Projeto musical vai atender 200 crianças e jovens carentes

Projeto musical vai atender 200 crianças e jovens carentes

por 11/04/2013

O projeto Estaleiro Musical, idealizado pelo maestro Renato Misiuk e pelo DJ e produtor musical Claudinho RS, irá atender a comunidade de Vicente de Carvalho, em Guarujá, SP

No dia 10/04, aconteceu no Guarujá, SP, o lançamento do projeto Estaleiro Musical, do maestro Renato Misiuk (foto, à esq.) e do DJ e produtor musical Claudinho RS (foto, à dir.). Aprovado pelo ministério da Cultura, o programa irá beneficiar de 180 a 200 alunos de música da escola estadual Walter Scheppis.

As aulas oficiais serão iniciadas em abril e, detalhe, a maioria dos instrumentos foi doada pelos moradores da região. Serão oferecidas aulas teóricas e práticas em grupo, utilizando método próprio formatado pelos professores e coordenação. Inicialmente, o projeto atenderá aos alunos da banda marcial da escola, que anteriormente não tinha metodologia nem professores especializados.

Integrantes fixos e contratados pelo projeto, agora serão quatro professores de instrumento, dois de regência, uma professora de linha de frente, um diretor de produção (Claudio Ramiro), um coordenador do projeto (Maestro Renato Misiuk), e uma produtora geral (Priscila Arellano).

Na sala da banda, os computadores – também doados –  serão utilizados para aulas de escrita musical e pesquisas na área de música.

O projeto se inicia apenas com os jovens já integrantes da Banda, com limite de 200 atendidos. Segundo a organização, o objetivo é fazer do local um polo musical, inserindo, em um futuro próximo, instrumentos de sopro, como trompete, trombone, trompa, clarinete e sax, por exemplo.


As aulas serão as sábados. Vale destacar essa iniciativa, já que a formatação do estudo musical nas escolas já é lei, mas ainda está longe de ser ideal.