a instalação, abrindo possibilidades completamente novas para envolver o público na produção. Além das telas gigantes, várias telas planas permitiram que a ação do palco, que se estendia por todo o espaço, fosse vista de todos os assentos. O artista de vídeo Konrad Kästner foi responsável pelo conceito de vídeo e design das duas produções de ópera.

A abertura para explorar novas abordagens foi um elemento essencial desde o início do projeto. Antes da instalação, o planejamento e a preparação ocorreram em um espaço digital devido à pandemia. Vincent Kaufmann, membro da equipe “digital.DTHG” da German Theatre Technical Society, modelou o projeto virtualmente e acompanhou todo o processo de produção digitalmente, desde os primeiros esboços até a maquete do palco com visualizadores VR até a estreia. Em tempos de restrições de contato, essa abordagem foi uma base elementar para a cooperação bem-sucedida de todos os envolvidos.

O arquiteto Oliver Mann supervisionou o projeto como gerente de construção, Björn Schmidt-Hurtienne da EHS foi responsável pela estática e o gerente de oficina Harald Gunkel supervisionou a construção do cenário dentro da instalação. Como chefe do departamento de som, Karl-Walter Heyer e sua equipe foram responsáveis ​​pela operação do sistema de som espacial. O gerente de palco encarregado Andreas Lang e seus colegas gerentes de palco, bem como as equipes de palco e o departamento de adereços sob a direção de Anne Schulz contribuíram muito para a preparação e supervisão durante a apresentação de Pandaemonium.

A Prolight + Sound será realizada de 25 a 28 de abril em Frankfurt, na Alemanha.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart