PMEs: Vocês têm planejamento estratégico?

PMEs: Vocês têm planejamento estratégico?
abril 12 10:31 2012

Especialista mostra a importância e ensina o que fazer, além de apontar algumas tendências para o varejo

 Como funciona o fluxo de venda na sua empresa? Se ainda for o básico arroz com feijão: produto + serviço de qualidade, vale a pena rever alguns conceitos. Afinal, atualmente para se destacar no mercado se deve prestar atenção em todo processo de venda: pré, durante e pós-venda.

Segundo Fabiano Aparecido Costa, gerente de Gestão de Qualidade e Contratos da Trevisan Gestão & Consultoria, comece pelo planejamento estratégico. “A organização tem de saber o básico: para quem eu vou vender meu produto/serviço? Isso é essencial para conseguir focar e acertar o alvo. Ter bons vendedores também é fundamental, pois eles serão a cara da empresa – se não passarem a ideia da organização, toda a estratégia montada vai por água abaixo”.

Outros pontos devem ser decididos: a empresa vai primar pela qualidade ou pelo preço? Quer vender menos ou atingir a massa? “Para tudo há necessidade de um planejamento estratégico. Porém, os desafios não acabam por aí”, adianta Costa.

Com o plano todo certinho e já em ação, não esqueça o detalhe que pode ser o grande diferencial: o atendimento durante e depois da venda. “A atenção que a instituição dará ao cliente fará com que ele se fidelize”, afirma Costa.

“O pós-venda deve ser cada vez mais incorporado no processo de gestão de qualidade. Sua eficácia auxiliará no melhor desempenho dos trabalhos”, explica o especialista. Ainda segundo Costa, algumas atitudes não são suficientes, “numa área de serviços como o outsourcing (tercerização), o trabalho de acompanhamento da operação já não é suficiente, pois está envolvida com o dia a dia do cliente, por isso, agregar mais qualidade e garantias ao consumidor é um grande diferencial”.

Leia também:  Musikmesse e ProLight + Sound apresentam os resultados finais

Para finalizar, fique atento às dicas do especialista: “Atender bem, do diagnóstico das necessidades do cliente até o pós-venda, é de extrema importância para a sobrevivência de qualquer empresa, em todos os ramos. Não basta vender, tem de participar!”.

*Texto originalmente publicado no blog Pensando Grande.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles