Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

por 18/04/2011

O que é Top of Mind?

É a relevância/conhecimento das marcas por um determinado público. No caso, lojistas de áudio e instrumentos musicais.

Top of Mind é igual à marca que vende mais?

Não. Marca que vende mais seria uma pesquisa de market share. Top of Mind mostra a relevância da marca na memória do entrevistado (lojista).

É a Música & Mercado que escolhe as empresas para premiar?

Não. A Música & Mercado encomenda uma pesquisa de mercado, baseada no reconhecimento de marcas, para o Datafolha. Uma parte desses resultados serve para a premiação, outra parte é exclusiva da pesquisa para análise de mercado.

Como pode uma marca que não vende tanto aparecer como ganhadora do prêmio Top of Mind?

A pesquisa feita pelo Datafolha mede o pensamento do lojista sobre as marcas, não qual marca vende mais. Quando uma marca tem mais lembrança (seja por qual motivo for), ela é Top of Mind.

Os premiados pagam pelo troféu?

Não. Diferente de muitas premiações que existem no mercado, o Prêmio Top of Mind M&M/Datafolha é baseado por uma pesquisa de mercado feito por um instituto altamente qualificado, que possui código de ética e é consagrado como um dos maiores do País.

Qual foi o critério da Premiação Top of Mind M&M/Datafolha em 2010?

Realizamos uma pesquisa de Top of Mind (reconhecimento/lembrança de marca) com 300 lojas em todo o Brasil, dividida em lojas High (maiores lojas) e Standard (demais). O critério é o mesmo utilizado pelas pesquisas do Datafolha em relação à memória da marca.

O Datafolha adequa, sugere ou interfere nos dados do lojista para a premiação?

O Datafolha, empresa que realiza a pesquisa para a premiação, não altera os dados dos lojistas.

Como minha empresa pode utilizar a pesquisa Top of Mind M&M/Datafolha?

Para analisar a relevância da marca que vende, seus concorrentes, oportunidades de mercado, nichos estratégicos, comprovar o processo de desenvolvimento e corrigir erros de percepção de marca.

Qual é a diferença entre a pesquisa e o prêmio?

O prêmio é feito com informações baseadas na Pesquisa do Datafolha/Música & Mercado e congratula os destaques. A pesquisa analisa os Top of Mind em 300 lojas no Brasil e é dividida em lojas Standard e High (grandes lojas).

Quem o Datafolha procura para responder à pesquisa nas lojas?

O Datafolha SEMPRE requisita o responsável pela compra de produtos da loja.

Quantas lojas são entrevistadas?

Trezentas lojas, em todo o Brasil.

De onde veio a base de lojistas entrevistados nesta pesquisa?

Do cadastro Música & Mercado (baseado nas malas diretas das empresas, feiras regionais e revistas) e de acordo com a disponibilidade do lojista.

Sei de lojas que não foram entrevistadas. Isso afeta o resultado?

Devido ao grande número de lojas (300 entrevistas) contatadas, qualquer alteração é prevista na margem de erro. A Música & Mercado optou pelo Datafolha por sua larga experiência em pesquisas no varejo. Apenas como exemplo, na última eleição para presidente, foram pesquisadas 2.500 pessoas em média, pelo Ibope e Datafolha, para um universo de mais de 50 milhões de votantes. Para a Prefeitura de São Paulo, foram 830 pessoas.

Qual é a margem de erro da pesquisa?

Três por cento, para mais ou para menos.

Posso ter o resultado de cada loja? Gostaria de avaliar a presença da minha marca nas lojas que vocês entrevistaram.

Não. Música & Mercado e Datafolha se comprometem com as lojas de não divulgar, em nenhuma hipótese, os resultados individuais de cada empresa. O Datafolha tem três certificados internacionais de ética em pesquisa.

Como pode haver uma marca ’X’ em determinada categoria se esta não está mais disponível no mercado?

O Datafolha elabora uma pesquisa de reconhecimento de marca (brand awareness). Muitas vezes uma marca acaba de sair do mercado, mas tem reconhecimento por parte das lojas. Isso significa oportunidade, pois há conceito na memória do lojista.

Na minha região vende muita mais outra marca de alguns produtos do que a que apareceu na pesquisa. Como é que pode?

Existem casos específicos em cada região, entretanto, o Datafolha utiliza dados totais, somados em todas as regiões. Logo, o resultado total pode aparecer diferente entre uma região e outra, mas no total, do ponto de vista da representatividade do reconhecimento da marca, o resultado é correto.

Qual a diferença de lojas High e Standard

Chamamos de High, as lojas maiores com mix de produtos baseados em grandes marcas e Standard, as lojas de porte médio a normal. A definição destas lojas é baseada na listagem das empresas do sector.