PMEs: Marketing nas redes sociais: evite erros

PMEs: Marketing nas redes sociais: evite erros
abril 11 14:19 2012

Blog lista oito erros comuns que pequenas e médias empresas devem evitar ao expor suas marcas nas mídias sociais

 Pequenas e médias empresas investem cada vez mais em mídia social por darem a oportunidade de apresentar a marca ao público e entrar em contato com muitas pessoas on-line, com um custo muito reduzido ou até mesmo gratuitamente. No entanto, nem sempre é simples usar essas ferramentas de maneira mais otimizada: às vezes elas podem se tornar uma faca de dois gumes se você deixar de fora detalhes importantes.

Aqui está uma lista dos oito erros que pequenas e médias empresas devem evitar para conseguir um bom marketing nas mídias sociais:

1- Não estabelecer um plano: ferramentas sociais são na sua maioria grátis e fácil de usar, mas exigem tempo e energia. Portanto, para otimizar o tempo (e dinheiro), é útil criar um plano de marketing para mídias sociais, especificando objetivos, tempo e recursos para investir.

2- Ter expectativas muito elevadas dentro de um prazo curto: um erro grave é querer tudo imediatamente. Em vez disso, analise os recursos, a situação e verifique se possui o tempo adequado para avaliar o desenvolvimento do negócio.

3- Não utilizar as mídias sociais em sua totalidade para desenvolver e fortalecer a identidade da marca: muitas vezes são omitidas determinadas áreas em páginas virtuais, desta forma, perde-se a oportunidade de explorar mais a ferramenta gratuita fornecendo aos usuários informações completas sobre produtos e serviços.

4- Não responder aos comentários dos usuários, especialmente os negativos: os comentários, mesmo os negativos, são sugestões para melhorar. Devemos, portanto, ouvir o que os usuários dizem – especialmente aqueles desapontados – e encontrar soluções para demandas ou dúvidas enquanto esta atitude reforça a reputação on-line da empresa e indiretamente o negócio.

Leia também:  Dicas para ter o próprio negócio em 2016

5- Ignorar o que se diz sobre a própria empresa: é útil desfrutar esta questão para conheçer o que os usuários pensam sobre a empresa e melhorar seus pontos fracos.

6- Enfrentar as atividades nas redes sociais de forma descontínua: especialmente nas atividades on-line, a primera regra é ser consistente. Tente estar presente todos os dias, reserve um pouco de tempo para as atividades de marketing nas mídias sociais.

7- Não colocar paixão nas atividades on-line: a presença nas mídias sociais desprovidas de paixão deixa a comunicação mais fria e não incentiva a comunidade a interagir com a empresa. 

8- Investir em todas as plataformas sociais por estarem na moda: não precisa estar necessariamente em todas as redes sociais, às vezes é melhor escolher a mais adequada para o seu empreendimento e preparar um bom plano de marketing.

O marketing nas mídias sociais pode trazer muitos benefícios para pequenas e médias empresas, mas é preciso aplicar as regras de utilização fundamentais para desfrutar todas as suas potencialidades a favor do próprio negócio. 

*Texto originalmente publicado no blog Pensando Grande.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles