Porque anunciar em revistas? O case da cerveja Bohemia explica

Porque anunciar em revistas? O case da cerveja Bohemia explica

por 30/05/2006

“Só as revistas oferecem uma plataforma com características como profundidade e envolvimento com o consumidor tão marcante como o nosso produto” Cerveja é cerveja e Bohemia é um case a parte. O produto foi criado por meio de um processo de fabricação diferenciado para atender às nobres exigências da família real. Portanto, é uma cerveja que tem história para contar. Uma trajetória feita de momentos e situações tão exclusivas que só são comparáveis aos ingredientes de primeiríssima qualidade que fazem da Bohemia uma bebida Premium.


Quando começamos a trabalhar o produto, há três anos, nosso grande desafio era criar a cultura da marca. A análise do mercado mostrou que 30 segundos na televisão eram muito pouco para revelar os detalhes que fazem da Bohemia uma bebida tão especial. Além disso, na TV seríamos um pequeno anunciante e a Bohemia nasceu para imperar. Assim, optamos por anunciar unicamente em revistas. Só elas oferecem uma plataforma com características como profundidade e envolvimento com o consumidor tão marcante como o nosso produto.


“Para a Bohemia escura, foi feito um anúncio impresso em papel aveludado, reforçando a sua maciez. Um grande sucesso que, inclusive, conquistou o disputadíssimo ””Grand Prix”” do Prêmio Abril 2004″


Mas, obviamente, não poderiam ser quaisquer revistas. Para marcar o posicionamento com uma aura de absoluta nobreza, optamos pelas grandes revistas semanais de informação. Mais que isso: decidimos veicular somente em espaços igualmente nobres, como a segunda capa e página três ou na quarta capa.


A estratégia mostrou que as decisões foram mais que acertadas e provocou um saboroso sucesso de vendas. O mais impressionante é que, nas pesquisas de recall, apesar de não ser lembrada espontaneamente, uma vez que o consumidor era rememorado de determinado anúncio, ele passava a citar o texto completo, dissertando sobre pontos como a qualidade dos ingredientes, a importância do mestre cervejeiro e detalhes da história do produto.


O claro reconhecimento dos diferenciais da marca e a grande aceitação por parte do consumidor levaram o marketing da Ambev a desenvolver produtos Bohemia ainda mais sofisticados, com tiragens especiais e embalagens numeradas. Foram lançadas então a versão escura e a versão com trigo, com uma rolha similar à de champanhe. Produtos tão especiais mereceram anúncios também especiais. Para a Bohemia escura, por exemplo, foi feito um anúncio impresso em papel aveludado, reforçando a sua maciez.


“Optamos por anunciar unicamente em revistas. Só elas têm uma profundidade e um envolvimento com o consumidor tão marcantes como o nosso produto”

Artigo clipado da https://www.emrevista.com/Edicoes/6/artigo1813-1.asp?o=s ———————–

Quer vender mais violões? Anuncie na revista Violão PRO


Quer vender mais instrumentos de sopro? Anuncie na revista Sax & Metais


AS NOVAS REVISTAS DA EDITORA DO MÚSICA & MERCADO