Presidente da Yamaha Musical fala sobre o mercado

Presidente da Yamaha Musical fala sobre o mercado
setembro 23 18:42 2013

Osamu Naito, presidente da Yamaha Musical no Brasil, fala sobre o mercado nacional com exclusividade à Música & Mercado: “A indústria brasileira está desaparecendo”

Apesar de ter assumido a presidência da Yamaha Musical do Brasil há cerca de seis meses, Osamu Naito já fala bem o português. É a sua segunda vez no País, situação que lhe oferece uma observação particular sobre o mercado: “Mudou quase tudo!”, afirmou com convicção.

::: Faça o download do app da Música & Mercado em seu celular Android

Na sua primeira vez no Brasil, em 1994, veio conhecer a edição da Expomusic daquele ano, e em comparação com hoje, o mais gritante, segundo ele, é o desaparecimento de fabricantes nacionais, principalmente a ausência deles na feira. “Fritz Dobbert, RMV, Weril… … eles não estão presentes, disse, surpreso, o executivo.

Naito também apontou a mudança pela qual o mercado vem passando e deu algumas razões para o setor estar em período recessivo, além de opinar sobre a Expomusic não ter tido o fluxo de outras edições. “O mercado não traz novidades, que são apresentadas na Namm, Musikmesse e Music China, e os lojistas também não estão investindo muito. Além disso, hoje com a internet e outras tecnologias, a informação corre com bastante rapidez e o lojista não precisa se locomover até aqui para realizar negócios”, destacou.

Sobre sua atuação na Yamaha Musical do Brasil, Naito contou que pretende remodelar o sistema e esquema de trabalho com foco no crescimento contínuo, e não só no da Yamaha, mas do setor em si. “Nossa ideia é continuar a aumentar a demanda e crescer junto com a indústria. Este é um momento fundamental. Todos precisamos crescer juntos e a concorrência também é importante”, disse – e atentou para a ausência de pianos acústicos na Expomusic. “Só a Yamaha tem”, lembrou.

Leia também:  Conheça o MAC III AirFX

Naito ainda recordou que este não é o primeiro momento difícil do setor no País, nem o da Yamaha Musical do Brasil, “e sobrevivemos’, disse lembrando os anos de 1998/99 e 2002. Por outro lado, a Yamaha vem crescendo no País, sendo o setor de áudio profissional da empresa uma das principais bases para esse crescimento nos últimos anos, segundo o executivo.

Neste ano, a Yamaha faz 40 anos de atuação no Brasil, tendo iniciado suas atividades aqui em 1973.

Yamaha Musical

Tel: (11) 3704-1377
www.yamaha.com.br

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles